Os carros que todos conhecem, com os pilotos que ninguém conhece.

saf-1
Porsche 914, o primeiro Safety Car da F1 em 1973

O Safety Car ou carro de segurança é um carro que entra na pista, para limitar a velocidade dos pilotos em caso de acidentes ou obstrução da mesma. Nesses casos, ele se posiciona à frente do líder da corrida e todos os carros devem manter as respectivas posições, não podendo fazer ultrapassagens. O Safety Car foi usado pela primeira vez nas 500 milhas de Indianápolis, em 1911, e na Fórmula 1, foi usado pela primeira vez no GP do Canadá de 1973. Foi introduzido oficialmente em 1993, depois de uma série de acidentes e incidentes durante as corridas. Desde 2007, todos os carros têm um sinal luminoso no volante para indicar que bandeira está sendo acenada. Um sinal amarelo indica que o SC foi acionado.  Liberada a pista, depois de um aviso luminoso com uma volta de antecedência, o Safety Car , deixa a pista e a corrida pode ser retomada. A pit lane é fechada logo após a entrada do Safety Car, e os carros só podem ir para os boxes, depois que todos estejam alinhados atrás dele, e na entrada da pit, apareça o aviso luminoso “pit lane aberta”.

saf-2

Safety Car da Fórmula 1 no Brasil em 1993, tendo o privilégio de levar nada menos que Ayrton Senna na comemoração da vitória em Interlagos.

Bernd Mayländer

Atualmente o piloto do Safety Car é o Alemão Bernd Mayländer de 45 anos. Piloto profissional, iniciou sua carreira no Kart, onde foi até 1980. Participou da Formula Ford, Porsche Carrera Cup, em 2000 foi o vencedor das 24 horas de Nürburgring com  um Porsche 911 GT3-R.

saf4

Bernd é o responsável pelo Safety Car desde o ano de 2000.

saf-11Curiosamente, durante o Grande Prêmio da Austrália em 2006 , ele levou a corrida para mais voltas do que qualquer outro piloto, exceto o vencedor Fernando Alonso , por causa de suas saídas múltiplas, e necessárias para a pista depois de numerosos acidentes e problemas.