O sonho de muitos playboys

As mais famosas transformações realizadas no Passat eram feitas em São Paulo, pela Dacon. Importante concessionária VW, desde 1974 ela já oferecia um pacote de equipamentos para os consumidores que desejassem personalizar seu Passat. Entre os itens oferecidos, sobre-aros cromados, volante Motolita, teto solar de lona, vidros elétricos e conta-giros. Na parte mecânica, era possível equipar o Passat com dois carburadores Weber 40, comando 290º e demais alterações que aumentavam a potência do motor original. Outros itens que marcaram posteriormente os modelos Dacon eram as lanternas “modelo exportação” (com a área da seta em laranja, ao contrário do vermelho da época) e os frisos dos vidros e da dianteira do TS pintados de preto.

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Além de oferecer equipamentos a carros “normais”, a Dacon também projetou diversos projetos de alteração de carroceria utilizando o Passat como base. Em uma época de importações proibidas, a empresa oferecia opções atrativas a quem procurava um carro diferente. Os modelos podiam ser equipados conforme o gosto do comprador e o preço cobrado por essa exclusividade poderia alcançar o dobro do valor de um Passat 0km. Possuir um Passat Dacon era um símbolo de status.

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E quem buscava exclusividade certamente poderia encontrá-la no modelo 180 S. Sua característica marcante eram as alterações na parte traseira da carroceria, que possuia um curioso desenho onde o grande vidro traseiro formava uma bolha.

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Nenhum Passat da empresa ficou mais conhecido do que o Dacon 180 D. Conhecido nos anos 80 como o “carro dos jogadores de futebol”, o 180 D possuia carroceria em formato 3 volumes, com uma traseira que lembrava a dos Del Rey. As lanternas de Brasília e pára-choques pintados na cor da carroceria conferiam mais um toque peculiar ao estilo do carro. Foi o modelo mais vendido entre os Passat Dacon e ainda hoje é possível encontrar alguns rodando.

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Durante os anos 70, a Dacon projetou outras alterações na carroceria do Passat. Uma das mais interessantes tentativas dentre os modelos fora-de-série com base no Passat foi a perua Brake, em 1978, que visava ocupar um nicho do mercado brasileiro onde o Passat nunca participou. Utilizando como base a versão LS, o resultado pode ser visto nas fotos. O Passat Brake foi projeto com versões de duas e quatro portas, que agradavam em luxo e espaço.

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A concessionária Dacon fechou as portas nos anos 90, após fazer história não só com suas transformações com base no Passat, mas também com modelos exclusivos (como o Dacon 828 e o Nick), diversos outros modelos VW transformados ou equipados conforme o bom gosto da empresa e pela lendária equipe de competições nos anos 60 com seus Karmann-Ghia equipados com motores Porsche pilotados por ases como José Carlos Pace, Emerson e Wilson Fittipaldi. E por isso, ainda tem uma legião de fãs saudosos pelos velhos tempos.

                       Dacon 828                                               Dacon Nick