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GT40 surgiu de uma disputa entre Henry Ford II e Enzo Ferrari. A Ford queria comprar a fabricante italiana em 1963, mas a Ferrari não queria se afastar das 500 milhas de Indianápolis, o que colocaria as duas marcas em competição direta. O acordo falhou, e Henry Ford II prometeu vingança na pista em Le Mans.

O nome GT40 veio da altura total do carro: apenas 40 polegadas.

A Ford analisou inicialmente a Lola Cars, Lotus e Cooper como parceiro para construir seu novo carro para correr em  Le Mans. A Lola acabou por ser escolhido, devido ao fato do carro de corrida Lola Mk6 já ter feito uso de um motor V8. A Lola doou dois chassis Mk6 de sua fábrica em Slough, enquanto a Ford criou uma equipe para desenvolver e construir sua nova máquina destruidora de Ferraris.

A equipe “Ford Advanced Vehicles” começou a desenvolver o GT40. Os primeiros protótipos usavam um motor Ford V8 de 4,2 litros, montado na posição média, enquanto os carros posteriores usavam uma unidade de 4.7 litros 

O “GT40” estreou nos exaustivos 1.000 km de Nürburgring em 1964, os pilotos Phil Hill e Bruce McLaren se classificaram em segundo lugar para a largada. Devido a uma falha  na suspensão, o GT40 não conseguiu terminar a corrida. O evento de 1964 em Le Mans também foi desastroso, pois os três carros inscritos não conseguiram terminar a prova. E para esfregar sal na ferida entre a Ford e a Ferrari, a Ferrari venceu as duas corridas…

Em 1965 tudo mudou, a Ford mudou o gerenciamento do GT40 para “Carroll Shelby”, seguindo seus sucessos com o Ford Shelby Daytona Coupe. A vitória veio imediatamente, com Ken Miles e Lloyd Ruby na corrida Daytona de 2.000 km, e com Bob Bondurant e Richie Ginther em terceiro lugar.

No início de 1966, versões urbanas do GT40 começaram a ser comercializadas, com suspensão mais suave, escapamentos silenciosos,  ar-condicionado,  bancos em couro e motor V8 de 335hp.

 Le Mans 1966, finalmente o sucesso que Henry Ford II buscava. Devido a problemas com a Ferrari 330 P3, a Ford conseguiu os três primeiros lugares na prova.

O grande feito do “GT40” em 1966, repetiu-se nos anos seguintes de 1967, 1968 e 1969.

Preocupado com as altas velocidades vistas durante as 24 Horas de Le Mans em 1967, a FIA limitou os tamanhos dos motores a 5.0 litros para carros na classe Sports em 1968. Isso descartou as versões MkII e MkIV do GT40, ressuscitando o anterior Mk1 de motor menor, conquistando a vitória em 1968, pilotado por Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi. 

O“GT40” repetiria o mesmo feito em 1969 com Jackie Ickx e Jackie Oliver, completando assim a sequência de quatro vitórias consecutivas em Le Mans, consagrando a Ford por não só  destronar o domínio da Ferrari, mas também como a primeira empresa americana a vencer a corrida. Após sua sequência de vitórias em Le Mans recebeu o apelido de “matador de Ferraris”!

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Ford GT40 em uma curva no antigo traçado do Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro em 1969

O GT40 correu no Brasil pelo Campeonato Carioca de Automobilismo de 1969, foi como um sonho para os fãs do automobilismo brasileiro.

Ford GT40 nas 24 Horas de Le Mans de 1966

O lendário Ford GT40 foi criado em 1964 e parou de ser produzido em 1969. O modelo original, o primeiro a bater a Ferrari em Le Mans, está avaliado em mais de 8 milhões de dólares.

Le Mans – 2016

Nos anos 2000 um novo Ford GT nasceu, fabricado tanto para as pistas como para as ruas, equipado com o clássico V-8 central e linhas praticamente iguais a de seu antecessor. Nas pistas foi um carro vitorioso nas mãos de equipes particulares, em Le Mans disputou em 2011, porém nenhum dos três carros conseguiu completar a prova. Em 2016 a Ford voltou oficialmente para disputar as 24 Horas com o sucessor do GT40, um novo modelo criado a partir das tecnologias de ponta disponíveis no mercado, como chassi e carroceria de  fibra de carbono, motor V-6 bi-turbo, e no legado histórico da marca. Disputando a categoria GTE Pro, o novo Ford GT venceu uma incrível disputa bem acirrada contra a Ferrari, cinquenta anos depois da memorável primeira vitória de 1966.

Le Mans – 2019

No campeonato de 2019 o vitorioso Ford GT se despediu definitivamente das 24 Horas de Le Mans realizado em junho. (Foto: Ford Performance)

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Matéria de

Marcus Vinicius

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28/out/2019

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