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1963 Ford Galaxie 500 R-Code Factory Lightweight Emblem Photograph ...

O Ford Galaxie foi fabricado pela Ford no Brasil de 16 de fevereiro de 1967 a 2 de abril de 1983, totalizando 77.850 uni­­dades produzidas. Trata-se de um modelo sedã luxuoso, contando inclusive com ar condicionado e direção hidráulica já no fim da década de 1960, itens considerados opcionais até hoje em muitos carros.

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Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa, com acabamento do painel e das portas melhorado, teto em vinil, ar condicionado e câmbio automático opcional (hidramático, como chamado na época).  O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático, e o segundo a ter ar condicionado. Foi responsável por popularizar esses itens no país. A versão era equipada com um novo motor 292cv V8.

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Em 1970 surgiu o Galaxie Standard, ou somente Galaxie. Era uma versão de entrada do luxuoso sedã. Não possuía direção hidráulica, relógio e rádio. Também vinha sem a maioria dos frisos,  calotas pequenas e pneus comuns sem faixa branca.

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O Landau foi apresentado na linha 1971, oferecia  além do teto de vinil, vigia traseiro menor, aplicações em jacarandá no painel e nas portas, forrações finas no interior e um adorno em formato de “S”, que caracterizava o modelo.

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Em 1973, ganhou novo capô, nova grade, teve a traseira redesenhada (e mais uma vez ganhou novas lanternas), novas calotas, frisos redesenhados e uma maior diversidade de cores. Em 1974 e 1975 não houve maiores mudanças.

Para a linha 1976 o Galaxie passou por grandes mudanças estéticas. Os faróis passaram a ser dispostos horizontalmente, assim como as lanternas traseiras divididas em 3 segmentos em cada lado, mantendo a característica dos piscas traseiros sempre funcionando nas luzes de freio. As lanternas dianteiras passaram a ser maiores, mais envolventes e em posição vertical.

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Em 1978 toda a linha recebia novo volante de 4 raios, além de novo padrão de estofamento, e de nova cor cinza exclusiva para o Landau. Também recebeu pneus radiais e suspensão recalibrada.

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Para 1980 só eram disponíveis os modelos LTD e Landau. Por causa da crise do petróleo, foi lançada a versão com motor 302 movido a álcool com enorme tanque de 107 litros.

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Em 1981 as luzes de marcha a ré voltam a ser integradas às lanternas traseiras, desta vez ocupando o lugar onde até 1980 acendia o terceiro par da meia-luz traseira. Foram adotados também suspensão recalibrada e novas pinças de freio.

NAS PISTAS

O Galaxie fez bonito também nas pistas, no início da década de 1980, surgiu a categoria “Turismo 5000”, ou apenas T5000, disputada no anel externo do Autódromo de Interlagos. Nela participavam os carros com motorização V8, como: Maverick, Dodge Dart, e Galaxie. O Galaxie, não era propriamente  um carro arrojado para esse tipo de competição, devido ao seu tamanho, peso e suspensão, mas depois de algumas alterações no gigante, como, retirada de bancos, frisos, forros e todo tipo de peso dispensável, e acrescentado um motor 302cv, ele competia de igual para igual com os demais.

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Em 2 de abril de  1983 o Galaxie saiu de linha totalizando 77.850 unidades produzidas em seus 16 anos de luxo. Mesmo assim o carro recebeu a primeira calota presa com parafusos (rosqueadas). Neste último ano somente 125 unidades foram produzidas. Nesta época, com o agravamento da crise do petróleo, diminuiu a procura pelos sedãs grandes, o que levou a Ford a encerrar a produção deste que foi o mais luxuoso automóvel produzido no Brasil.

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Matéria de

Marcus Vinicius

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Fevereiro/2017

Comments

  1. Caros amantes do Galaxie: Tenham certeza que nunca mais o Brasil fabricará um carro dêsse. Somos previlegiados de termos vivido e usufruido dias tão maravilhosos nêsses deliciosos carros. Quem ainda possui algum desses cuide e guarde com muito carinho. Forte abraço, Fernando Macêdo, Natal RN

  2. Com certeza o Ford Galaxie foi e sera o maior e melhor carro produzido em nossa terra. A Ford apostou no Brasil na década de 60 e 70 com excelentes automóveis, haja visto outro ícone, o Maverick. Produtos atuais em produção no mais exigente mercado mundial, os EUA.
    Uma característica sempre presente nos produtos FORD nessa época eram os materiais de acabamento de primeiríssima qualidade, e uma suspensão impecável, onde o único ruido que a gente escutava dentro do carro era o barulho da borracha do pneu sobre as imperfeiçoes do asfalto. Na marcha lenta era possível escutar o tic-tac do relógio do painel.

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