Futebol de carros na década de 1970

q3

Foi um esporte disputado por alguns clubes do Rio de Janeiro durante a década de 1970. O médico Mário Marques Tourinho, quem teve a ideia e a iniciativa. Na época o médico era diretor do serviço médico do América Futebol Clube e também médico da Associação Carioca de Volantes de Competição. No final da década de 60 Tourinho, fã de futebol e automobilismo, teve então a ideia de juntar as duas coisas.

q2

Equipes de América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco foram formadas e disputaram o Campeonato Carioca de Autobol. Alguns jogos  tiveram a sua bilheteria esgotada, tendo assim em alguns casos mais torcedores que os jogos de futebol. A maior parte dos jogos foi disputada no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma, e também no Campo do Colégio Santo Inácio.

O objetivo do jogo era acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em traves oficiais de futebol. O veículo mais usado era o Gordini que, além de barato tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.

q8.jpgAs competições eram destaque em diversos jornais, muitas vezes atraindo mais público que as partidas de futebol.

q1

O sucesso dos primeiros jogos foi tamanho que, em 1973, foi instituído o Campeonato Carioca de Autobol, disputado por equipes representando Fluminense, America, Flamengo e Vasco. No ano seguinte, o Botafogo entrou no lugar do America. Os carros eram pintados com as cores dos clubes, e possuíam os escudos e os números, como se fossem as tradicionais camisas do futebol. Com o estouro da grave crise mundial do petróleo, a fase do Milagre Econômico acabou, as competições automobilísticas sofreram severas restrições no Brasil, e a prática do Autobol cessou definitivamente.