.

Darracq 1906

Cavaliere Ugo Stella um aristocrata de Milão e Alexandre Darracq,fabricante de carros franceses, fundaram a companhia “Darracq Italiana” em 1907, para produção de automóveis denominados “Darracq”, em Nápoles.

Alfa 24 HP 1910

 A parceria durou pouco, e com o financiamento de outros investidores italianos Stella moveu a linha de produção para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão, mudando na ocasião, o nome da empresa para “ALFA – Anonima Lombarda Fabbrica Automobili”

O primeiro carro produzido inteiramente pela companhia foi o modelo “24 HP” de 1910, desenhado por Giuseppe Merosi.

Bem no começo da sua produção, a ALFA já se aventurou nas competições automobilísticas, tendo como pilotos Franchini e Ronzoni participando da Targa Florio de 1911 pilotando modelos 24HP.

Nicola Romeo

Em 1916, Nicola Romeo assumiu a direção da empresa e converteu a empresa numa fábrica bélica, para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a Primeira Guerra Mundial. A empresa passou a produzir Munição, motores e peças para aviões, geradores, compressores e locomotivas.

Alfa Romeo 20/30 HP – 1920

Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa. Em 1919 a fabricação de carros foi retomada. No ano seguinte, em 1920 o nome da empresa foi alterado para “Alfa Romeo”, e o primeiro carro produzido foi o Torpedo  20/30 HP.

Alfa Romeo P2 Grand Prix – 1925

Em 1923, o piloto da equipe Alfa Romeo não era  ninguém menos que “Enzo Ferrari”, neste ano, ele convenceu Vittorio Jano a abandonar a FIAT e substituir Giuseppe Merosi na equipe de design da Alfa Romeo. O primeiro modelo concebido sob a supervisão de Jano foi o “P2 Grand Prix”, que deu à Alfa Romeo o título mundial de 1925. 

Alfa Romeo 6 C – 1500 (1927/1929)

Jano desenvolveu uma série de motores pequenos e médios de 4, 6 e 8 cilindros em linha, baseados no motor do P2, para uso do dia a dia das cidades e rodovias.

Alfa Romeo 6C 1500 Cabriolet – 1928

Em 1928 a Alfa Romeo foi a falência e nesta mesma época Nicola Romeo abandonou a empresa. Em 1933, sofreu intervenção do Governo italiano, que passou a ter o controle da empresa. 

Alfa Romeo 8C 2900 1934

Em 1934 a Alfa lança o “8C 2900”, classificado na época como o desportivo mais belo do mundo, projetado para duas pessoas, fascinante pela beleza, pelo comportamento em estrada e suavidade de condução.
Em 1937, é lançado o modelo 8C 2900 B em versão com chassi curto, Spider desportivo de 2 lugares e longo Coupé Touring de 4 lugares.

Alfa Romeo 6C 1945

Durante a II Guerra Mundial a fábrica da Alfa Romeo foi bombardeada,porém se recuperando das dificuldades, voltou a ser rentável após a guerra. Substituindo a fabricação de carros luxuosos e dedicando-se à produção em massa de carros populares.

Em 1952 surge o “Disco Volante”, projetado para competir nas provas de categoria Sport  uma versão original do Spider 1900, de formas arredondadas, apelidada de Disco Volante ou disco-voador. Ele nunca chegou a entrar em competição, permanecendo apenas como modelo experimental.

Avançando um pouco mais, vamos falar a partir da década de 1960

Alfa Romeo Giulia Super – 1966

A Alfa Romeo tornou-se famosa a partir de 1960, por seus carros pequenos e modelos desenhados especialmente para a polícia italiana, “Pantere” e “Carabinieri”, dentre eles o glorioso “Giulia Super” ou o 2600 Sprint GT que recebeu o apelido de “Inseguimento”, por ter sido confundido com o carro utilizado pelo famoso agente de polícia Armandino Spadafora, na perseguição a ladrões por uma escada em 1960. Na verdade o carro utilizado era uma Ferrari 250 GT/E preta.

Em 1967 o famoso filme A Primeira Noite de Um Homem protagonizado por Dustin Hoffman, deu status de celebridade à “Alfa Romeo Spider”.

Alfa Romeo GTV6 – 1986

Após novas dificuldades financeiras na década de 1970, a Alfa Romeo foi privatizada pelo governo da Itália e em 1986 passou o controle para a FIAT. Foi então criado um novo grupo empresarial – Alfa Lancia Spa – que se dedicou desde então à fabricação de carros Alfa Romeo e Lancia.

Alfa Romeo 33 TT 12 (1973/1975)

A consagração nas pistas. A Alfa Romeo conquista o Campeonato Mundial de Marcas com o potente “33 TT 12”. Este protótipo desportivo é equipado com motor boxer de 12 cilindros com potência de 500 cv colocado num chassi tubular . As vitórias do modelo incluem os 1000 km de Monza,  100 km de Zeltweg, 6 Horas de Watkins Glen e Taça Florio.

Alfa Romeo Giuletta – 1977

Apresentado em 1977, o novo “Giulietta” caracteriza-se por uma especial e inteligente forma em cunha, frente baixa e agressiva, traseira alta e curta, com qualidades desportivas e aerodinâmicas de excelência.

Parceria de sucesso na F1, a combinação Brabham-Alfa Romeo com Lauda e Watson.

Alfa Romeo 164 – 1986

O Alfa 164 é o primeiro modelo nascido depois da venda da Alfa Romeo ao Grupo Fiat. Inteiramente desenvolvida pela Alfa Romeo antes da fusão, com tração dianteira, distingue-se pela linha sofisticada com estética assertiva e potente. Sucesso também nos Estados Unidos.

 Mais um grande sucesso, o “Alfa Romeo 156”, eleito o Carro do Ano em 1988.

Anos de glória, o “Alfa Romeo 147” é eleito o Carro do Ano em 2001. 

Em 2002 renasce o mito “GTA” 36 anos depois de seu lançamento.

Em 2007  regressa o mito, “Alfa Romeo 8C”. Equipado com motor 8 cilindros, pegada esportiva, paixão italiana em edição limitada.

No início de 2011 no Salão de Genebra, é apresentado o “Alfa Romeo 4C Concept”, o novo protótipo desenhado pelo Centro de Estilo Alfa Romeo. Caracterizado pela linha sinuosa e essencial, o 4C Concept é um maravilhoso coupé, extremamente leve, com peso inferior a 850 kg, graças à utilização de fibra de carbono e alumínio. 

O “4C Coupe e o 4C Spider” permanecem inalterados para 2018. Ambos oferecem um design de motor central inspirado na história de corridas da Alfa e são feitos à mão em Modena na Itália. Os carros esportivos de dois lugares apresentam um chassi monocoque de fibra de carbono que ajuda a atingir uma relação de potência-peso favorável. Alimentando o 4C é um todo-alumínio, 237-cavalo-vapor 1,750-cc quatro cilindros turbocharged com injeção direta, intercoolers duais e distribuição de válvula variável.

.

O ALFA ROMEO NO BRASIL

A marca foi comercializada no Brasil em dois períodos: entre 1960 a 1986 e entre 1991 até 2006. Em sua primeira passagem, forneceu tecnologia ao modelo FNM JK e produziu o modelo 2300.

Alfa Romeo 164 LS – 1993

Com a queda das vendas, a marca cancelou suas operações em 1986. Ao voltar em 1991, não obteve resultados satisfatórios, cancelando, novamente, suas operações em 2006.

.

Matéria editada em 2018, segue atualização para 2022

.

OFERTAS ATUAIS

GIULIA GTA é o acrónimo lendário nascido em 1965 e que significa “Giulia Gran Turismo Alleggerita”, um gran turismo mais leve, uma edição especial do Giulia GT produzida pela Autodelta. Para celebrar o 110º aniversário da Alfa Romeo, usamos a mesma receita, adicionando potência e reduzindo o peso para entregar a melhor experiência de condução de um Alfa Romeo de sempre.

.

GIULIA O novo Alfa Romeo Giulia dominou a arte de encontrar o equilíbrio entre uma paixão de condução prática e sistemas de condução automáticos de vanguarda, obtendo o segundo nível de condução autónoma. O Giulia está agora equipado com sistemas que monitorizam de forma inteligente a zona em volta do veículo sem nunca tirarem o prazer de conduzir.

.

STELVIO QUADRIFOGLIO Graças à inovadora tecnologia de ponta, Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio representam o novo paradigma de uma nova e ambiciosa era para a Alfa Romeo. Extensa utilização de materiais ultraleves e um excepcional motor a gasolina Bi-turbo 2.9 V6 de 510CV proporcionam uma relação peso/potência acima da média. O equilíbrio perfeito da distribuição 50:50 melhora o controlo e o dinamismo. Com estes recursos impressionantes, desenhados especialmente para os modelos Quadrifoglio, o trevo de quatro folhas é mais do que um emblema de um passado glorioso.

.

 STELVIO O SUV, que tem características dinâmicas de uma berlina, é agora enriquecido com uma nova série de sistemas de condução automáticos avançados, tais como Sistemas de condução autónoma parcial em autoestrada e baixas velocidades ou de reconhecimento de sinais de trânsito com sugestões de adaptação de velocidade. Porque a beleza da condução por vezes se encontra na assistência inteligente.

.

GIULIETTA EXECUTIVE A extraordinária dinâmica de condução é um traço distintivo da Alfa Romeo. E graças ao seletor DNA e às suspensões especificamente concebidas, o Giulietta garante um excelente comportamento em estrada em qualquer velocidade. 

.

TONALE CONCEPT O prazer de condução é uma característica fundamental de todos os Alfa Romeo. O Tonale Concept antecipa a eletrificação ao estilo Alfa Romeo com a melhor dinâmica de condução do segmento, desenhada especificamente para proporcionar emoções intensas. Depois de muitas idas e vindas no projeto o carro chega às ruas em 2023.

.

Fotos meramente ilustrativas
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

.

.
 

.

Matéria de 14 de outubro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *