clipart transporte 25 - PNEUS - use corretamente
Compartilhe nas redes sociais

O uso correto dos pneus, contribui para segurança  conforto e economia, considerando esses fatores vamos dar algumas dicas importantes.

O único ponto de contato do veículo com o solo são os pneus, eles são responsáveis por 20% do consumo de combustível, mas isso pode aumentar e muito. A primeira providência é 
verificar sempre a pressão dos pneus, além de ser fundamental na segurança a pressão incorreta aumenta o consumo de combustível e consequentemente maior custo para o motorista. Cada veículo tem uma pressão determinada pelo fabricante, sempre informado no manual do proprietário.
p3 - PNEUS - use corretamente

Quando a calibragem está abaixo da recomendada, a pressão altera o comportamento do veículo de maneira significativa, vejam alguns fatores importantes:

  • Compromete a estabilidade do veículo.
  • Reduz a vida útil em cerca de 40%.
  • Aumentando a distância de frenagem em uma parada de emergência.
  • Risco de aquaplanagem, área de contato com o solo fica maior, empurrando a água para frente ao entrar em um piso molhado acumulando mais água a sua frente. 
  • Danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio entre outros, fazendo bolha na lateral do pneu.
  • O pneu poderá sair da roda, chamado de detalonamento,  é uma exceção e exige uma série de fatores, por exemplo: pressão baixa dos pneus com o veículo muito pesado em uma curva bastante fechada.
p4 - PNEUS - use corretamente

Com a pressão mais alta que a sugerida também é prejudicial, vejam:

  • Diminui a aderência dos pneus ao solo e provoca desgaste irregular.
  • Pode perder estabilidade no eixo traseiro, principalmente em picapes. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal.
  • Piora a performance de frenagem de seu veículo, a lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte do peso do veículo, quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. 
p5 - PNEUS - use corretamente

Alinhamento das rodas do veículo.  A suspensão é formada por vários componentes montados em ângulos e posições específicas, devido às vibrações e os atritos em buracos ou asfalto irregular estes ângulos sofrem alterações e o carro pode tender para uma determinada direção ou  arrastar os pneus para seguir em frente, aumentando o consumo de combustível e o desgaste.

p6 - PNEUS - use corretamente

Todos os pneus têm um indicador de desgaste na banda de rodagem, composto de pequenas saliências presentes no fundo dos seus sulcos. Se o desgaste do pneu atingir estes indicadores em qualquer ponto do pneu, é sinal de que é necessária a substituição por outros novos. 

p7 - PNEUS - use corretamente

Uma prática muito comum é a substituição de apenas dois pneus de cada vez, eu particularmente não aconselho, seu carro poderá ficar vulnerável, afetando a estabilidade e a segurança dos ocupantes, é como se você usasse um sapato novo em um pé e outro velho no outro. Caso isso seja inevitável, aconselhamos colocar os pneus novos sempre no eixo traseiro do veículo, isso aumenta o controle do carro em derrapagens e aquaplanagem.

p9 - PNEUS - use corretamente

Rodízio de pneus, nada mais é do que a troca de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade. É necessário também, devido ao desgaste dos pneus traseiros e dianteiros. Esse desgaste se dá pela quilometragem rodada no veículo, é recomendado que faça o rodízio entre 5 a 10 mil km, ou na a revisão do veículo. 

p10 - PNEUS - use corretamente

Cada tipo de pneu tem um uso específico e cada veículo tem o pneu adequado indicado pelo fabricante, normalmente eles são: on-road, uso predominante em asfalto, off-road , de utilização em estradas de terra e lama e misto, ideal para os dois solos. Os pneus off contam com uma banda de rodagem mais espaçada, sulcos mais largos e carcaça reforçada. Já os do tipo on possuem sulcos menores que aumentam a área de contato com o solo. Há algum tempo surgiu uma nova categoria chamada de pneus verdes ou ecologicamente correta, produzidos com materiais que os deixam mais leves, diminuindo os ruídos e a resistência ao rolamento, possibilitando a redução no consumo de combustível, geralmente são de uso-misto.


A lateral de um pneu inclui uma variedade de informações importantes. Os números e letras identificam as dimensões e padrões de desempenho. Conheçam:

A –  Largura do pneu, em milímetros, medida entre os dois flancos.

B –  Relação Altura/largura,  trata-se da secção cruzada do pneu com a respectiva largura, expressa em percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 65 indica que a altura do pneu equivale a 65% da respectiva largura.

C – Altura do diâmetro da roda em polegadas.

D –  Índice de cargas, refere-se à capacidade máxima de carga em kg.  Por exemplo, um pneu com um índice de carga de 91 pode transportar 615 kg. e devem ser verificados ao comprar um pneu novo, consulte também a recomendação do fabricante.C

E –  Índice de Velocidade, é a velocidade máxima para um pneu, quando tem a pressão correta e é utilizado com carga, é indicado pela letra no fim do flanco, após o número do índice de carga. Por exemplo, um pneu com um índice de velocidade de V tem uma velocidade máxima de 240 km/h. Ao comprar pneus novos, certifique-se de que o respectivo índice de velocidade corresponde às capacidades de velocidade do seu veículo.

Considero ter passado algumas informações importantes, que muitas vezes passam despercebidas na correria do dia a dia sobre um componente de grande importância. Procure conhecer as especificações indicadas pelo fabricante na manutenção de seu carro. Consulte sempre o manual do proprietário.

vinicius foto 150x150 - PNEUS - use corretamente

Texto: Marcus Vinicius

Patrocinado

foto principal - PNEUS - use corretamente
www.quattrorodas.com.br

Anuncie aqui

Gasolina na Veia Logo 1 300x205 - PNEUS - use corretamente
Contatos: comercial@gasolinanaveia.com.br 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *