w13 - O Tuning Pelo Mundo
Compartilhe nas redes sociais

t1

Carros Tunados ou simplesmente “Tuning”

Expressão inglesa traduzida como afinação, otimização ou personalização, também  Car tuning (afinação/personalização de carros) é um passa tempo que consiste em alterar as características de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; está sendo muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único.

t2

O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneu, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo.

t3

O tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro.

t4

Antes da estreia do filme “Velozes e Furiosos” em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência para aqueles que se interessavam por veículos personalizados.

Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, etc. No filme “Velozes e Furiosos” o principal alvo de transformações foram os automóveis esportivos japoneses, como:

Mazda RX 7

t5

Mitsubishi Eclipse 

t6

Toyota Supra

t7

O Tuning pelo Mundo

Muitos países ou municípios têm requisitos legais que regem as modificações de veículos. Por exemplo, todos os veículos em Victoria, na Austrália, devem estar em conformidade com os padrões de construção para garantir a segurança dos veículos.Existem também restrições para os condutores da P Plate, que podem impedir os condutores jovens de conduzirem veículos modificados.

Países desenvolvidos têm “regras de smog”, que geralmente proíbem qualquer modificação nos motores ou componentes relacionados, a menos que as modificações sejam certificadas como smog, como os modelos de carros de produção. Tais modificações, mesmo que não resultem em aumento de emissões, impedem o uso legal em vias públicas

w2 - O Tuning Pelo Mundo

Tuning Alemão  Dá-se mais importância às alterações mecânicas mas não esquecendo os elementos principais, como as saias laterais, as rodas pequenas e largas com pneus de perfil muito baixo, os para-choques “racing”, e a rebaixada suspensão que deixa o carro quase encostando ao chão.

  • w3 - O Tuning Pelo Mundo
    • Tuning FrancêsÉ radical, mas neste caso dá-se mais importância às aerografias (vinis e pintura).

    • w4 - O Tuning Pelo Mundo
    • Tuning Brasileiro Largos body Kits, gigantescas rodas, e uma pintura incluindo os tribais que dão grande estilo ao carro, alterações mecânicas, o nitro, e os neons.

    • w5 - O Tuning Pelo Mundo
    • Tuning PortuguêsQuando se pensa no tuning português, pensa-se nos carros da Honda Subaru e no alemão BMW,  correrem na Ponte Vasco da Gama a mais de 240km/h, isto não tem nada a ver com Tuning, mas sim com Street Racing. No entanto, há uma ligação direta: foram estas corridas de Street Racing, muitas vezes noticiadas nos telejornais que deram notoriedade à preparação dos automóveis. Em Portugal é difícil realizar o Tuning devido à legislação muito repressiva, mas atualmente já se consegue legalizar facilmente quase todas as modificações de freios e amortecedores. Longe vão os dias que era proibido aplicar uma película nos vidros do carro e que era extremamente difícil legalizar rodas de medida superior à original do carro. A nível de empresas, contamos com Bypower, Fmania, Tuning Party, UP Tuning, Mais Tuning, etc.

    • w6 - O Tuning Pelo Mundo
    • Tuning JaponêsResume-se a um estilo racing, denominado como JDM (japanese domestic market)

    • Este slideshow necessita de JavaScript.

    • Tuning nos Estados Unidos – O maior evento de tuning dos Estados Unidos, e um dos maiores do mundo, tem a presença das principais montadoras expondo seus carros tunados, modificados e envenenados. A cidade de Las Vegas, recebe todos os anos o “SEMA, Specialty Equipment Market Association”, ou Associação de Mercado de Equipamentos Especializados ou Customizados.

    • Em 2018 o evento acontecerá de 30 de outubro a 02 de novembro no “Las Vegas Convention Center”

w20 - O Tuning Pelo Mundo

  • Os antigos também tem seus exemplares que são verdadeiras jóias sobre rodas

  • Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte de consulta: Wikipedia e sites relacionados
Fotos meramente ilustrativas
Reportagem: Marcus Vinicius
PATROCINADO

41895218 2672441772981578 4579827681897480192 n 300x300 - O Tuning Pelo Mundo

 

 

ANUNCIE AQUI

1 adesivo blog alta definicão 300x205 - O Tuning Pelo Mundo

CONTATOS:
comercial@gasolinanaveia.com.br
ANUNCIE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *