A Stutz Motor Car Company, foi uma fabricante americana de carros esportivos de luxo entre 1911 e 1935 em Indianápolis nos Estados Unidos.

A Stutz nasceu nas competições, obtendo grandes resultados durante sua trajetória.

Stutz Bearcat 1911

O início da produção de qualquer carro, em qualquer época sempre começa com uma boa história, e não seria diferente com a Stutz. Harry C. Stutz com seu amigo Henry F Campbell , começaram a construir carros em Indianápolis em 1911. Eles montaram este negócio depois de construir um carro em menos de cinco semanas o qual obteve o 11º lugar nas 500 milhas de Indianápolis daquele ano. O carro recebeu o nome de Stutz Bearcat.
A marca voltou à prova em 1912 e obteve a 4ª colocação.

O Stutz Bearcat
recebeu o slogan de
“O carro bem feito em um dia”

O Bearcat tinha um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro, um dos primeiros motores multi-válvulas produzidos. A Stutz também recebeu o crédito pelo desenvolvimento do “chassi suspenso”, uma invenção que melhorou muito a segurança em curvas.

A equipe da Stutz, a ‘White Squadron’ venceu os campeonatos nacionais de 1913 e 1915 antes de abandonar as competições em outubro de 1915.

Stutz – 1915

A Stutz era conhecida por produzir carros velozes, sendo também o primeiro carro esportivo dos Estados Unidos. A partir de 1924 produziu carros de luxo para os ricos e famosos.

Stutz 695 Roadster – 1925

Em 1922 veio a falência da Stutz, passando o controle acionário para Charles Michael Schwab e Eugene Van Rensselaer Thayer Jr. e em 1923 Frederick Ewan Moskowics também passou a fazer parte da administração da Stutz. Rapidamente a empresa se reorganizou e ganhou credibilidade por produzir carros seguros.

Le Mans – 1928

Em 1927 um Stutz estabeleceu o recorde mundial de velocidade, com média de 109 km/h correndo sem parar por 24 horas. No ano seguinte, um Stutz de 4.9 litros de propriedade do rico piloto francês Charles Weymann, pilotado por Robert Bloch e Edouard Brisson terminou em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans.

A Stutz Motor adquiriu os direitos de fabricação do “Pak-Age-Car”, um veículo de entregas leve.

No Salão de Nova York de 1932, quinze novos modelos Stutz foram apresentados, inclusive o Pak-Age-Car.

Stutz DV 32 – 1934

Em 1935 a Stutz Motor foi atingida pela queda das ações na bolsa de valores, vindo a entrar com pedido de falência em abril de 1937. Embora seus ativos tenham excedido seus passivos, os credores não conseguiram chegar a um acordo para a recuperação da empresa. Em abril de 1939 foi ordenada a sua liquidação.

Em agosto de 1968 o banqueiro de Nova York “James O’Donnell” comprou a Stutz Motor Car of America.

Um protótipo denominado Stutz Blackhawk foi produzido pela Ghia, estreando em 1970 usando mecânica da General Motors com transmissão automática, direção hidráulica, vidros elétricas, ar-condicionado, bancos elétricos e estofamento em couro. 

Elvis Presley comprou o seu primeiro Blackhawk em 1971 e depois comprou mais três. Frank Sinatra , Dean Martin , Evel Knievel , Barry White e Sammy Davis Jr. todos possuíam carros Stutz.

Vejamos alguns modelos “Stutz” produzidos a partir de 1971

Stutz Blackhawk Hardtop – 1971
Stutz Blackhawk Coupe – 1973
Stutz Blackhawk Sedan – 1981
Stutz Blackhawk Custom Sedan – 1975
Stutz Bearcat – 1979
Stutz Bearcat II
Stutz Victoria – 1985
Stutz Duplex – 1971
Stutz IV Porte 4-Door Sedan – 1979
Stutz Diplomatica Limousine
Stutz Royale – limusine super longa – 1977
Stutz Gazelle

Quando a Stutz encerrou a produção em 1935, teriam sido produzidos 35.000 carros. Nessa segunda fase a Stutz teve um sucesso razoável, a produção foi limitada e acredita-se que apenas 617 carros foram construídos durante a existência da empresa entre 1971 e 1995, sendo considerado o carro mais caro do mundo.

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Matéria de
Marcus Vinicius

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Matéria de abril/2019

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