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Diamond T Company foi uma fabricante americana de automóveis e caminhões, fundada em 1905 na cidade de Chicago nos Estados Unidos.

Fundada em 1905 por Sr. C. A. Tilt que havia produzido apenas um carro de seu próprio projeto naquele ano. Quando o Diamond T entrou em fabricação dois anos depois, foi oferecido um carro robusto de tamanho médio com motor de quatro cilindros e 40 cavalos de potência e chassi com 114 “de distância entre eixos. Até o final de 1907 cinquenta Diamond T’s tinham sido entregues.
Os carros continuaram basicamente inalterados até 1909, em 1910 duas linhas de modelo apareceram: um carro de quatro cilindros e 30 cavalos de potência em uma distância entre eixos de 108 “e um de quatro cilindros em uma distância entre eixos de 124”. Para 1911, apenas os carros de 45 cavalos de potência maiores continuaram e, como mencionado acima, a partir desse ponto, a Diamond T estava totalmente comprometida com veículos comerciais até a sua morte, 55 anos depois.

O nome Diamond T é mais conhecido no mundo dos caminhões do que automóveis, os quais produziu de 1907 a 1911, ano que a empresa passou a produzir apenas caminhões e continuou com uma grande variedade até 1966.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Diamond T produziu um caminhão pesado que foi rapidamente adquirido pela Comissão Britânica de Compras para serviço como reboque transportador de tanques.

A partir de 1928 grandes melhorias mecânicas foram introduzidas em toda gama. Uma cabine fechada com portas foi introduzida, freios a tambor hidráulico em todas as rodas, motores de seis cilindros para caminhões pesados ​​e quatro cilindros para caminhões leves.

Em 1940 foram utilizados motores a gasolina de seis cilindros Hercules de até 118 cv e motores diesel Cummins de até 200 cv. Em 1942, os modelos melhorados entraram em produção, num total de 530 unidades de uso militar.

Diamond T 969 – 1942

A produção de caminhões comerciais foi interrompida para produção militar em 1942. Um pequeno número de caminhões comerciais começou a ser construído a partir de 1944. Em 1946, o primeiro ano de produção comercial completa, haviam cinco modelos, em 1947 já eram quatorze. Após a Segunda Guerra Mundial, os caminhões pesados ​​foram medidos pela Classificação de Peso Bruto do Veículo (GVWR), o peso total do chassi, corpo e carga útil.

Diamond T Semi-Truck -1947

Mais alguns modelos Diamond T


Diamond T Heil Tanker Texaco – 1933
T – 1938
COE – 1938

Diamond T 509H – 1946
T201 Panel Truck – 1947
T201 Pick-Up – 1948
T Truck – 1950

Diamond T 322 – 1950

T 950/951 -1954
T Model 921 – 1954
T Sleeper – 1954
Cab Over Rio

T Q-Series – 1960
T P400 – 1961
T – 1964

Fim da produção – Em 1967 a Diamond T e a Reo Trucks (fundada em 1904) fundiram-se em apenas uma empresa, formando a “Diamond Reo Trucks” , empresa essa que sobreviveria até 1974. Um ano depois, a Loyal Osterlund comprou os direitos de produção dos caminhões Diamond Reo. O modelo único C-116 Giant foi continuado em produção com o motor diesel Cummins NTC-290. Os caminhões Diamond Reo foram fabricados até 2010, com fabricação de peças com duração até 2013.

Hoje os caminhões Diamond T são objetos de desejo e têm alto valor de comercialização entre os colecionadores.

Matéria de Marcus Vinicius

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

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26/dez/2018

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