IMG 6552 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?
Compartilhe nas redes sociais
q2 5 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?
Roberto Eduardo Lee

O acervo de veículos antigos, maquinas e peças, outrora pertencente ao empresário paulista “Roberto Eduardo Lee” (1934-1975) foi doado em 2011 por sua filha e herdeira “Mariângela Matarazzo Lee” ao Município de Caçapava, no estado de São Paulo.

q1 4 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, mais conhecido como Museu Roberto Lee foi fundado em São Paulo no ano de 1963, a partir do acervo particular do empresário Roberto Eduardo Lee. O museu chegou a manter uma coleção com mais de 150 veículos, muitos de propriedade de Roberto Lee e outros de particulares que ali expunham seus carros, sendo considerada a primeira iniciativa do gênero na América Latina.

Em 1965, o acervo foi transferido para a propriedade do empresário, a Fazenda Esperança em Caçapava, onde permaneceu aberto até 1993.

016145590 ex00 11 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

A partir daí o local passou a ser manchete de tristes notícias; totalmente abandonados, os carros do museu passaram a ser alvo de vândalos e saqueadores de peças. Vejam como ficou o Maverick, um carro histórico.

Participou em 1973, juntamente com um Ford Belina e um Ford Corcel, do Primeiro Raid de Integração Nacional, idealizado pela Ford do Brasil, Embratur e DNER. O evento teve o objetivo de unir por estrada todos os estados brasileiros. Partiu do Rio Grande Do Sul, atravessando os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Manaus.

IMG 6544 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Atualmente o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas Memórias, “Museu Roberto Lee”, está sediado no Centro Cultural José Francisco Natali, onde está a Secretaria de Cultura de Caçapava. Eu tive o prazer de visitar e registrar o estado em que se encontram os carros.

O local, trata-se de um prédio antigo mas em bom estado de conservação, os carros, quase todos, na condição em que foram resgatados após o abandono, mas limpos, todos no cavalete e aguardando pelo restauro.

Vamos aos carros

Packard 1931

IMG 6313 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1954

IMG 6315 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1954

IMG 6322 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1951

IMG 6328 1 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1956

IMG 6334 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1952

IMG 6343 1 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1949

IMG 6349 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1941

IMG 6355 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Hupmobile 1938

IMG 6366 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Ford 1938

IMG 6373 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Chevrolet

IMG 6375 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Buick 1938

IMG 6388 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Singer 1951

IMG 6390 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Simca 1963 (quase chorei)

IMG 6396 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Henry 1951

IMG 6402 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Tucker Torpedo 1948 – um dos carros mais raros do mundo, protagonista de uma história polemica e muito interessante

IMG 6410 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Studebaker 1939

IMG 6533 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Studebaker 1957

IMG 6539 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Cadillac 1930

IMG 6427 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Packard

IMG 6433 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Packard 1929

IMG 6443 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Alfa Romeo 1923

IMG 6452 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Packard 1938

IMG 6461 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Na sequencia vamos mostrar um salão anexo, o qual mantém a mesma disposição do Museu da Fazenda Esperança, intitulado de Ferro Velho, ou seja, carros em seu estado original que nunca seriam restaurados por Roberto Lee.

Talbot 1923

Graham 1941

Fiat 1950

Chevrolet 1949

Vauxhall 1953

Cord 1936 (não tem a frente)

Buick 1927 (provavelmente tenha sido uma ambulância ou picape de resgate em guerra)

Alfa Romeo 1932 – Carro da piloto francesa Helle Nice responsável por um acidente no “Primeiro Grande Premio de Automobilismo de São Paulo” em 1936, vitimando várias pessoas.

Foto de Hellé Nice e seu acidente em 1936

Buick 1941 – Este carro foi restaurado recentemente, ainda faltam alguns detalhes de acabamento, esperamos vê-lo concluído na nossa próxima visita.

IMG 6527 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Falamos dos carros, da história, do prédio, mas não falamos de pessoas, na verdade ficou por último, não por ser menos importante mas sim para fecharmos com um grande abraço e a minha máxima expressão de agradecimento ao Eduardo Gabriel, que gentilmente abriu as postas do museu para a matéria e ao Dom Silva, responsável pela manutenção e preservação dos carros e do perfeito funcionamento do museu.

q9 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?
Marcus Vinicius, Eduardo Gabriel e Dom Silva

Encerro esta matéria externando meu sentimento e preocupação pelo que vi. Meu sentimento é de gratidão à Prefeitura de Caçapava que acolheu tantas relíquias , um verdadeiro tesouro sobre rodas e às pessoas que tentam mantê-las em pé. Minha preocupação: eles pedem socorro, estão apodrecendo, os detalhes em madeira estão sendo consumidos pelo cupim, e o valor para restauro é imensamente grande e não devem ser removidos deste local. Minha sugestão: seja criada uma força tarefa para a conservação dos carros, corrigindo os pontos mais críticos e sejam eleitos padrinhos para cada carro, que serão responsáveis em levantar fundos para a manutenção, então essa linda história terá passado, presente e futuro.

IMG 6419 150x150 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?

Fiquei muito feliz em fazer esta matéria

Marcus Vinicius

Revisão: Jaderson Gomes

Anuncie aqui

gasonina na veia 1024x208 - MUSEU ROBERTO LEE - Passado, presente e futuro ?
comercial@gasolinanaveia.com.br

Comments

  1. Pena que estas preciosas joias sobre rods e historia do automobilismo, tenham sido relegdas ao longo do tempo, pois apesar dos grandes esforços dos mantenedores, a muita gente, mas muita gente mesmo, que tem coleção, curiosidades e peças, que podem voltar a dar vida a estas preciosas peças da industria automobilista mundial, como sugestão, por que não abrir a visitação publica, cobrando um ingresso de R$ 5,00 para visitação e tenho certeza que muita gente irá se interessar e colaborar, pois a muitos clubes de automoveis antigos, com nominimo um clube por cidade, só em São Paulo, alem de Minas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, manter contatos com estes grupos e participar da restauração e manutenção destes carros, modestamente, Celso Mizerevicius

  2. Muito boa matéria. Na minha juventude fui incontáveis vezes ai. Aos domingos ficava com a porta destrancada, íamos com um grupo de amigos e as namoradas, abríamos olhávamos detalhadamente e coversávamos bastante a respeito. Os carros estavam perfeitos saíamos e fechávamos a porta. Sempre me preocupou o fato de ficar destrancado. Naquela época no início da década de 70 estavam perfeitos, tudo muito limpo. Se não me engano o Fiat da francesa estava em exposição e inacabado havia apenas um Rolls Royce que aparentemente não seria restaurado. Com a morte do Robert não voltamos mais, mas aparentemente ficou destrancado como sempre. Uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *