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Toyota Bandeirante é um modelo de veículo de tração nas quatro rodas que foi produzido pela montadora Japonesa Toyota

Toyota Bandeirante foi montado no Brasil inicialmente sob o nome Land Cruiser FJ-251(Série J5) a partir de 23 de janeiro de 1958, sendo importado como CKD.

O que é CKD? – CKD – Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down (em inglês), é um kit com partes de um produto para serem montadas.

Conhecido pela sua robustez e capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis aos automóveis de passeio. 

De 1958 a 1962, foi equipado com o motor 2F da Toyota, um 4.0 de baixa rotação a gasolina com 6 cilindros, desenvolvia 110cv de potência, inviável para o interior do Brasil  daquela época.

Em 1962, o modelo foi nacionalizado e renomeado como Toyota Bandeirante, passando a ser equipado com o motor OM-324 da Mercedes-Benz, um 3.4 a diesel com quatro cilindros que desenvolvia 78 cv a 3000 rpm  apelidado de “Britadeira”  

Em 1973 o motor OM-324 foi substituído pelo OM-314, também da Mercedes-Benz, um 3.8 de quatro cilindros a diesel que desenvolvia 85 cv a 2.800 rpm, permanecendo até 1990. A era dos motores da Mercedes-Benz encerrou-se em 1994, quando o Bandeirante usava o OM-364.

A partir de 1994 o Bandeirante começou a ser produzido com o motor Toyota 14B, um 3.7 de quatro cilindros a diesel, que gerava 96 cv de potência a 3.400 rpm

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Durante toda sua produção, o Bandeirante sofreu poucas mudanças, ultrapassado em termos de design, sem conforto, aos poucos foi sendo substituído pelos seus consumidores por veículos mais modernos.

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VEJAM OS MODELOS:

Utilitário com capota de lona

Utilitário com capota de aço

Bandeirante de uso misto – Perua longa

Camioneta de carga – Pick-up curta

Camioneta de carga – Pick-up longa

Camioneta de carga – Pick-up com cabine dupla

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A sua produção encerrou em novembro de 2001, o principal motivo foi que, o veículo não atenderia às normas brasileiras de emissão de poluentes que entrariam em vigor a partir de 2002. A cerimônia de encerramento da produção do Bandeirante ocorreu na montadora instalada em São Bernardo do Campo, no dia 28 de novembro de 2001 e contou com a participação de cerca de 500 funcionários da empresa. Foi o período mais longo que um mesmo modelo de automóvel esteve em produção no Brasil, foram montadas 103.750 unidades.

Como eu disse no início da matéria, foi montado no Brasil a partir de 1958, inicialmente sob o nome Land Cruiser FJ-251, e nacionalizado em 1962, aí sim, recebeu o nome de Toyota Bandeirante.

Fotos meramente ilustrativas

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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12/outubro/2018

Comments

  1. Matéria essencial para história automotiva e do 4×4 no Brasil!
    A Bandeirante sempre foi um pé de boi e agora ganha ares de clássico com linhas estilosas e muito estilo.
    Parabéns por mais essa Vinícius!

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