q8 - Carros movidos a Gasogênio
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EM TEMPOS DE CRISE A CRIATIVIDADE FAZ TODA DIFERENÇA 

Durante a segunda guerra mundial a gasolina era racionada e escassa. Na Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos um grande numero de gasogênios foram construídos ou improvisados para converter carvão ou madeira em combustível para veículos.

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No Brasil o piloto Chico Landi foi campeão de automobilismo nos anos de 1943, 1944 e 1945 pilotando carros equipados com gasogênio e movidos a gás de carvão vegetal.

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Como é o funcionamento de um carro movido a gasogênio 

Cria-se sucção usando uma bomba de ar elétrica para a iniciar a queima do combustível. O gasogênio permanece isolado do motor por um regulador de pressão no admissão. O gás é inflamado à saída da bomba de ar para verificar a sua qualidade; quando esta é boa, a bomba é desligada e o regulador de isolamento é aberto. Define-se a riqueza máxima da mistura e o motor de arranque é acionado. Tudo isso deve ser feito rapidamente para não sufocar o gasogênio. Depois ligado o motor, é necessário ajustar constantemente a riqueza, às vezes o avanço da ignição e a marcha lenta. O veículo em que o gasogênio está instalado, deve estar equipado para operar com outro combustível (gasolina, etanol, etc.). A válvula de mistura é aberta para criar o vácuo necessário para a ignição do gerador de gás com o motor ligado.

Assistam o vídeo deste Chevrolet 1951 movido a gasogênio no sul do Brasil

 

vinicius gonçalves 150x150 - Carros movidos a Gasogênio   Reportagem: 
 Marcus Vinicius

 

 

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