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Supercompressor, também conhecido como supercharger ou blower

Bentley 1930 (veja Blower acima do pára-choques)

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O desenvolvimento para chegar aos “Supercompressores” veio de diversar origens, resultando em um equipamento que aumenta, e muito, a potência dos motores a combustão, vamos conhecer…

Em 1860 os irmãos Philander e Francis Marion Roots de Connersville Indiana, patentearam o design para um deslocador de ar destinado ao uso em um alto forno e também outras aplicações industriais.

Alguns anos depois, o primeiro “Supercharger” do mundo realmente testado foi feito pelo engenheiro escocês Dugald Clerk usado em um motor dois tempos em 1878.

Gottilieb Daimler recebeu uma patente alemã por equipar um motor à combustão com o supercompressor em 1885. 

Louis Renault patenteou um supercompressor centrífugo na frança em 1902.

Em 1908, um carro de corrida equipado com o supercompressor foi construído por Lee Chadwick de Pottstown, Pensilvânia, o qual foi relatado alcançar uma velocidade de 100 mph (160km/h).

Mercedes Benz Special CH 1921 (foto ilustrativa)

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A primeira construção de carros com supercompressor em série do mundo foram os Mercedes de 6/25/40CV e os Mercedes de 10/40/65CV. Ambos modelos foram introduzidos em 1921 e tinham supercompressores de fábrica.

Como funciona

É um compressor de ar usado para forçar a entrada de ar nos cilindros de um motor de combustão interna. A quantidade adicional de oxigênio que chega aos cilindros permite que o motor queime mais combustível, o que aumenta a eficiência volumétrica do motor e faz com que ele tenha mais potência. Um supercompressor é conectado ao virabrequim por uma correia (geralmente dentada) e duas polias, é instalado entre o sistema de alimentação, sendo, injeção mecânica ou injeção eletrônica e o coletor de admissão.

Sua finalidade é muito semelhante a do turbocompressor. Mas um turbocompressor é acionado pela energia dos gases de escape gerados no motor para girar uma turbina. Em aplicações onde uma quantidade grande de força física é mais importante que qualquer outra coisa, como nas corridas de dragsters e em veículos utilizados nas competições tractor pulling, os supercompressores são muito comuns. É muito popular em motores norte-americanos principalmente os V8.

Existem dois tipos principais de supercompressores definidos de acordo com o método de compressão: descarga positiva e compressores dinâmicos. O primeiro entrega um nível relativamente constante de acréscimo de pressão em todas as velocidades do motor (RPM), enquanto o último acrescenta pressão de acordo com a velocidade do motor.

Compressor Lysholm

O compressor Lysholm, também conhecido como “compressor de parafuso” ou “twin-screw” (do inglês: duplo parafuso), foi inventado em 1935 por Alf Lysholm, este é o tipo mais comum e eficiente de supercompressores, no entanto o mais caro, esse modelo equipa modelos como o Jeep Grand Cherokee, Ford Mustang, Chevrolet Camaro entre outros. O funcionamento desse mecanismos é simples, o compressor funciona com dois parafusos paralelos que sugam o ar e o comprimem para depois o enviar para o motor.

Compressor centrífugo

O compressor centrífugo é similar a um turbo, só que sem a “carcaça quente”, essa parte é ligada ao motor por meio de uma polia, a rotação do motor faz girar o lado “frio” (o lado do compressor) a uma velocidade em torno de 50.000 rpm, contra 250.000 RPM do turbo.

Blower

O blower, também conhecido como Roots, é o modelo mais antigo de todos, ele foi inventado em 1860 pelos irmãos Philander e Francis Marion Roots. O nome blower em português significa soprador. Faz referencia ao seu funcionamento, funciona soprando ar para o motor por meio de dois rotores, mas não comprimindo, por isso ele é considerado o modelo menos eficiente.

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Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

Matéria de Marcus Vinicius

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01/julho/2019

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