s2 1 - Soichiro Honda
Compartilhe nas redes sociais

A força de acreditar nos sonhos

s2Soichiro Honda (本田宗一郎, Honda Sōichiro)  nasceu em Hamamatsu em 17 de novembro de 1906 e falecido em Tóquio em 05 de agosto de 1991

s1
Oficina de “Soichiro” na cidade de Hamamatsu em 1935

Aos 16 anos de idade “Soichiro Honda” iniciou sua trajetória profissional, como aprendiz em uma oficina em Tóquio, Japão.

s4

No final da década de 1930 a “Tokai Seiki Heavy Industries” empresa de Soichiro, começa a fabricar anéis para motores, tornando-se fornecedor da Toyota.

s5

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria de Honda foi bombardeada duas vezes, ficando destruída grande parte das instalações, o que não abalou os projetos e a determinação de Honda, que começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa.  Em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir o que restara de sua fábrica. Com o futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis.

s6

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Então Honda pegou um pequeno motor que possuía, do tipo cortador de grama tradicional, e instalou em sua bicicleta. O sucesso foi imediato, passando a produzir em série e fornecendo motores para indústrias de bicicletas.

s3

Em setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company, fabricante de motocicletas. Após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda com 98cc e 3 cavalos, batizada  de “Dream” (sonho).

Soichiro  sempre incentivou as pesquisas, isto levou a Honda a participar de competições de motos, com incrível sucesso.

 Em 1961, as motos Honda alcançaram os cinco primeiros lugares na categoria 125cc, e bateram todos os recordes na categoria 250cc., durante o Tourist Trophy da ilha de Mann, no Reino Unido, a corrida de motocicletas de maior prestígio internacional.

s13
CB92R Benly S.S. Racer 125 1962

Apoiada na visão internacional de seu fundador, a Honda chegou ao mercado norte-americano em 1959, revolucionando a indústria local, e levando a motocicleta a níveis de popularidade sem precedentes, tornado-se líder em vendas em 1963 naquele país.

Os primeiros automóveis produzidos pela Honda foram o esportivo S500 de 2 lugares e a camioneta T360  (1963)

O primeiro período da Honda na Fórmula 1 começou em 1964, apenas 12 meses após o início da produção em série dos seus carros. Já em 1965 o RA271E registrou o seu primeiro sucesso, pilotado por Ritchie Ginther no México.

s18

Em 1970, a apresentação do Z360 arrefecido a ar, formou a base para uma gama de veículos utilitários que, eventualmente, conduziu ao Civic em 1972, com um motor transversal de 1,2 litros.

s19
Primeira visita de “Soichiro Honda” a fábrica de São Paulo no Brasil

Em 1971 foi inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four. Soichiro permaneceu na presidência da empresa até aposentar-se em 1973, e desde então foi membro do Conselho Administrativo da Honda.

s20

Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988. Proporcionou aos Japoneses naquele ano em Suzuka, um dos maiores espetáculos de pilotagem de toda história da Fórmula 1, sendo a primeira decisão de título entre Ayrton Senna e Alain Prost, ambos equipados com suas impressionantes McLaren e o motor Honda V6 turbo.

s21

Atualmente a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos. É considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, composta de 507 empresas, 134 unidades de produção em 28 países e 31 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 15 nações. Aproximadamente 178 mil colaboradores.

 

Fonte de consulta: Sites relacionados e Wikipédia

Fotos meramente ilustrativas

Texto de Marcus Vinicius

 

 

 

ANUNCIE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *