.

“Studebaker Corporation” iniciou a sua historia quando os irmãos Studebaker: Henry (1826-1895) e Clement (1831-1901), fundaram em 16 de fevereiro do 1852 na cidade de South Bend, uma loja de manufatura e serviços para ferraria e fundição, a “H & C Studebaker”. Em pouco tempo a loja transformou-se numa oficina fornecedora de peças de metais para as industrias locais que fabricavam vagões, carroças e carroções para a agricultura, mineração e o Exército Americano. Neste ritmo, dois outros irmãos mais novos entraram para a empresa: John Mohler Studebaker (1833-1917) e Peter Everst Studebaker (1836-1897). Os quatro irmãos, em pouco tempo, ampliaram a produção de peças e em meados da década de 1860 já estavam produzindo seus próprios vagões e carroças. Com a expansão dos negócios e a aquisição de outras industrias, em 1868 a empresa modificou sua denominação para “Studebaker Brothers Manufacturing Company”.

Na década de 1870, Jacob Franklin Studebaker (1844-1887) o irmão caçula da família, passou a fazer parte da sociedade.

Em 1895 a Studebaker iniciou pesquisas para desenvolver sua “carruagem sem cavalos”, optando inicialmente por motores elétricos. Somente em 1902 a empresa lançou o “Studebaker Runabout“, um automóvel tracionado com o “Standard Westinghouse Vehicle Motor” (motor padrão para veículos, marca Westinghouse). O modelo elétrico não foi satisfatório em número de vendas e em 1904, a empresa lançou um veículo movido a gasolina.

Com a aquisição da “Everitt-Metzker-Flanders Company” em 1911 (também conhecida por E-M-F Company), sua razão social foi alterada para “Studebaker Corporation”.

Ônibus Studebaker 1912

Em 1920 a empresa finalizou a produção de carroças e similares para focar exclusivamente na industria automotiva.

Com o rápido e dinâmico desenvolvimento de novas tecnologias automotivas da primeira metade do século XX, especializou-se na produção de ônibus e automóveis de grande porte, como limusines e executivos, resultando em modelos campeões de vendas.

Entre estes temos o Studebaker Speedste, o Studebaker’s Big Six Touring Car, o Studebaker Phaeton ou o UK.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é s5-1.jpg

Com a Segunda Guerra Mundial, passou a produzir caminhões, sendo o principal fornecedor para os exércitos aliados.

Devido a uma grave crise financeira em 1956 a Studebaker fundiu-se com a Packard, formado assim a  “Studebaker-Packard Corporation”

A estratégia não resultou num crescimento financeiro e em 1962, houve a dissolução da parceria, quando sua razão social voltou a ser  “Studebaker Corporation”.

STUDEBAKER CHAMPION REGAL 1955

Em 1961, Studebaker estava em um momento muito desesperado, nunca tendo se recuperado do fiasco de 1953. O ousado cupê “Lightew” Starlight (acima) foi originalmente planejado para ser apenas um carro de exibição. Mas Loewy convenceu Studebaker a colocá-lo em produção. O carro tinha uma distância entre eixos substancialmente maior do que os sedãs, o que exigiu um investimento maciço. o que a montadora não poderia pagar. Este foi um dos carros mais notáveis produzidos na América nos anos cinquenta, foi uma peça profundamente influente e o maior prego no caixão da empresa.

Tempos desesperadores requerem medidas desesperadoras; e às vezes o resultado é nada menos que espetacular. O Studebaker Gran Turismo cupê consegue ser bastante impressionante, apesar de suas falhas óbvias de ter sido remendado em um shoestring em seis meses. Mas, em seguida, uma parte substancial de seu apelo é precisamente porque está muito comprometida e imperfeita. É certamente um carro que os Três Grandes nunca teriam construído; mais como algo de Bristol. Essa é a alegria mórbida das décadas finais de Studebaker, carros que apenas um fabricante morrendo poderia e teria construído.

STUDEBAKER DAYTONA 1966

A Studebaker parou de produzir a linha automotiva em 16 de março de 1966

Pick-Ups e Caminhões Studebaker

Durante a década de 1930, Studebaker ganhou uma posição no campo de caminhões. Em 1936, introduziu uma linha de caminhões cab-over-engine e, em 1937, o pickup Coupe-Express. A Studebaker construiu caminhões de qualidade continuamente de 1929 a dezembro de 1963.

Alguns modelos de Caminhões e Pick-ups “Studebaker”:

Studebaker Edwards Special Panel Truck 1937
Studebaker Coupe Express pick-up 1937
Studebaker pick-up 1940
Studebaker M5 pick-up 1946
M-Series Studebaker Produce Truck 1946
Studebaker Pick-up  1950
Studebaker pick-up 1955

Studebaker Pick-up Deluxe 1959

Studebaker Champ pick-up 1961
Studebaker Westinghouse Pickup Truck Concept 1963

No Brasil

Com 13 veículos, empresário de Campinas é o 'Senhor Studebaker' | Campinas  e Região | G1

Uma das mais admiradas coleções da marca Studebaker está no Brasil, na cidade de Campinas no estado de São Paulo, de propriedade do empresário “Mário Ferretti” também conhecido entre os antigo-mobilistas como “Ferretti Studebaker”

O contato com a marca começou quando o “Mário” ainda era criança, seu pai tinha uma caminhonete Studebaker, carro que ele pouco andou, por ser um carro de trabalho e ter mais sete irmãos, ficava difícil sair na caminhonete.

Ferretti Studebaker - Programa Direção Retrô - YouTube

Em 1984, ele realizou o sonho ao comprar a ‘Azul’, uma picape Studebaker 1955. Mas foi só o primeiro carro da marca, na sequencia vieram mais doze, todos restaurados com alto nível de qualidade.

Mário Ferretti e Marcus Vinicius

O Sr. Ferretti e seus belos carros estão sempre participando dos grandes eventos de carros antigos pelo país, muito alegre e educado, atende com entusiasmo aos que o procura para conhecer sua coleção. Foi no evento de Águas de Lindóia em 2019 que tive o prazer de conhecê-lo e a partir daí estamos sempre nos falando.

.

ENCONTRO INTERNACIONAL STUDEBAKER DRIVERS CLUB 2017

Admiradores da marca, participaram do Encontro Internacional  Studebaker Drivers Club 2017, realizado de 3 a 6 de maio em South Bend, Indiana, Estados Unidos
Vejam alguns dos mais belos Studebakers que estiveram no evento

.

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

.

Matéria de
Marcus Vinicius

 .

Matéria de outubro de 2017/atualizada em outubro de 2020

 

Comments

  1. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *