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Hoje vamos conhecer mais um automóvel Francês, trata-se do Facel Vega. A montadora durou pouco, apenas uma década fabricando automóveis, entre 1954 e 1964. A Facel não é conhecida por aqui, mas merece ser apresentada, tanto pelo design de seus produtos quanto pela sua história, que não deixa de ser interessante.

A Facel foi fundada em 20 de dezembro de 1939 pela Bronzavia, uma fabricante francesa de aeronaves militares. Sua atividade era a fabricação de componentes automotivos de aço prensado; e a partir de 1954 automóveis completos sob sua marca, usando motores da Chrysler, Volvo e Austin.

Os carros de produção Facel Vega apareceram pela primeira vez em outubro de 1954 no Salon de l’Automobile Paris usando motores Chrysler V8. Eles eram tão pesados ​​quanto os carros americanos, com cerca de 1.800 kg, com velocidade máxima de 190 km/h e 0 a 100 km/h em pouco menos de 10 segundos.

Facel Vega – 1954

A maioria dos carros eram hardtops de duas portas sem coluna central. Alguns conversíveis foram construídos sob encomenda para clientes especiais, num total de 842 unidades.

Facel Vega Convesível – 1956

Os modelos 1956 foram aprimorados com um motor Chrysler Hemi maior de 5,4 L, além da transmissão e outros mecanismos. Neste mesmo ano iniciou-se a produção do modelo de quatro portas, o Excellence, com portas basculantes traseiras (portas suicidas) e sem coluna central. Infelizmente o design sem colunas o tornou menos rígido, pior do que os de duas portas, os quais já apresentavam problemas de rigidez na carroceria, devido a falta da coluna central. Os exemplares sobreviventes de 4 portas são raros.

Facel Vega  Excellence – 1959

Os modelos de 1959 tinham motores ainda maiores, o motor era o Chrysler Typhoon de 5,8 L e mais tarde o motor Chrysler Typhoon de 6,28 L. Eram um pouco mais rápidos, mesmo com o peso extra. A evolução dos modelos V8 aconteceu em 1962 com o lançamento do Facel Vega II, era mais leve com linhas mais elegantes e modernas, substancialmente mais rápidos e notoriamente elegantes.

Facel Vega II – 1961

Em 1960 a Facel entrou no mercado de carros esportivos com o Facellia, apresentado no Salão do Automóvel de Paris em 1959. Era um carro pequeno de tamanho semelhante ao então popular Mercedes 190SL . O novo Facellia foi anunciado com carrocerias cabriolet e coupé. Uma particularidade eram as maçanetas embutidas, tornando a lateral harmônica, e a queixa de quebrar as unhas femininas.

Facellia – 1961

Infelizmente o Facellia, que seria o elemento de sobre-vida da Facel, não foi o esperado, ele foi lançado com um motor de quatro cilindros 1.6 L twin-cam. O motor tinha apenas dois rolamentos suportando cada árvore de cames, usando aços especiais, ao contrário dos habituais, o que resultou em flexão excessiva, problemas de temporização e falhas frequentes do motor; o que foi declarado um fracasso, juntamente com o carro.

Facel III – 1963

O motor problemático foi substituído por um motor Volvo B18 no Facel III, mas o estrago estava feito. A produção foi interrompida em 1963 e, apesar da visão de ser um carro de “volume”, apenas 1.100 foram produzidos. A Facel perdia dinheiro em todos os carros que construía.

Facel 6 – 1964

 O último suspiro da montadora francesa foi o Facel 6, usava um motor Austin-Healey de 2,8 litros, tudo para dar certo, mas chegou tarde demais para salvar a empresa, foram menos de 30 unidades produzidas. A Facel fechou suas portas em de outubro de 1964, tendo produzido aproximadamente 2.900 carros durante os seus 10 anos de atividade.

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Matéria de

Marcus Vinicius

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Revisão de

Jaderson Gomes

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21/julho/2023

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