.

 “La Carrera Panamericana”  é um evento de corrida de carros clássicos e esportivos em estradas abertas no México, semelhante ao “Mille Miglia” na Itália

q1
Correndo por cinco anos consecutivos de 1950 a 1954, foi amplamente defendido pelos contemporâneos como a prova mais perigosa de qualquer tipo no mundo.
Diversos acidentes marcaram as competições

O início

Depois que a parte mexicana norte-sul de 2,178 milhas (3,507 quilômetros) da Estrada Pan-Americana foi concluída em 1950, uma corrida de cinco dias em todo o país foi organizada pelo governo nacional, para celebrar sua conquista e atrair negócios internacionais. A corrida de 1950 correu quase inteiramente ao longo da nova estrada. A primeira das cinco corridas anuais começou em 5 de maio de 1950 e foi disputada por pilotos de todo o mundo representando diversas categorias do automobilismo.
A primeira corrida correu de norte a sul, começando em Ciudad Juárez, Chihuahua , e terminou em Ciudad Cuauhtémoc, Chiapas. 
A corrida provaria que seria muito pesada para os motoristas.  Em 1951, no início da corrida, José Estrada, um comerciante de automóveis próspero da Cidade do México e piloto veterano, anunciou: “Eu vou ganhar ou morrer tentando”. Na primeira etapa, o Packard de 1951 derrapou na estrada e caiu de 1830 pés (190 m) em um barranco. Ambos Estrada e o co-piloto Miguel González morreram em um hospital de Oaxaca naquela tarde.
Devido às preocupações de segurança e as despesas para o governo, o cancelamento foi inevitável, dado que os carros do período eram de alta velocidade, design de baixa segurança e  uma mentalidade de ganhar a qualquer custo.
A última prova foi realizada em novembro de 1954

 

O Retorno

A prova foi ressuscitada em 1988 por Pedro Dávila e Eduardo de León Camargo, agora na categoria de corrida histórica, sendo disputada na maioria por carros das décadas de 1950 e 1960, regras bem parecidas com os Ralis de regularidade e corre uma rota de 6 dias, 3.200 km, que acompanha alguns dos cursos originais.  

Fotos das provas dos últimos anos

.

ACOMPANHE COM A GENTE

La Carrera Panamericana 2023 acontecerá entre os dias 13 e 19 de outubro.

.

 

Matéria editada em 29 de setembro de 2018

.

Colunista responsável

Marcus Vinicius

.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *