.

Tudo começou em 1903 na pacata cidade de Milwaukee,

no estado de Wisconsin, Estados Unidos.

h1

Em uma aventura, dois jovens amigos decidiram deslocar-se mais rápida e confortavelmente, principalmente nas subidas. Para atingirem esse objetivo adaptaram um motor ao quadro das suas bicicletas. Eles eram Arthur Davidson, de 20 anos, e William S. Harley de 21 anos.

William S. Harley e Arthur Davidson

Sem saberem, durante os três anos seguintes iriam fazer nascer a marca de motos mais admirada de sempre.

h2

O primeiro protótipo construído tinha, entre outras características, uma lata de conservas como carburador. Apesar de ter sido construído já com a ajuda de Walter Davidson, irmão de Arthur, os resultados foram medíocres. O motor era demasiado fraco para conseguir subir a menor elevação sem a ajuda dos pedais.

fundad

Persistindo na construção da bicicleta motorizada, começaram imediatamente a trabalhar num segundo protótipo, usando  desta vez um motor de 405 cm³, bem mais poderoso que o inicial. Nesta segunda versão receberam também a ajuda do inventor norueguês Ole Evinrude, cuja experiência em motores foi muito útil.

d5

Na sua minúscula oficina de 8 metros quadrados, no quintal da casa dos Davidson’s, entre erros e acertos ,finalmente conseguiram obter a sua primeira criação, a lendária Silent Grey Fellow, com potência de 3 cavalos, válvula de admissão automática e transmissão com correia. Produziram 3 modelos em cinza, a cor da marca.

A primeira fábrica da Harley-Davidson nasceu em 1906. Tinha 216 metros quadrados e permitiu uma produção de 50 motos no primeiro ano. O ano seguinte foi excelente para a empresa, Harley terminou a faculdade como engenheiro mecânico, a fabrica expandiu-se e a polícia americana tomou a decisão de se equipar com motos Harley-Davidson, lançando definitivamente a marca. Foi também neste ano que uma importante inovação técnica surgiu: o primeiro modelo com motor a 45º V Twin com 880cc, 7 cavalos de potência e atingia os 100km/h, algo sensacional para a época.

h3

Ate 1913 as motos só pegavam no tranco ou então na pedalada, dai inventaram o pedal de partida. Em 1914 a Harley-Davidson começou a apoiar corredores independentes conquistando muitos títulos.

h11

Em 1917 os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial e a Harley-Davidson  produziu motos para serem usadas na Guerra. Durante este período, com a produção de motocicletas para civis suspensa na Inglaterra, os motociclistas que não estavam no combate foram obrigados a olhar para motos de fora, fazendo com que a fama da Harley aumentasse ainda mais.

Essa é muito interessante: Harley-Davidson motorcycle ambulância – 1920

h12

Em 1921 a Harley foi a primeira moto a ganhar uma corrida com a grande velocidade de 100 milhas por hora. Em 1926, surge o tanque em forma de gota, que virou marca registrada da companhia. Também em 1929, a industria de motocicletas e a industria automobilística passaram por uma crise, muitas fábricas fecharam. Nesta época a Harley-Davidson, assim como as outras, também foi atingida, fazendo com que a produção baixasse de 32.000 motos por ano para 6.000 ate 1933.

Com o fim da crise em 1933, a Harley, para atrair compradores, começou a pintar as motos em varias cores diferentes e colar decalques.

A Harley-Davidson produz em média 280 mil motocicletas por ano, estando presente em todos os continentes do planeta, oferecendo 28 modelos diferentes (entre eles os famosos Fat Boy, The Sportster e Electra Glide) em seus mais de 1.300 pontos de vendas.

h222

Além de motocicletas, a marca vende atitude, comercializando roupas e acessórios. The Harley Owners Group, famoso clube dos proprietários e fanáticos por Harley-Davidson, conta com mais de 700 mil associados no mundo todo.

.

.

Marcus Vinicius

.

.

.

26 de setembro de 2019

.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *