.

.

O BLUE CLOUD é o maior evento de carros da marca DKW Vemag das Américas. O Encontro Internacional de Veículos DKW Vemag reúne anualmente mais de 150 veículos, vindos de diferentes partes do Brasil e de países da América do Sul.

BLUE CLOUD – NUVEM AZUL

2024 é a vigésima edição e passa a integrar oficialmente o calendário de eventos de Poços de Caldas, uma cidade que além do turística é palco de grandes eventos automotivos.

VAMOS CONHECER A MARCA

Em novembro de 1956, a Vemag coloca no mercado a camioneta DKW F-91 Universal, derivada do sedã alemão F-91 e de sua Woodwagon, produzidos pela Auto Union. Essa camioneta (assim chamada na época) era montada com componentes importados da Alemanha. A Vemaguet, iniciou sua produção em 1958, montada pela “Vemag”, sob licença da fábrica alemã DKW até 1967, juntamente com o “Grande DKW Vemag”.

.

Inicialmente era conhecida apenas como “Camioneta DKW-Vemag” ou como “Perua DKW-Vemag”, recebendo a denominação de Vemaguet apenas em 1961.

.

O “Grande DKW”, recebeu a denominação de “Belcar” também em 1961

.

Até 1963 as portas dianteiras abriam ao contrário, da frente para trás, no sentido do conforto, conquistando o apelido de portas “suicidas” (conforme os americanos se referem a este tipo de abertura) ou portas “deixa ver” ou “DêChaVê” (como ficou comum no Brasil).  Esta última denominação refere-se obviamente ao uso dessas portas por mulheres vestindo saias.

.

GT Malzoni é um automóvel esportivo brasileiro projetado por Rino Malzoni e produzido entre 1964 e 1966. Idealizado inicialmente apenas para competições, utilizando chassis e mecânica DKW (representada no Brasil pela Vemag) e carroceria em fiberglass; este veículo foi produzido em duas versões: uma espartana, para as pistas de corrida, e outra, de passeio, que posteriormente daria origem ao Puma GT (conhecido também como Puma DKW) e à marca Puma. Estima-se que tenham sido produzidos aproximadamente 35 exemplares.

.

O “Candango” foi produzido no Brasil pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW entre 1958 e 1963. Foram produzidas 5607 unidades, mas algumas fontes falam em 7868 unidades. O nome Candango foi dado em homenagem aos operários que participaram da construção de Brasília, inaugurada em 1960, chamados de candangos. Era derivado do off road alemão Munga.

.

Em 1964 é lançado no mercado o DKW Fissore. Neste ano a Vemag contava com 4.013 funcionários e uma área de 87.000 m². Seus veículos eram montados com praticamente 100% de peças nacionais.

.

Hernando Di Pace e seu amigo Cláudio Morillo, vieram de Buenos Aires na Argentina, em uma viagem de 3 dias, 2.400km. Pace, que pela quinta vez vem a Poços, é dekaweano há 15 anos.

.

Os irmãos Sebastián e Felipe Aste, juntamente com o amigo Pablo Bonnet, percorreram mais de 2.000 km, da cidade de Concepción del Uruguay, província de Entre Rios, na Argentina para prestigiarem o Blue Cloud. Sebastián Aste comenta que atravessar os dois países vendo lindas paisagens brasileiras pela janela do DKW é indescritível. “Já é a quarta vez que viajo a Poços para o encontro e a cada viagem o Brasil fica muito mais bonito.

2025 TEM MAIS

.

Fotos: Maria Rita

.

Texto: Marcus Vinicius

.

.

25/AGO/2024

Comments

  1. Parabéns Marcos! Belíssimas reportagem e fotos! Infelizmente não pude participar do Blue Cloud que seria quinta vez,pois tenho a DkW a 61 anos, desde 0 km comprada em Campinas em 1963. VOU fazer de tudo pra ir no próximo! Se eu não for, pelo menos o carro vai!Tem muita história! Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *