Os primeiros veículos produzidos eram feitos de madeira, na verdade, eram carruagens motorizadas. O motivo era a facilidade e abundância de madeira, seu valor era infinitamente inferior ao metal e mais fácil de trabalhar.

w2

A medida que os automóveis iam evoluindo, a madeira ia sendo substituída pelo metal, tornado-se apenas acabamento em pequenas partes do veículo, como por exemplo, o painel e as peças do interior dos carros mais sofisticados.

w4

Pelo seu baixo preço de custo, nos primeiros ônibus chamados de “Jardineiras”, e nos primeiros caminhões de cargas, a madeira era utilizada em grande parte de sua estrutura e acabamento.

Já em 1928, a primeira Station Wagon conhecida da história, foi lançada pela Ford, originária do modelo “A”, com capô, para-lamas, e mais algumas peças em metal, e todo o resto do corpo do carro era em madeira.

w7

Os “Woodies” eram populares nos Estados Unidos, produzidos como variantes de sedans,  geralmente fabricados como conversões de veículos regulares, por parte de terceiros, e também por algumas empresas de carpintaria grandes e respeitáveis.

w8

Apesar da grande evolução dos automóveis, entre o final da década de 1930, e o início da década de 1940,  a indústria automotiva americana ainda oferecia seus modelos “tipo perua” com acabamento em madeira.

w9

Com o final da segunda grande guerra mundial, em 1949, o aço ficou mais barato, então, as grandes montadoras já não tinham mais interesse na produção de automóveis com acabamento em madeira, por motivos econômicos e ecológicos. O último automóvel produzido com acabamento em madeira foi o Buick Super State 1953.

w10

Após este período, não pense que os “Woodies” foram esquecidos e abandonados. Eles começaram a aparecer nas praias da Califórnia através dos surfistas. Eram carros com muito espaço para transporte das pranchas, oferecidos por baixo preço, pelo simples motivo de seus donos não se interessarem mais.

w11

Era muito comum, durante a década de 1970, ver grandes peruas americanas com apliques imitando madeira.

w12.jpg

Mas, os “Woodies” ainda sobrevivem…

w13

Todos os anos, os proprietários dos “Woodies” se reúnem em Santa Cruz na Califórnia, para uma grande festa de carros e surfistas, é o  “Woodies on the Wharf” 

w14