Duesenberg Automobile e Motors Company, inc. (também chamado de Duesy)

1913

Foi uma empresa fabricante de automóveis de luxo nos Estados Unidos, fundada em 1913 na cidade de Des Moines, Lowa , pelos irmãos Frederick e August Duesenberg. Os irmãos nascidos na Alemanha  em 1876 e 1879 respectivamente, eram engenheiros autodidatas e montaram diversos carros experimentais.

Os Duesenberg foram considerados um dos melhores carros de sua época, montados artesanalmente entre 1913 e 1937

Model A – 1921

 

Indianapolis – 1924

Também produzidos para competições automobilísticas, venceu as 500 milhas de Indianápolis nos anos de 1924, 1925 e 1927

1924

Usado também como Safety Car em Indianápolis

Foi o primeiro carro produzido nos Estados Unidos a vencer o “Grande Premio da França” em 1921 pilotado por Anthony Murphi  no circuito de Le Mans.

Carro de corrida de 1927, está atualmente no Museu Auburn-Cord-Duesenberg (A-C-D) em Auburn, Indiana.

Duesenberg SJ Mormon Meteor Speedster 1935, vendido em um leilão pela Gooding & Co em agosto de 2004 por US $ 4,5 milhões

Ckark Gable

O Duesenberg ficou famoso na América e na Europa por seu extremo luxo, e eram propriedade de nobres como o Duque de Windsor e o Rei da Espanha, também foram os preferidos de famosos, especialmente das estrelas de Hollywood como Greta Garbo, Ckark Gable e Gary Cooper.

Greta Garbo em seu “Duesenberg J Victoria de 1933
Gary Cooper e seu “Duesenberg SSJ 1935

Duesenberg SSJ

Apenas dois Duesenberg SSJ foram fabricados. O que pertenceu a Gary Cooper, e outro dado em comodato a Clark Gable, que acabou por não comprá-lo. Consta que os dois apostavam corridas pelas ruas de Hollywood. O que dava visibilidade ao carro, e diziam “O único carro que pode ultrapassar um Duesenberg é outro Duesenberg, se o motorista do primeiro permitir”.

Alguns modelos Duesenberg e sua produção

1921-27: Modelo A (cerca de 650)

1926-27: Model X (13)

1927: Modelo Y (1)

1929-37: Modelo J (435)

Automoveis Carros Duesenberg J Luxo Potencia Carros Americana, Carros Clássicos Antigos, Carros Desportivos De Luxo, Carros Customizados, Cavalos, Desporto, Trens, Auburn, Grande Prêmio

1929 – Duesenberg J – Le Baron Convertible

1932-37:  Modelo SJ (36)

1933-36:  Modelo SSJ (2)

 

O fim dos Duesenberg

A evolução técnica teve um revés decisivo em 1932 quando Fred Duesenberg perdeu a vida em um acidente enquanto dirigia uma versão superalimentada do Model J, ou seja, a que mais tarde evoluiria para os modelos SJ e SSJ, os mais recentes produtos em pequenas séries do Duesenberg. A produção cessou definitivamente em 1937 com o fracasso do grupo Cord.

.

Os Irmão Duesenberg em 1925

August na esquerda e Fred na direita

.

Curiosidade

Duesenberg Model A, embora nunca tenha sido conhecido por esse nome. O primeiro carro de passageiros projetado e construído por Fred e Augie Duesenberg em 1920, era conhecido simplesmente como Duesenberg Straight 8.

 

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

16/maio/2021

.

Comments

  1. Parabéns ao Gasolina na Veia por nós presentear com mais essa bela reportagem, agora relembrando a Duesemberg, uma das marcas icônicas da época aurea do automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *