m6
Morgan Aero Super GT3 2009

Morgan Motor Company Ltd. é uma empresa automobilística britânica . Fundada em 1909 por HFS Morgan e dirigido por ele até 1959. Seu filho, Peter Morgan, dirigiu a empresa até alguns anos antes de sua morte em 2003.  Todos os carros são montados à mão. A produção anual é de 650 unidades. A lista de espera para um carro é de cerca de 1 a 2 anos, tendo atingido 10 anos no passado. Valores que ostentam a marca Morgan são: tradição, artesanato, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

m1

O “três rodas”: O primeiro carro fabricado pela Morgan Motor Company (MMC) foi exibido no Olympia Motor Show, em Londres. Duas unidades foram 3 rodas, um com 8hp de dois cilindros e o outro um motor 4hp de cilindro único.Eles estabeleceram a famosa coluna de suspensão dianteira deslizante.

zzaq.jpg

A gama “três rodas” foi concluída com versões familiares de 4 lugares, esportes e comercial, muito popular e um grande sucesso de vendas devido ao seu baixo preço. A produção dessas unidades continuou até meados dos anos 50, mas já praticamente simbólico, em 1936 foi apresentado o novo modelo “4/4” com 4 rodas e motores de 4 cilindros substituiria o “três rodas” .

m2
Morgan 4/4 1936

O Morgan 4/4 está em produção contínua desde 1936, o nome aparece nesta data 4/4 quando o primeiro 4-wheel drive de 4 cilindros é projetado e fabricado pela Morgan e, assim, diferenciá-los dos “três rodas”. Em 1954, ele substituiu o radiador direto por uma grade do radiador estilizado e mais aerodinâmico colocando dentro dele. Desde a sua criação a 4/4 refere-se ao menor deslocamento motor dentro da gama, a cilindrada do motor foi aumentada de seu motor original Coventry Climax de 1122cc Ford Sigma para a corrente 1.6 – 110hp litro (82kW) de características muito leves, o que torna o veículo com um peso total abaixo de 800 kg. Também é notável por ter um corpo em alumínio, montado sobre uma suspensão inferior.

m3
Aero 8

O Aero 8 era derivado do carro de competição GT2, concluído em 1995 e desenvolvido por Chris Lawrence, Andy Rouse e Harvey Bailey. O conversível de dois lugares pesava 1.100 kg e tinha suspensão independente nas quatro rodas, câmbio de seis marchas e um belo painel de instrumentos em alumínio. Sua velocidade máxima era de 258 km/h. Em 2002 surgia a série especial Le Mans 62, disponível tanto para o 4/4 como para o Plus 8, para comemorar os 40 anos da participação da Morgan na corrida francesa de 24 horas em 1962. Os carros vinham com capota rígida e detalhes de estilo dos carros da prova. A produção foi limitada a 80 unidades.

Fotos de participações da equipe “Morgan” em “LeMans”