Histórias curiosas de alguns carros

x1

      Veículo Benz, ano 1913, utilizado pelo escritor brasileiro Rui Barbosa. É considerado o carro mais antigo da empresa Mercedes-Benz existente no Brasil. O veículo está exposto na Casa de Rui Barbosa (Museu), na Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro-RJ.

x2

      PROTOS 1908, de fabricação alemã, que pertenceu a Barão do Rio Branco. É considerado o único exemplar no mundo em perfeitas condições de funcionamento. O veículo foi completamente restaurado e se encontra exposto no Museu Histórico Nacional na praça 15.

x3

      CHEVROLET CORVAIR modelo Monza, da década de 60, foi o primeiro carro de série a utilizar Turbo. Tinha motor de 6 cilindros opostos, bloco de alumínio, refrigerado a ar, 145″ e 150HP.

x4

      FORD MODELO T, primeiro carro produzido em linha de montagem, era oferecido apenas na cor preta. No Brasil o modelo ‘T’ foi apelidado de  “Ford de bigode” devido as duas manetes na coluna de direção, uma para o avanço de centelha e outra, do acelerador, que era de mão

x5

      CHEVROLET CORVETTE o primeiro veículo de fibra de vidro fabricado em série. Produzido a partir de 1953.

x6

      A indústria automobilística americana começou modestamente em 1896 quando a Duryea Motor Wagon Company of Springfield, Massachusetts vendeu 13 veículos idênticos movidos a gasolina. A montagem destes 13 exemplares é considerada a primeira produção em série de carros americanos. A Companhia duraria só três anos. Dos 13 fabricados este é o único veículo ‘sobrevivente’.