.

Quando falamos em “carros esportivos de luxo” o nome que imediatamente vem a memória é o de Enzo Ferrari – fundador da Scuderia Ferrari

e4

Enzo Anselmo Giuseppe Maria Ferrari,  nasceu em Módena na Itália, em 18 de fevereiro de 1898 e foi o fundador da Scuderia Ferrari e da Fábrica de Automóveis Ferrari. Apaixonou-se pelo automobilismo com apenas dez anos de idade, quando assistiu no circuito de Bolonha a corrida de carros de 1908

e3

Enzo Ferrari trabalhou como mecânico até o início da Primeira Guerra Mundial, quando entrou como piloto de testes da “Contruzioni Mecaniche National”.

Enzo Ferrari and Eugenio Siena at Coppa Acerbo Pescara 1924 Alfa Romeo RL  Targa Florio | Auto, Carros, In your face

Pouco depois ingressou na Alfa Romeo, desta vez como piloto oficial.

Com o apoio econômico dos industriais Augusto e Alfredo Caniato, e do rico piloto amador Mário Tadini, a Scuderia Ferrari, foi fundada em 1929, tornando-se  a equipe de corridas da Alfa Romeo.

Essa união durou até 1938, quando a Alfa Romeo decidiu entrar nas corridas com seu próprio nome, a “Alfa Corse”, absorvendo o que tinha sido a Ferrari. Não concordando com esta mudança, Enzo Ferrari  foi demitido pela Alfa em 1939. Os termos de sua saída proibiu-o de participar do automobilismo em seu próprio nome, por um período de quatro anos.

Auto Avio Costruzioni 815 - Wikipedia

Em 1939, Enzo Ferrari começou a trabalhar um carro de corrida de sua autoria, o Tipo 815 oito cilindros, 1,5L e, o 815S, projetado por Alberto Massimino, foram os primeiros carros da Ferrari.

1947 Ferrari 125 S | Ferrari racing, Sports car racing, Vintage sports cars

A Segunda Guerra Mundial pôs um fim temporário às corridas. Enzo Ferrari concentrou-se em uma alternativa de uso para sua fábrica durante os anos de guerra, produzindo peças para a produção de petróleo, máquinas e ferramentas para a indústria aeronáutica.  Após a guerra,  Ferrari recrutou vários de seus ex-funcionários da Alfa e estabeleceu uma nova Ferrari, projetando e construindo seus próprios carros. Em 1947 Ferrari apresentou o 12 cilindros 1.5 L, o “Tipo 125″, o primeiro carro de corrida a carregar o nome de Ferrari.

O logotipo da companhia tem início em 1923, com o “Cavallino Rampante”. O cavalo preto era um símbolo usado no avião de Francesco Baracca, piloto de caça que foi morto na Primeira Guerra Mundial. Atendendo um pedido da senhora Baracca, mãe de Francesco, Ferrari adotou o símbolo como emblema em seus carros. Além do cavalo preto, a cor de fundo escolhida para o escudo foi o amarelo canário, que remetia à província de Módena, e mais 3 listras que correspondiam à bandeira italiana. Em 1932, o símbolo aparecia pela primeira ve, na escuderia da Alfa Romeo no Gran Premio di Spa, e em 1947, a Ferrari já solidificada como empresa, lança o Ferrari 125 S com o logo já estampado no carro.

1950 Alberto Ascari, Ferrari 125 | Classic racing cars, Ferrari f1, Ferrari

 Em 1950 iniciou-se o CAMPEONATO MUNDIAL DE FORMULA 1a Ferrari entrou já nesta primeira temporada, sendo campeã nos anos de 1952 e 1953.

A morte precoce do filho Alfredino Ferrari, em 1956 aos 24 anos, fez com que Enzo se tornasse uma pessoa amarga. Desde então Enzo nunca mais pisou numa pista de corrida e passou a usar os inseparáveis óculos escuros (Foto com Juan Manuel Fangio).

Enzo Ferrari: 25 Anos Sem o Mito — Motorgrid Brasil

Lendo mais um pouco sobre a personalidade de Enzo Ferrari descobri que ele apreciava a discrição e evitava a exuberância dos automóveis que produzia, normalmente usava um Peugeot 404, que pertencia a um dos seus cunhados. O primeiro modelo que pode ser identificado com ele foi o Ferrari 250 GT 2+2 de 1960. Depois também teve carros como o 400 GTi, o 412 e um 456 GT. Em 1969 Enzo decidiu contratar um motorista, que na maioria das vezes ocupava o lugar do passageiro, era mais um companheiro de viagem do que um condutor.

Enzo Ferrari's Very Own 330 GT on the Market for $496K | American Luxury

Em 1969 Enzo Ferrari vendeu 50% das ações da companhia para a “Fiat”.

Ferrari F40 1987 | Carros retro, Carros rápidos, Carros lamborghini

O último carro aprovado em vida por Enzo,  foi a lendária F40 de 1987. Ele gostou tanto do carro que proferiu a seguinte e famosa frase: “se Deus fosse um carro, seria uma F40”

O Comendador Enzo Ferrari (título concedido pelo governo italiano) faleceu em 14 de agosto de 1988 aos 90 anos de idade na cidade de Maranello, local da sede da Ferrari. Neste mesmo ano a Fiat passa a deter 90% das ações da Ferrari, ficando 10% para seu filho Piero Ferrari.

.

Fonte de consulta: Wikipedia e sites relacionados

.

Fotos meramente ilustrativas

.

Texto de

Marcus Vinicius

.

.

.

15/janeiro/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *