.
A Tatra foi uma fabricante de automóveis luxuosos na Tchecoslováquia, os preferidos por grandes políticos e empresários de renome. O imperador austro-húngaro Carlos 1º usou um NW type T ; o presidente da Tchecoslováquia Tomás Garrigue Masaryk dirigiu o Tatra 80 de doze cilindros; enquanto seu sucessor Edvard Benes dirigiu o aerodinâmico Tatra 87 fabricado de 1936 a 1950.
.
Nesselsdorf Präsident 1897
A empresa foi fundada em 1850 como Nesselsdorfer Wagenbau Fabriksgesellschaft, um fabricante de vagões de transporte, produziu o primeiro automóvel da Europa Central em 1897, o Nesselsdorf Präsident. Em 1919 mudou seu nome para Tatra em referência às montanhas Tatra. É o terceiro mais antigo construtor de automóveis do mundo, depois da DaimlerChrysler, Daimler Mercedes-Benz e Peugeot. A produção de carros Tatra cessou em 1999, mas a empresa ainda produz uma bem sucedida linha de caminhões.
Tatra NW Type T (1914/1919)
.
Tatra 80 (1931/1935)
.
Tatra 87 (1936/1950)
.
O T600 do pós-guerra pode ser considerado o primeiro carro da nova geração, era bem menor que os seus irmãos mais velhos e usava um motor de apenas quatro cilindros.
Tatra T600 (1948/1950)
.
Este é o Tatra T77, um dos primeiros automóveis de produção onde a aerodinâmica teve um papel relevante, desenhado por Hans Ledwinka, Erich Übelacker e Paul Jaray. O T77 foi lançado em 1934 e produzido até 1938, somando apenas 249 unidades.
Tatra 77 (1934/1938)
.
O Tatra 603 é um grande carro de luxo com motor traseiro produzido de 1956 a 1975, sendo uma continuação da série de sedãs aerodinâmicos que começou com o Tatra 77.
.
Tatra 603-1
Três versões do modelo T603 foram fabricadas sucessivamente entre 1956 e 1975. Esses carros são designados T603-1, T603-2 e T603-3.
Tatra 603-2
Tatra 603-3
.
No automobilismo, os T603 participaram de 79 corridas entre os anos de 1957 e 1967, sendo 24 internacionais; totalizando 60 primeiros lugares, 56 segundos e 49 terceiros.
.
Em 1968 foi desenvolvido o Tatra 613, seguindo o estilo da fábrica italiana Vignale com uma forma mais moderna e menos arredondada.
Tatra 613
.
Com as vendas em baixa, em 1996 iniciou-se a produção de um novo carro, o Tatra 700, em grande parte baseado nos antigos modelos, com as modificações corporais nos painéis e nos detalhes. As vendas não decolaram, com isso, em 1999 a Tatra abandonou a fabricação de automóveis.
Tatra 700
.
A marca produziu aproximadamente 90 mil automóveis; atualmente a Tatra concentra-se apenas na produção caminhões.
.
O mais bonito de todos
O JK2500 foi um protótipo de carro esportivo fabricado em 1955, mas o seu planejamento começou em 1951. O nome do carro é uma homenagem ao do seu criador ,Julius Kubinsky (JK2500). Foi equipado com motor Tatra V8 refrigerado a ar do Tatra T603, atingindo a velocidade máxima era de 207 km/h (129 mph).
O JK2500 teve apenas 1 unidade, utilizado durante 13 anos pelo seu criador, vendido em 1971 para um particular e a partir daí não houve mais notícia do carro; para mim o mais bonito de todos Trata.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
11/maio/2023
.