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O uso correto dos pneus, contribui para segurança  conforto e economia, considerando esses fatores vamos dar algumas dicas importantes.

O único ponto de contato do veículo com o solo são os pneus, eles são responsáveis por 20% do consumo de combustível, mas isso pode aumentar e muito. A primeira providência é 
verificar sempre a pressão dos pneus, além de ser fundamental na segurança a pressão incorreta aumenta o consumo de combustível e consequentemente maior custo para o motorista. Cada veículo tem uma pressão determinada pelo fabricante, sempre informado no manual do proprietário.

Quando a calibragem está abaixo da recomendada, a pressão altera o comportamento do veículo de maneira significativa, vejam alguns fatores importantes:

  • Compromete a estabilidade do veículo.
  • Reduz a vida útil em cerca de 40%.
  • Aumenta a distância de frenagem em uma parada de emergência.
  • Risco de aquaplanagem, a área de contato com o solo fica maior, empurrando a água para frente ao entrar em um piso molhado acumulando mais água a sua frente. 
  • Danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio entre outros, fazendo bolha na lateral do pneu.
  • O pneu poderá sair da roda, chamado de detalonamento,  é uma exceção e exige uma série de fatores, por exemplo: pressão baixa dos pneus com o veículo muito pesado em uma curva bastante fechada.

Com a pressão mais alta que a sugerida também é prejudicial, vejam:

  • Diminui a aderência dos pneus ao solo e provoca desgaste irregular.
  • Pode perder estabilidade no eixo traseiro, principalmente em picapes. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal.
  • Piora a performance de frenagem de seu veículo, a lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte do peso do veículo, quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. 

Alinhamento das rodas do veículo.  A suspensão é formada por vários componentes montados em ângulos e posições específicas, devido às vibrações e os atritos em buracos ou asfalto irregular estes ângulos sofrem alterações e o carro pode tender para uma determinada direção ou  arrastar os pneus para seguir em frente, aumentando o consumo de combustível e o desgaste.

Todos os pneus têm um indicador de desgaste na banda de rodagem, composto de pequenas saliências presentes no fundo dos seus sulcos. Se o desgaste do pneu atingir estes indicadores em qualquer ponto do pneu, é sinal de que é necessária a substituição por outros novos. 

Uma prática muito comum é a substituição de apenas dois pneus de cada vez, eu particularmente não aconselho, seu carro poderá ficar vulnerável, afetando a estabilidade e a segurança dos ocupantes, é como se você usasse um sapato novo em um pé e outro velho no outro. Caso isso seja inevitável, aconselhamos colocar os pneus novos sempre no eixo traseiro do veículo, isso aumenta o controle do carro em derrapagens e aquaplanagem.

Rodízio de pneus, nada mais é do que a troca de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade. É necessário também, devido ao desgaste dos pneus traseiros e dianteiros. Esse desgaste se dá pela quilometragem rodada no veículo, é recomendado que faça o rodízio entre 5 e 10 mil km, ou na a revisão do veículo. 

Cada tipo de pneu tem um uso específico e cada veículo tem o pneu adequado indicado pelo fabricante, normalmente eles são: on-road, uso predominante em asfalto, off-road , de utilização em estradas de terra e lama e misto, ideal para os dois solos. Os pneus off contam com uma banda de rodagem mais espaçada, sulcos mais largos e carcaça reforçada. Já os do tipo on possuem sulcos menores que aumentam a área de contato com o solo. Há algum tempo surgiu uma nova categoria chamada de pneus verdes ou ecologicamente correta, produzidos com materiais que os deixam mais leves, diminuindo os ruídos e a resistência ao rolamento, possibilitando a redução no consumo de combustível, geralmente são de uso-misto.


A lateral de um pneu inclui uma variedade de informações importantes. Os números e letras identificam as dimensões e padrões de desempenho. Conheçam:

A –  Largura do pneu, em milímetros, medida entre os dois flancos.

B –  Relação Altura/largura,  trata-se da secção cruzada do pneu com a respectiva largura, expressa em percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 65 indica que a altura do pneu equivale a 65% da respectiva largura.

C – Altura do diâmetro da roda em polegadas.

D –  Índice de cargas, refere-se à capacidade máxima de carga em kg.  Por exemplo, um pneu com um índice de carga de 91 pode transportar 615 kg. e devem ser verificados ao comprar um pneu novo, consulte também a recomendação do fabricante.

E –  Índice de Velocidade, é a velocidade máxima para um pneu, quando tem a pressão correta e é utilizado com carga, é indicado pela letra no fim do flanco, após o número do índice de carga. Por exemplo, um pneu com um índice de velocidade de V tem uma velocidade máxima de 240 km/h. Ao comprar pneus novos, certifique-se de que o respectivo índice de velocidade corresponde às capacidades de velocidade do seu veículo.

TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA SUPORTADA POR CADA CAGTEGORIA DE PNEU

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Considero ter passado algumas informações importantes, muitas vezes passam despercebidas na correria do dia a dia sobre um componente de grande importância. Procure conhecer as especificações indicadas pelo fabricante na manutenção de seu carro. Consulte sempre o manual do proprietário.

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Texto: Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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17/dez/2018

Comments

  1. Muito bom! Boa matéria informativa que nos passa batido e muitas vezes nem conferimos essas particularidades! Obrigado.

  2. Informações muito boas, pra quem, como eu, já conhecia algumas coisas, agora fiquei com um conhecimento melhor. Um detalhe muito importante que chamo a atenção. Muitas pessoas ao trocar pneus, coloca os novos na frente:: ERRADO, o pneu melhor deve estar sempre na traseira, conforme mostra a matéria. Nem sempre nas lojas que vende os pneus, tem este conhecimento importante, para orientar os clientes.

  3. Ótima matéria ! Temos ainda o detalhe dos pneus “M +S”, que significa “mud + snow”, que sāo oferecidos em alguns lugares como opçāo mais barata, porém sem explicar que é para uso específico em lamaçal e neve, ou seja … uma pegadinha a mais pra quem só roda em asfalto. Durabilidade diferente do que se esperaria.

  4. Eu faço exatamente isso, rodízio nos pneus a cada 10.000 km, além de alinhar e balancear a cada rodízio, ando no máximo a 90 km/h. Em trechos de serra ando no máximo a 60 km/h para não entrar escorregando e assim consigo fazer médias muito boas de consumo em estrada 19 km/l e em subidas de serra 13,9 km/l. Isso acarreta uma boa média de troca de pneus de 85 a 87.000 km e ainda com banda de rodagem

  5. Muito didático, toda loja deveria vender pneus deveria explicar sobre o último item da reportagem da lateral do pneu que está
    sendo comprado dando assim mais segurança e conhecimento ao cliente

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