.

A Cadillac Automobile Company, foi fundada nos Estados Unidos em 1902 por Henry M.Leland, batizada em homenagem a Le Sieur Antoine de la Mothe Cadillac, explorador francês que descobrira Detroit no início do século XVIII.

Em 1909 foi comprada pela General Motors, tornando-se referência na produção de veículos de luxo.

Cadillac Model A – 1903

Os automóveis da Cadillac são referência entre os fabricantes de veículos de luxo em todo mundo. Os maiores mercados consumidores de seus carros são os Estados Unidos e a China, mas são vendidos em mais de cinquenta países.

Cadillac – 1906

Os carros ganharam reputação de confiabilidade, facilidade, economia de manutenção e notável capacidade de rebocar peso e escalar subidas íngremes. Fotos publicitárias da época mostram Cadillacs puxando vagões carregados em encostas e subindo degraus de prédios públicos.

Henry M.Leland em um Cadillac Osceola Coupé – 1905

O primeiro carro fechado produzido nos Estados Unidos foi o Cadillac Osceola em 1905. O carro foi um sucesso e a Cadillac estabeleceu-se como uma marca de carros confiáveis e de alto luxo.

Cadillac Model A – 1903 (foto ilustrativa)

Em julho de 1903, F. S. Bennett exportou um Cadillac para a Inglaterra, onde foi inscrito no Sunrising Hill Climb, prova automobilística em local denominado de “a pior colina da Inglaterra”. Ele ficou em sétimo lugar em um total de 18 participantes, mas foi o único com motor de um cilindro, os demais tinham dois ou quatro cilindros.

Cadillac Opera Coupé – 1924

Em 1924 a empresa oferecia uma grande variedade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras marcas disponibilizavam na grande maioria a cor preta.

Cadillac V8 341 – 1928

Ainda na década de 1920, a montadora inova mais uma vez, ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros a partir de 1927.

Um fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca, foi ela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 1920 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crawford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes, acabaram projetando a marca ao “Glamour” da Hollywood desses anos.

Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.


Cadillac 1928 Town Sedan V8 de Al Capone

Fato interessante ocorreu em 1947, quando Michael Reilly estava compartilhando suas memórias no livro, “Reilly de The White House” e mais tarde em 1958 na obra chamada “Agentes do Tesouro”, ele relatou que o Presidente Roosevelt passou a usar o Cadillac blindado de Al Capone, apreendido em 1931para sua proteção após o dia 07 de dezembro de 1941, data do ataque a Pearl Harbor. Mas essa foi uma notícia falsa, apenas para dar notoriedade aos livros. Vejam nas fotos acima os dois Cadillacs, sendo um fabricado em 1928 e o outro em 1940.


Presidente Roosvelt e o seu Cadillac em 8 de dezembro de 1941

Dando sequencia à história do Cadillac 1928 de Al Capone, este sim, totalmente a prova de balas, em 1933 foi vendido e enviado para a Inglaterra, retornando aos Estados Unidos em 1958, para o novo proprietário, um dirigente de parques de diversões.

Embarque do Cadillac 1928 de Al Capone em 1933

Mas esse foi somente o início da história de sucesso dos automóveis da Cadillac. Vamos mostrar alguns de seus modelos e as evoluções mecânicas e tecnológicas.

Cadillac V12 370A – 1931

Em 1930 foram apresentados os motores V-12 e V-16 equipados com caixa de marchas Synchro Mesh de 3 velocidades.

Motor V12

1949 foi o lançamento do Cadillac DeVille, um sedan de porte grande com dimensões superiores a 5m de comprimento, quase 2m de largura e peso de 2 toneladas. O nome ‘DeVille’ desapareceu no ano de 1996, quando a montadora encerrou a produção do modelo. Em 2006 o nome DeVille aparaceu como DTS (DeVille Touring Sedan).

Cadillac DeVille – 1949
Cadillac Eldordo 1952

Em 1952 surge o Cadillac Eldorado, sinônimo de status, sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. A primeira geração do Eldorado durou apenas um ano, sendo produzido apenas 532 unidades. Em 1953 o carro sofreu algumas alterações e sua produção seguiu regularmente até 2002, quando sua produção foi encerrada.

Cadillac Eldorado 1953
Cadillac DeVille – 1996

1976 marcou o lançamento do Cadillac Seville, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas. O modelo foi fabricado até 2004, e era o menor automóvel produzido pela montadora.

Cadillac DTS – 2006

Em 1999 foi o lançamento do Cadillac Escalade um utilitário esportivo de porte grande, disponível nos modelos XLR e SRX, tornando um grande sucesso da marca nos Estados Unidos.

Cadillac Escalade – 1999
Cadillac Eldorado 2002

A linha Escalade conta ainda com os modelos ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).

Cadillac CTS – 2004

2004 – Lançamento do Cadillac CTS, um sedan de luxo de médio-grande. O modelo veio equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.

Ainda em 2004, ocorreu o lançamento Cadillac XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv, mantendo o requinte e o luxo da marca, com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.

Cadillac SRX – 2010

Em 2010 o lançamento da nova geração do Cadillac SRX, atualmente, o modelo mais vendido da montadora.

2013 – lançamento do Cadillac ATS, um sedan executivo de quatro portas ou cupê de duas potas, também disponíveis com tração traseira ou nas quatro rodas.

Ainda em 2013, o XTS passou a fazer parte da gama oferecida pela Cadillac, é um dos dois grandes sedans oferecidos atualmente pela Cadillac (o outro é o CT6)

Cadillac ELR 2014, o primeiro carro elétrico plug-in da Cadillac, entrega não só mais estilo, mas um nível mais alto de características e desempenho.

Cadillac Ciel é um carro conceito hibrido elétrico, criado pela Cadillac e revelado no Pebble Beach Concours d’elegance de 2011. Tem 3,6 litros de injeção direta V6 twin-turbo com 425 cavalos de potência e um sistema híbrido usando bateria de íon-lítio.

Cadillac CTS-V, o mais potente Cadillac feito pela marca, são 649 cv de potência e velocidade máxima de 320 Km/h. Isto só é possível graças ao novo motor 6.2V8 sobrealimentado. O CTS-V faz parte do segmento Premium da marca, a série “V” representa o melhor que a Cadillac faz atualmente.

Algumas curiosidades sobre os Cadillacs

O seu emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, homenageado pelo fundador, dando o seu nome à marca.

Conheça algumas traseiras e os anos.

O cantor Elvis Presley era apaixonado pelo carro, tanto que teve cerca de 40. O Fleetwood 1955 rosa e branco foi o mais famoso.

Cuba é o país com o maior número de Cadillacs antigos ainda em circulação.

Essa é boa: A pedido de Frederik Benett, importador de Cadillac na Grã-Bretanha, 3 Cadillac foram escolhidos entre 8 disponíveis e foram totalmente desmontados e suas peças misturadas. A intenção era provar as qualidades anunciadas, todas as peças dos Cadillacs eram intercambiáveis. Nenhum (ou poucos) fabricantes da época podiam oferecer tais vantagens. O normal era a necessidade de se ajustar as peças ao veículo antes de usar. Dois mecânicos, sob o acompanhamento de funcionários do clube inglês (RAC), montaram 3 Cadillac’s completos com as peças dos desmontados. Os 3 Cadillacs correram durante 500 milhas em Brooklands sem o menor problema ou quebra, um deles, mais tarde, venceria em sua categoria as 2000 milhas do Reliability Trial (corrida de resistência) de 1908.

Peças dos Cadillac’s desmontados

Em 1984, a Cadillac apresenta o Gold Key Delivery Sistem, sistema de entrega “chave de ouro”, um programa de procedimentos de entrega de unidades 0 km em todas as concessionárias. Esta atenção ao cliente e a seu automóvel permitiu a Cadillac conquistar o primeira lugar na pesquisa anual de satisfação do cliente.

Surgiram em 1948 as lendárias barbatanas, conhecida no Brasil como “rabo de peixe”

No Brasil a maior coleção de Cadillacs está no interior de São Paulo, num total de 19, totalmente restaurados, em um maravilhoso galpão,
dentro de uma propriedade particular, juntamente com outros carros de outas marcas também, só que não sabemos onde é, e o proprietário mantem-se no anonimato.

Carro Presidencial dos Estados Unidos (em inglês: Presidential State Car) ou simplesmente Cadillac One, é o veículo oficial do Presidente dos Estados Unidos, utilizado em cerimônias formais. Ao longo da história da presidência americana, o Cadillac Um já foi modificado várias vezes para acomodar melhor o presidente. Ao modelo do carro, são adicionados vários equipamentos de segurança e alta tecnologia.

O Cadillac sempre esteve presente nas telas do cinema, um dos mais notados foi o usado pela trupe de cientistas a procura de casos paranormais, pela cidade de Nova Iorque, Os Caça Fantasmas trabalhavam a bordo do Ecto-1, um Cadillac Miller Meteor Ambulance 1959.

A mais conhecida e provavelmente a maior homenagem que se tem notícia atualmente a uma marca de carros, é o Cadillac Ranch (Fazenda do Cadillac), trata-se de uma expressão cultural localizada próxima da famosa Rota 66, em Amarillo no Texas, Estados Unidos. Criada em 1974 por Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, membros do grupo de arte Ant Farm, é constituída de dez modelos de automóveis da marca Cadillac.

.

Se você tiver mais alguma curiosidade sobre os Cadillacs, envia pra gente que divulgaremos aqui, contatos pelo e-mail: suporte@gasolinanaveia.com.br

.

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de Marcus Vinicius

.

Revisão de Jaderson Gomes

.

.

2017

Comments

  1. Bom dia , sempre curto suas reportagens , mas não ter uma parte desta reportagem destacada com o Cadillac de 1959, acaba por deixar um ícone de fora , por não dizer a matéria incompleta.
    Mas mesmo assim parabéns pelas sempre belas matérias!!!
    Forte abraço !!!

  2. EU TENHO UM CADILAC.1951..MOITO NOVO E BONITO..GOSTARIA DE SABER PORQUE ELE NÃO TEM O .P. NA CAIXA AUTOMATICA..POR FAVOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *