.

Todo mundo gosta de automóveis, pode não entender ou conhecer suas particularidades, mas admira pelo design, cor, modelo ou qualquer outro detalhe. Em meio a esse mundo maravilhoso que envolve um motor sobre rodas existem muitos fatos que mesmo os maiores entusiastas desconhecem, e para destacar algumas curiosidades preparei esta matéria.

.

Primeiro Veículo produzido no mundo

O primeiro veículo que se tem informação foi construído na França em 1769 por Nicolas Joseph Cugnot, uma versão funcional de máquina a vapor. Circulou em 1769 e no ano seguinte construiu uma versão melhorada. Este veículo tinha capacidade para carregar até 4 toneladas com velocidade de 4 km por hora; tinha duas rodas atrás e uma na frente que suportavam a caldeira e era dirigido por um leme. Em 1771 o seu veículo bateu contra uma parede de tijolos, ficando conhecido como o primeiro acidente de automóvel do mundo.

.

Primeiro acidente de carro no Brasil

No Brasil o primeiro acidente com um automóvel foi causado por um célebre personagem da nossa cultura, o poeta Olavo Bilac, autor do hino à Bandeira. Em 1897, Bilac dirigindo um Serpollet de propriedade do jornalista José do Patrocínio, dono do jornal “A Cidade do Rio” perdeu a direção e bateu contra uma árvore no Rio de Janeiro a incríveis 4 km/h. O poeta saiu ileso, mas o veículo sofreu escoriações.

Foto ilustrativa de um Serpollet

.

Primeiro veículo a circular no Brasil

Em novembro de 1891 chegou através do porto de Santos, o primeiro automóvel do Brasil. Tratava-se de um Peugeot adquirido por Alberto Santos Dumont na França. Era um carro com motor Daimler, movido a gasolina com 3,5 CV, dois cilindros em V, com 1.018 cc. Alberto tinha apenas 18 anos e não há registro que tenha circulado com o carro, comprado apenas com o intuito de estudar o funcionamento do seu motor com vistas à construção de aviões ou dirigíveis. Em 1893 há registro de que o irmão mais velho de Alberto Santos Dumont, Henrique Santos Dumont foi visto circulando pela cidade de São Paulo com um automóvel, possivelmente o carro trazido em 1891.

.

Primeiro veículo a gasolina


O primeiro veículo movido a gasolina, foi desenvolvido por Henry Ford. Depois de muitos experimentos em 1896 Ford concluiu seu próprio veículo automotor denominado “Quadriciclo” que ele próprio testou em 4 de junho.

.

O mais caro de todos os tempos


O Bugatti Royale Kellner Coupe 1931 foi o carro mais caro já vendido até hoje. Ele foi vendido em 1987 por U$ 8.700.000. O seu paradeiro e proprietário é desconhecido até hoje.

.

O menor carro do mundo

O menor carro do mundo é o inglês Wind UP. Ele está no Guinness Book, tem 104 centímetros de altura, 129 centímetros de comprimento, 66 centímetros de largura e pode chegar a 60 km/h.

.

O maior carro do mundo


O maior carro do mundo é a Limousine American Dream com 30,5 metros, 24 rodas e está no Guinness Book o Livro dos recordes. O desenho para o Sonho Americano baseou-se nas limusines Cadillac Eldorado dos anos 70. O carro mais longo do mundo tem uma banheira jacuzzi e um heliporto.

A triste notícia é que ela foi encontrada abandonada em um pátio, em 2014 faltavam-lhe rodas, janelas e partes de seu interior, foi esquecida ao tempo e estava oxidando.

.

A maior picape do mundo

O Dodge Power Wagon foi modificado a partir do modelo da década de 1950, é a maior picape já feita. Contém quatro quartos com ar condicionado, uma sala, uma casa de banho e uma porta traseira motorizada que cai para tornar-se um terraço. Esta monstruosidade foi encomendado pelo bilionário Seikh Hamad nos Emirados Árabes.

.

O maior caminhão do mundo

Belaz 75710, lançado em 2013 é o maior caminhão do mundo. Usado em mineração pesada, mede 8,1 metros de altura, 20,6 metros de comprimento e pesa quase 900 toneladas. O gigante é empurrado por dois motores a diesel de 16 cilindros e 65 litros cada um.

.

O carro mais barato do mundo atualmente

O carro mais barato na atualidade é o Tata Nano produzido na Índia.

.

O carro mais popular do mundo em todos os tempos

O Ford T, lançado em 1908 e fabricado até 1927, até hoje é proporcionalmente o carro mais popular do mundo. Em 1916, 55% dos carros em circulação no mundo era o Ford T.

.

O carro mais caro do mundo atualmente


ASTON MARTIN MA-RB001, estimado em 3,9 milhões de dólares, equipado com motor V12 6.5 aspirado, fabricado pela Cosworth para ter 900 cavalos de potencia. O superesportivo é feito inteiramente em fibra de carbono. Serão fabricadas 150 unidades de rua, e mais 25 para as pistas de corrida. Produzido em conjunto com a equipe Red Bull Racing, e previsão de entrega ainda em 2019.

.

O carro mais bizarro de todos os tempos


Em 1899, um veículo estranho ganhou as ruas em Michigan, nos EUA. Seu inventor, Uriah Smith, colocou uma cabeça de cavalo de madeira na frente do seu carro, para que os outros cavalos não se assustassem tanto com aquele veículo barulhento. A cabeça era oca, sendo o recipiente do combustível.

.

Um dos mais estranhos

Idealizado por Milton Reeves o Overland OctoAuto de 1911, projetado para dar mais conforto às pessoas com seis ou oito rodas, o monstrengo media 7 metros, mas, apesar dos esforços, não recebeu nenhum pedido.

.

O carro mais rápido do mundo

Tendo atingido velocidade de 431,07 km/h. o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport  levou o título de carro mais rápido do mundo entre os superesportivos comerciais, mas o feito não poderá constar do Guinness, pois, exige a existência de 30 unidades do modelo, e o Bugatti tem apenas 29.

.

Volta ao mundo em 1927


Clärenore Stinnes em maio de 1927 partiu da Alemanha para uma viagem ao redor do mundo que durou até junho de 1929, a bordo de um Adler Standard 6, juntamente com Carl-Axel que havia se encontrado apenas dois dias antes de sair, mais dois mecânicos e um caminhão de suporte com peças sobressalentes.

.

Volta ao mundo em 2014

Heidi Hetzer, alemã de 77 anos, repetiu o feito saindo de Berlim em julho de 2014 e retornado em março de 2017 a bordo de um Hudson Great Eight 1930.

.

Em produção desde 1936

Morgan Roadster 4/4, produzido artesanalmente desde 1936 pela britânica Morgan Motor Company. Nestes 80 anos, o modelo passou por várias modificações e hoje tem um moderno motor 1.6 da família Sigma da Ford. Mas a carroceria ainda é feita em madeira.

.

A menor produção diária

A Ferrari é modelo industrial menos fabricado no mundo: no máximo quatro carros por dia.

.

Homenagem sem sentido

O jamaicano rei do reggae Bob Marley, tinha um BMW, mas não por vaidade, o motivo era a sigla, coincidente com o nome da banda: Bob Marley and the Wailers.

.

Picape mais vendida

A F-séries é uma série de pickups fabricada pela Ford a partir de 1948, dominou a categoria por mais de 6 décadas. Suas versões permaneceram como o veiculo mais vendidos dos EUA por 24 anos seguidos.

.

Fotos meramente ilustrativas

Fonte de consulta: sites relacionados

Matéria de Marcus Vinicius

.

12/março/2021

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *