Fundada em 1926 pela General Motors, durante 83 anos a Pontiac produziu automóveis, encerrando suas atividades em 2010

Pontiac – 1926

Conheçam a história da marca Pontiac

A Pontiac tinha como objetivo oferecer “mais por menos”, disponibilizando carros de alta cilindrada pelo mesmo preço dos concorrentes de apenas quatro cilindros.

Pontiac – 1928

Alguns anos depois de sua fundação, a Pontiac lançava um carro com 8 cilindros em linha, mais barato que os V8 de outras marcas, embora não tivesse o desempenho como ponto forte, tinha um preço acessível e era um 8 cilindros.

Pontiac Eigth – 1934

Criada para oferecer mais desempenho por menor preço, o resultado foi surpreendente, mesmo a partir dos anos 40, quando a economia passou a ser um fator importante para o mundo.

Pontiac – 1940

Para conquistar o público jovem com um bom poder aquisitivo, em 1956 passou a fabricar carros com maior apelo esportivo e disponibilizando motores V8.

Pontiac Star Chief – 1957

1964 foi o divisor de águas da Pontiac, o responsável por isso foi o lançamento do Pontiac GTO, considerado o primeiro “Muscle Car” da história, devido à sua aparência de linhas agressivas e motor de grande potência.

Pontiac GTO – 1964

Os números do teste do GTO impressionam até hoje, com potência declarada de 348 hp (352 cv), a aceleração era forte, chegando a 100 km/h em 4,8 segundos e acelerando o quarto de milha em 13,1 segundos. Só para se ter noção, o Mustang GT350 2016 com 535 cv faz em 12,5 segundos. Um carro americano de passeio em 1964 com este tempo era mesmo de tirar o fôlego.

Teste do Pontiac GTO em 1964

Lançado em 1967 o Pontiac Firebird, tornou-se o ícone da montadora, estabelecendo-se entre as principais marcas de esportivos da época.

Pontiac Firebird – 1967

Em 1969 apareceu a versão “Trans Am” do Firebird, em homenagem à categoria de corrida de mesmo nome, muito popular nos EUA. Apesar do nome, ele nunca participou de corridas, mas trazia um grande pacote de performance que dava outra vida ao carro. O Trans Am de 1969 foi pouquíssimo produzido, ainda com a cara da primeira geração dos Firebirds. Hoje é um item raro entre os colecionadores de automóveis.

Pontiac Firebird Trans Am – 1969

Em meados da década de 1970, veio a atualização do Firebird, agora também nas versões Formula e Trans Am, com mais força no motor V8 e itens de estilo bem chamativos.

O Pontiac Trans Am 1977, foi usado no Filme Agarra-me Se Puderes com o ator “Burt Reynolds”.

Pontiac Trans Am no Filme “Agarra-me se Puderes”

Em meados dos anos 1970, devido a forte crise do petróleo e financeira, a Pontiac mudou seu foco, produzindo modelos menores e econômicos, fato que durou longos 9 anos.

Pontiac Bonneville – 1979

A chegada da nova geração do Firebird em 1982, levou a montadora novamente ao segmento esportivo.

Pontiac Firebird – 1982

A série de TV A Super Maquina trouxe notoriedade à marca e colaborou com o aumento das vendas em 1984. A série tinha como coprotagonista um carro Pontiac Firebird.

Em 1984 o lançamento do Fiero, um modelo com bom preço agregado e bom desempenho, resgatando a ideia da montadora de “mais por menos”.

Pontiac Fiero – 1984

mais alguns modelos produzidos pela Pontiac

Pontiac Trans Am Firebird 1973 (foto postada por solicitação de nosso amigo e leitor Rubens Araújo)

Curiosidades

A Pontiac deriva seu nome do famoso chefe indígena de mesmo nome que liderou a guerra de Ottawa, homenageado por sua participação na resistência à ocupação britânica da região dos grandes lagos, que por sua vez ficou conhecida como Rebelião de Pontiac.

A revenda Royoal Pontiac localizada em Detroit, era conhecida como um dos pontos em que os Pontiacs de alta performance eram feitos. Asa “Ace” Wilson Junior era o responsável e tinha o suporte de Jim Wangers, responsável pela publicidade da Pontiac. Já em 1959 tinha como objetivo criar uma revenda especial focada em performance, como forma de difundir os equipamentos que a Pontiac oferecia para melhorar o desempenho de seus carros. Esta seria a forma da Pontiac ficar por dentro do mercado dos carros de alto desempenho. Como parte da propaganda, Wilson corria nas pistas de arrancada com um Pontiac Catalina 1959, preparado com peças que também estariam disponíveis para o público no balcão da Royal Pontiac.

Pontiac G8 – 2009

Em meio aos problemas financeiros e esforços de reestruturação da GM, a empresa anunciou em 2008 que interromperia a fabricação e comercialização de veículos Pontiac em 2010. Os últimos carros Pontiac foram produzidos em dezembro de 2009, com um último veículo em janeiro de 2010. Os contratos de franquia para os concessionários Pontiac expiraram em 31 de outubro de 2010, deixando a GM focada em suas quatro marcas norte-americanas: Chevrolet , Buick , Cadillac e GMC .

Fonte de Consultas: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Comments

  1. Matéria super legal que nos faz relembrar glamourosa história desse carro clássico parabéns ao relator dessa história que nos agraciou com está matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *