IMG_2611

O “Gasolina na Veia” sempre presente nos grandes eventos, esteve no dia sete de maio de 2017 na cidade mineira de Poços de Caldas, prestigiando o encontro mensal do “Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas”

A cidade de Poços de Caldas, se destaca pela beleza arquitetônica, sua natureza, pelas  fontes de águas e sem dúvida, pela quantidade de colecionadores de carros  antigos, que preservam a memória do automóvel, com grande variedade de marcas e modelos.

Destaque para esta Ford F100 ano 1954, placas pretas, motor V8 original

As visitas a Poços de Caldas são sempre muito agradáveis

Poços de Caldas é um município do estado de Minas Gerais. Segundo estimativa do IBGE em 1º de julho de 2016, é o 15º município mais populoso, com 164.912 habitantes.

Muito elogiado este fusquinha 2 janelas na traseira do “Clube do Fusca”

IMG_2647IMG_2648

UM POUCO DA HISTÓRIA DE POÇOS DE CALDAS

A história de Poços de Caldas começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, no século XVII, encontradas no fundo de uma caldeira vulcânica. As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade do município desde os seus primórdios.

IMG_2661IMG_2658

Desde 1886, funcionava no município uma casa de banho, utilizada para tratamento de doenças cutâneas. Ela se servia da água sulfurosa e termal da Fonte dos Macacos. Em 1889 foi fundado, por Pedro Sanches, outro estabelecimento para o mesmo fim, captando água da Fonte Pedro Botelho, no local onde está o parque infantil Darcy Vargas. Ali, a água sulfurosa subia até os depósitos por pressão natural. O balneário não existe mais. Em seu lugar foram construídas, no final dos anos 20, as Thermas Antônio Carlos, um dos mais belos prédios do município.

IMG_2608

Uma caminhada pelo centro de Poços, sempre nos reserva surpresas agradáveis como: ver esta “Jardineira Chevrolet Gigante” ano 1933 sendo  protagonista de passeios turísticos pela cidade.

Poços recebeu seu primeiro visitante ilustre, o Imperador Dom Pedro II, em outubro de 1886.  Ele esteve na “freguesia”, acompanhado da imperatriz dona Tereza Cristina para a inauguração do Ramal da Estrada de Ferro Mogiana. Três anos depois, em 1889, o município foi desmembrado do distrito de Caldas e elevado à categoria de vila e município. A prosperidade e o luxo tiveram seu grande momento em Poços de Caldas enquanto o jogo esteve liberado no Brasil. Pelos salões do Palace Casino e do Palace Hotel desfilava a nata da aristocracia brasileira e até de outros países. O presidente Getulio Vargas tinha uma suíte especial no hotel, com a mesma decoração da que ele usava no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital do país. O quarto ainda hoje preserva os móveis e o estilo da época. Mas uma das maiores atrações do hotel continua sendo sua piscina térmica, construída num suntuoso salão sustentado por colunas de mármore de carrara.

Por favor, não digam que eu me perdi na reportagem, o intuito é mostrar os carros antigos e um pouco da história do local. Afinal, Gasolina na Veia também é cultura.

Fotos atuais e texto: Marcus Vinicius