Aconteceu em 10 de agosto de 1958 a “II Subida de Montanha”, prova de velocidade realizada na Estrada Velha de Santos, o antigo Caminho do Mar, utilizado pelos paulistanos para ir e vir da Baixada Santista.

A prova do Caminho do Mar reunia aficionados por carros e competições no pé da serra, para cumprir a subida de 7,2 km no menor tempo possível. O regulamento da prova dividia os automóveis em duas classes, os normais e os especiais. Os primeiros eram originais de fábrica, com preparo livre porém mantidas as características principais, com classificação em quatro categorias, até 250 cm3, até 1.300 cm3, até 2.000 cm3 e Força Livre. Os especiais eram carros de corrida, com qualquer motor, chassi, suspensão e freios, separados em duas categorias, até 2.500 cm3 e Força Livre.

Foi a classe normal que reuniu a maior quantidade de participantes, todos com modelos mais conhecidos do público, como DKW, Fusca, MG ou Porsche. O vencedor da categoria até 250 cm3 foi Álvaro Andrade, com Romi Isetta; até 1.300 cm3 venceu Flavio Del Mese, com DKW; até 2.000 cm3 o Porsche de Guy Whitney foi mais rápido e na Força Livre venceu a prova Waldemyr Costa, com Nash Healey. Na categoria até 1.300 cm3 havia ainda MG, Simca 1200 francês, e Fiat 1100. Até 2.000 cm3 participaram Citroën 11 Légère e Porsche.

q6

A prova estava marcada para as 8:00 hs da manhã, mas só foi dada a largada as 10:15 hs por motivo de segurança, pois, a partir da chamada curva da morte até o topo da serra a neblina tomou conta da estrada, impedindo totalmente a visibilidade no local. Mesmo aguardando todo esse tempo, na hora da largada ainda não havia dissipado toda neblina, mesmo assim a prova transcorreu sem transtornos.

Muitos pilotos foram impedidos de  participar da II Subida de Montanha por uma razão hoje óbvia,  a falta do capacete. A comissão organizadora foi firme na questão e seguiu as regras da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, com a supervisão da Comissão Desportiva Regional do ACB e pela Polícia Rodoviária. 

q28

Muito interessante esta foto do pai com o filho pequeno assistindo a prova.

q1