w1 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Compartilhe nas redes sociais

Fundada como Bentley Motors Limited por “Walter Owen Bentley” em 18 de janeiro de 1919 em Cricklewood, norte de Londres.  


Bentley
Times change,
quality is constant.

w1 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Walter Owen Bentley

mais conhecido como WO

16/Set/1888

13/Ago/1971

Designer distinto, imponência britânica, acabamento luxuoso e detalhado, imagem robusta, e uma tradição imbatível no segmento de automóveis de alto luxo.

w10 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Em agosto de 1919, “WO” registrou a Bentley Motors Ltd. e em outubro exibiu um chassi de carro, com motor simulado, no London Motor Show.  O engenheiro “Clive Gallop” projetou um inovador motor de quatro válvulas por cilindro para o chassi. A entrega dos primeiros carros estava programada para junho de 1920, mas o desenvolvimento demorou mais do que o estimado, então a data foi estendida para setembro de 1921.

w2 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Atualmente a Bentley está sediada em Crewe, no condado Inglês de Cheshire. Desde 1998 faz parte do grupo Volkswagen AG. Seu modelo mais famoso é o Continental, um luxuoso carro executivo, a marca também é famosa por fornecer carros de luxo à Família Real Britânica.

w14 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley State Limousine (Foto de 2014)

Já bem no começo de suas atividades a Bentley ganhou notoriedade quando foi campeã das 24 Horas de LeMans nos anos de 1924, 1927, 1928, 1929, 1930.

e1 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley sendo preparado para Le Mans

Na foto abaixo, em Le Mans 1924, WO Bentley no meio com os pilotos Frank Clement, à esquerda e John Duff à direita, e o Bentley 3 Litros, vencedor da prova.

w4 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

A corrida 24 horas de Le Mans de 1927 permanecerá conhecida por um acidente que ocorreu em uma curva no circuito conhecido como “La Maison Blanche”

w9 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
O Bentley nº 3 sendo recuperado após o acidente.

Jornais franceses contemporâneos relatam que o acidente ocorreu após 5 horas e meia da corrida, ao anoitecer. Carro nº 11, um Theophile Schneider, dirigido por Pierre Tabourin, entrou na curva muito rápido, perdeu o controle e atingiu um prédio perto da estrada. Ele acabou bloqueando parcialmente a estrada, ocasionando um desastre para a equipe da Bentley logo atrás. O Bentley nº 1, dirigido por Callingham, aproximou-se da curva a cerca de 110 quilômetros por hora e viu o número 11 muito tarde e desviou para a vala no lado oposto da estrada. Logo atrás veio o Bentley nº 2, dirigido por George Duller, ele também teve que desviar, então veio o Bentley nº 3 dirigido por Sammy Davis Benjafield, ele também atingiu o nº 1 em sua tentativa de evitar bater no nº 11. No entanto, o dano ao nº 3 foi menos extenso e Benjafield conseguiu realizar reparos de emergência e continuar a corrida.

w10 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Le Mans 1928
w11 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Le Mans 1929 (quatro Bentleys finalistas)
w12 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

A corrida de Le Mans de 1930 foi a quarta vitória consecutiva da Bentley e a última em que a empresa competiria. Depois de perdas financeiras catastróficas após o crash de 1929 em Wall Street e o subsequente colapso do mercado de carros de luxo, a Bentley se retirou das competições automobilísticas e sob o peso de aumentar as dívidas da empresa, foi vendida para a Rolls Royce em 1931.

w4 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley 3,5 Litre – 1934

Após a venda da Bentley em 1931 a produção foi interrompida por dois anos. Quando o novo Bentley 3,5 litros apareceu em 1933, era uma variante esportiva do Rolls-Royce 20/25, o que desapontou alguns clientes tradicionais, mas foi bem recebido por muitos outros. Anúncios da Rolls-Royce para os 3,5 Litros o chamaram de “o carro esportivo silencioso”, um slogan que a Rolls-Royce continuou a usar para os carros Bentley até a década de 1950.

w8 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental R1 Mulliner – 2002

Todos os Bentleys produzidos de 1933 a 2004 usaram chassis Rolls-Royce herdados ou compartilhados e motores Rolls-Royce adaptados.

images 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Conheçam alguns modelos “Bentley”

a1 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley 3,5 Litre DHC Kellner – 1934
z1 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley 4,5 Litre SC Drophead Coupe – 1931
z2 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Mark V – 1939
z3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Mark VI – 1947
z4 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Type R – 1952
z5 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Bentley R-Type Continental – 1952
z7 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley S1 Continental – 1959
z8 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley S2 Continental – 1962
z9 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley S3 Continental – 1965
z11 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley T1 – 1968
z12 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley T2 – 1978
z13 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Corniche – 1983
z14 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Camargue – 1983
z15 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental Convertible – 1990
z16 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental turbo – 1994
z17 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Mulsanne – 1992
z1 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Turbo R – 1991
z3 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental S – 1995
z4 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental T – 1996
z5 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Brooklands R Mulliner – 1998
z6 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Azure – 2003
z7 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Arnage – 2003
z8 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley GT Continental – 2011
z11 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental Flying Spur Speed – 2012
z12 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental GTC  – 2014
z13 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental Supersports – 2017
z14 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley-Continental-GTZ-Zagato – 2009

Bentleys atualmente em produção

z15 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Continental GT Conversível – 2019
z16 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
BENTLEY MULSANNE – 2019
z17 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Flying Spur – 2019
z18 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
Bentley Bentayga – 2019

Bentley comemora 100 anos com “Mulsanne WO Edition”

z23 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Luxuosa limusine criada para homenagear o fundador da marca

z22 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Pintado em tinta preta Onyx com rodas de liga leve pretas combinando e uma tira de capô de cromo, o “Mulsanne WO Edição” é denotado por um distintivo sutil pequeno no pára-choque dianteiro.

z24 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

De acordo com a Bentley, a empresa terá apenas 100 WO Edition Mulsannes e todos com tapetes de lã de cordeiro, copos de vidro de cristal, cortinas de privacidade nas portas traseiras e infotainment do banco traseiro.

z25 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

O Bentley nas pistas

z1 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Bentley Speed 8 é um carro de corrida, participou da classe Le Mans Prototype sendo desenhado por “Peter Elleray”, para as 24 Horas de Le Mans. Estreou em 2003 sendo o sucessor do EXP Speed 8 que estreou em 2001. O EXP Speed 8 marcou o retorno da Bentley às corridas depois de 73 anos fora das pistas.

Curiosidades

z3 3 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Bentley S2 Wendler Shooting Brake, construído em 1960 sobre o chassi de um Bentley S2 e usando um corpo especial fabricado pela empresa alemã Wendler Karosseriebau. Fabricado a pedido de um cliente anônimo, domiciliado no New York Yacht Club, trata-se de um modelo único no mundo.

z4 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Podemos chamar de um Bentley selvagem, batizado de
Bentley Continental GT Rally Edition. O cupê foi completamente transformado, preparado para ser um todo terreno, apareceu no programa de televisão Supercar Megabuild , da National Geographic.

Sempre pensando em atender seus consumidores e proporcionar um veículo que seja também a extensão de seu hobby, conheçam o Bentley Bentayga Field Sport (esporte ao ar livre). um carro preparado para caçadores.

z7 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

A maior coleção de carros do mundo em quantidade, cerca de 5000, pertence ao Sultão de Brunei, “Hassanal Bolkiah”, entre eles 362 Bentleys.

z8 2 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Um dos maiores admiradores da marca é o pop star “Elton John”, na foto com um de seus preferidos, um Bentley Continental 1957, adquirido e restaurado pelo cantor em 1976.

Fonte de Consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

vinicius foto 1 e1549500750430 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Matéria de

Marcus Vinicius

Patrocinado

zzxx1 1 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação
z10 - Bentley - 100 anos de luxo e sofisticação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *