É muito importante saber usar corretamente as luzes do seu carro

Entender para que servem é uma necessidade de cada condutor, isso implica diretamente na segurança dos ocupantes do veículo, dos ocupantes de outros veículos, pedestres, motociclistas e ciclistas.

 Luz baixa

O foco da luz baixa quando acionada é direcionada para o solo, o uso da luz baixa, ou farol baixo é obrigatório durante o dia em rodovias e túneis, durante a noite em vias que já existam iluminação pública ou em rodovias sem iluminação, quando for cruzar com outro veículo, evitando ofuscar a visão do outro condutor. Apenas uma sugestão, para aumentar a segurança as luzes baixas deverão ser acionados em qualquer tipo de via e em qualquer horário.

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Luz Alta

A luzes alta dos veículos são direcionadas apenas para uso em rodovias que não existam iluminação pública, não esquecendo a obrigatoriedade de acionar a luz baixa ao cruzar com outro veículo ou quando estiver com outro a sua frente.

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Luzes de seta

Luz de seta ou indicadora de direção. Este equipamento é um dos mais importantes do veículo, destina-se a indicar aos demais usuários da via que o condutor vai mudar de direção para a direita ou para a esquerda, tanto nas vias públicas ou rodovias, estas luzes normalmente são na cor amarela.

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Luz de freio

A luz de freio é destinada a indicar aos demais usuários da via que se encontram seguindo o veículo, que o condutor está acionando o freio, para diminuir a velocidade ou parar. O condutor do veículo deve sempre verificar se estão em boas condições de uso,  se o veículo estiver muito sujo as lanternas deverão ser lavadas para aumentar a segurança. Elas sempre têm mais luminosidade que as demais.

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Luzes de ré

A luzes de ré destinada a iluminar atrás do veículo e também sinalizar aos demais usuários da via que o veículo está efetuando uma manobra de marcha à ré. Vale lembrar que alguns carros estão equipados com a luz de ré em apenas um lado.

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Luz de neblina

Destinada a aumentar a iluminação em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó. A luz de neblina ou farol de neblina, tem o facho voltado para baixo, iluminando em uma altura de aproximadamente 30 centímetros do solo e ao redor da dianteira do carro, elas não refletem a luminosidade, por isso são destinados a este uso. Ela também aumenta a segurança sinalizando aos condutores que vêm em sentido contrário visualizem seu veículo a uma maior distância em condições de baixa visibilidade. Alguns veículos já vêm de fábrica com a luz de neblina traseira. Não confundir com farol de milha.

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Farol de milha ou luz de longo alcance

Há também quem o denomine como luz de profundidade. É um complementar ao farol alto, possui um facho de luz mais intenso, ficando o foco concentrado e aumentando a distância da visão. Este equipamento tem um uso mais restrito. Hoje são poucos os carros que vêm com este item de série, sendo instalados na sua grande maioria como acessórios para picapes e veículos de off-road. É aconselhável que ele esteja conjugado com a luz alta.

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Luzes de alerta ou pisca pisca

Este equipamento deve ser usado somente em condições de perigo, emergência, imobilizações, paradas repentinas ou quando a sinalização determinar. É destinada a alertar os outros condutores; nunca deve ser usado com o veiculo em movimento para não confundir os demais usuários da via. É acionada através de um botão vermelho, sempre de fácil acesso no painel do carro.

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Luzes de posição também chamadas de farolete ou lanterna

São obrigatórias ao manobrar durante a noite, deve passar da luz baixa para a lanterna sempre que estiver fazendo uma baliza, por exemplo; sob chuva em qualquer horário, e em caso de chova forte acionar também a luz de neblina e ao parar o carro para embarque ou desembarque.

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Luz da placa traseira

A luz de placa pode ser a que recebe menos atenção por parte dos motoristas. Serve apenas para iluminar os números e letras mas ela é muito importante, principalmente se não acender, ocasiona multa e perda de pontos na carteira. Aconselhamos sempre conferir seu perfeito funcionamento.

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DRL –  Daytime Running Light

É voltado para a dianteira do veículo a fim de torná-lo mais facilmente visível quando em circulação durante o período do dia. Hoje no Brasil ainda são poucos os carros que este equipamento vem de série, normalmente em veículos de luxo. Conforme determinação do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, serão obrigatórias em todos os carros fabricados a partir de 2021 e a partir de 2023 a todos os veículos que estiverem rodando no Brasil.

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LED – Light Emitting Diode

As lampadas de LED são permitidas no Brasil, desde que devidamente autorizadas pelo Detran, isso até 2021, a partir daí  não será mais permitido substituir quaisquer lâmpadas do sistema de iluminação automotiva por outras de tecnologia e potência diferentes do original de fábrica. Para realizar a alteração procure o Detran e preencha o formulário requerendo a mudança; após a autorização, procure um profissional da sua confiança para realizar a troca da lâmpada que tenha o selo do INMETRO. Em seguida é obrigatória a vistoria no INMETRO. Aprovada a modificação, será emitido o CSV, Certificado de Segurança Veicular. Antes de iniciar o processo, tire todas as dúvidas junto ao Detran.

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Luz de xenon

Essa é proibida, exceto para veículos que o equipamento vem de série.

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Recebi este texto do amigo Marcio Rodrigo de Oliveira:

De lâmpadas a gás na década de 1880 a feixes de laser hoje, o humilde farol sofreu uma enorme transformação

Os faróis são uma das características mais proeminentes do design de um carro. Quando
você olha para o rosto de um carro, os faróis são seus olhos e muitas vezes são
fundamentais para influenciar a maneira como nos sentimos sobre a atitude do veículo;
luzes anguladas podem fazer com que pareça irritado; luzes arredondadas geralmente
denotam um personagem mais bonito. Mas como tantas vezes acontece com partes de um carro, há muito mais no design de um farol do que apenas sua forma. Aproxime-se da montagem de  clássico e, muitas vezes, você encontrará uma unidade simples de “função sobre a forma”. No entanto, como a tecnologia se desenvolveu, os projetos se tornaram mais intricados, e a maneira como seu carro ilumina a estrada tornou-se cada vez mais fascinante.
 
 
 

Matéria: Marcus Vinicius
Colaboração: João Luiz Botelho e Marcio Rodrigo de Oliveira
Revisão: Jaderson Gomes
 

Fev/2019

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