.

 DeLorean Motor Company (DMC)

foi uma empresa automobilística norte-americana fundada por John Zachary DeLorean, em 1975. A companhia fabricou apenas um modelo, o DeLorean DMC-12, entre 1978 e 1982, ano de falência da empresa.

.

John Zachary DeLorean

Em termos de projeto, podemos dizer que foi um dos melhores para a época.

O chassi foi projetado pela Lotus, design de Giugiaro, e o responsável por unir tudo isso foi John DeLorean o pai do Pontiac GTO. Mas tudo de melhor ficou só no projeto, antes mesmo do lançamento já estavam atolados em dívidas, e desperdício de dinheiro público.

Qualquer boato ou mesmo o fato de dificuldades financeiras envolvendo um projeto já leva mais de 50% da sua credibilidade, e não foi diferente com o DeLorean.

Uma das grandes preocupações foi com a segurança das portas asa-de-gaivota, caso o carro se envolvesse em um acidente. Também esperava-se muito que ele tivesse um desempenho equiparado aos carros esportivos da época, mesmo sendo um motor de 6cc.

Mais um agravante: o comportamento dinâmico ficou comprometido devido ao motor ser montado na traseira, deixando o carro instável principalmente nas curvas. Todos esses fatos levaram ao fechamento da fábrica com apenas quatro anos de produção.

Em minhas matérias sempre dou destaque às virtudes e o bom desempenho do carro, tanto nas vendas quanto no dia a dia. Infelizmente com este carro não tive como começar desta forma, tudo que pesquisei me levou a este texto, mas nada é tão ruim que não possa melhorar. Então, daqui pra frente vou falar somente coisas boas sobre o DeLorean.

Atualmente um número muito grande dos carros originais ainda estão nas ruas, mesmo quase 40 anos após as últimas unidades serem fabricadas. Acredita-se que cerca de 6500 carros sobreviveram dos 8583 produzidos. Há uma comunidade muito ativa hoje em dia em torno dos carros, com clubes e proprietários apaixonados pelo modelo (pela foto acima… que paixão heim?).

Em 1995 o mecânico Stephen Wynne de Liverpool, começou uma empresa distinta usando a mesma designação “DeLorean Motor Company”, e logo depois adquiriu o estoque de peças restantes e o logotipo estilizado da marca registrada, “DMC”. A atual DeLorean Motor Company está sediada perto de Houston e nunca esteve ligada à empresa original, mas apoia os proprietários do DMC-12.

Em Dezembro de 2015 saiu um parecer em que os fabricantes de baixo volume poderiam construir até 325 réplicas por ano, atendendo parcialmente às novas normas de segurança e emissão de poluentes. Com isso Wynne começou idealizar a produção de novos DMC-12. Nem tudo são rosas: existe um entrave, o NHTSA, departamento que regula os transportes nos EUA, ficou encarregado de regulamentar estas réplicas, mas até maio de 2019, data desta matéria, nada foi feito. Será que um dia veremos o DeLorean de volta para o presente ?

.

Atualizando a matéria: Um novo capítulo (14/08/2022)

O DeLorean reaparece em 2022, agora um carro elétrico e será lançado no 71º Concours d’Elegance de Pebble Beach na Califórnia, que acontecerá em 21 de agosto de 2022, com produção limitada a 88 carros.

Por enquanto, os dados técnicos revelados indicam bateria de mais de 100 kWh e autonomia superior a 480 km de acordo com o ciclo EPA. VAMOS AGUARDAR

.

Agora… o melhor do DeLorean

Não fosse o filme “De Volta para o Futuro” acredito que a maioria dos carros produzidos já teriam virado sucata e ninguém estaria falando nele até hoje. Pois bem, vamos relembrar um pouco da trilogia que deu notoriedade ao carro.

Filme norte-americano de 1985 dirigido por Robert Zemeckis, escrito por Zemeckis e Bob Gale e estrelado por Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover e Thomas F. Wilson, conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox).No filme o ator representa o papel de um adolescente que volta no tempo até 1955.Ele conhece seus futuros pais no colégio e acidentalmente faz sua futura mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e, com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), encontrar um modo de voltar para 1985 a bordo da máquina do tempo chamada DeLorean. Na seqüência vieram “De Volta para o Futuro II e III, lançadas em 1989 e 1990. Vieram também uma série de desenhos, um brinquedo de parque de diversões, vários jogos eletrônicos e uma peça de teatro musical.

O ator Michael J. Fox, conhecido pela trilogia de De Volta para o Futuro, disse que não tem vontade de entrar em uma máquina do tempo. A frase foi ouvida em 2010 na estreia da versão remasterizada do longa em comemoração aos 25 anos de seu lançamento.

.

Matéria de Marcus Vinicius

.

Fotos meramente ilustrativas
Fonte: Sites relacionados

.

.

17/maio/2019

.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *