.
Hoje vamos conhecer mais um automóvel Francês, trata-se do Facel Vega. A montadora durou pouco, apenas uma década fabricando automóveis, entre 1954 e 1964. A Facel não é conhecida por aqui, mas merece ser apresentada, tanto pelo design de seus produtos quanto pela sua história, que não deixa de ser interessante.
A Facel foi fundada em 20 de dezembro de 1939 pela Bronzavia, uma fabricante francesa de aeronaves militares. Sua atividade era a fabricação de componentes automotivos de aço prensado; e a partir de 1954 automóveis completos sob sua marca, usando motores da Chrysler, Volvo e Austin.
Os carros de produção Facel Vega apareceram pela primeira vez em outubro de 1954 no Salon de l’Automobile Paris usando motores Chrysler V8. Eles eram tão pesados quanto os carros americanos, com cerca de 1.800 kg, com velocidade máxima de 190 km/h e 0 a 100 km/h em pouco menos de 10 segundos.
A maioria dos carros eram hardtops de duas portas sem coluna central. Alguns conversíveis foram construídos sob encomenda para clientes especiais, num total de 842 unidades.
Os modelos 1956 foram aprimorados com um motor Chrysler Hemi maior de 5,4 L, além da transmissão e outros mecanismos. Neste mesmo ano iniciou-se a produção do modelo de quatro portas, o Excellence, com portas basculantes traseiras (portas suicidas) e sem coluna central. Infelizmente o design sem colunas o tornou menos rígido, pior do que os de duas portas, os quais já apresentavam problemas de rigidez na carroceria, devido a falta da coluna central. Os exemplares sobreviventes de 4 portas são raros.
Os modelos de 1959 tinham motores ainda maiores, o motor era o Chrysler Typhoon de 5,8 L e mais tarde o motor Chrysler Typhoon de 6,28 L. Eram um pouco mais rápidos, mesmo com o peso extra. A evolução dos modelos V8 aconteceu em 1962 com o lançamento do Facel Vega II, era mais leve com linhas mais elegantes e modernas, substancialmente mais rápidos e notoriamente elegantes.
Em 1960 a Facel entrou no mercado de carros esportivos com o Facellia, apresentado no Salão do Automóvel de Paris em 1959. Era um carro pequeno de tamanho semelhante ao então popular Mercedes 190SL . O novo Facellia foi anunciado com carrocerias cabriolet e coupé. Uma particularidade eram as maçanetas embutidas, tornando a lateral harmônica, e a queixa de quebrar as unhas femininas.
Facellia – 1961
Infelizmente o Facellia, que seria o elemento de sobre-vida da Facel, não foi o esperado, ele foi lançado com um motor de quatro cilindros 1.6 L twin-cam. O motor tinha apenas dois rolamentos suportando cada árvore de cames, usando aços especiais, ao contrário dos habituais, o que resultou em flexão excessiva, problemas de temporização e falhas frequentes do motor; o que foi declarado um fracasso, juntamente com o carro.
O motor problemático foi substituído por um motor Volvo B18 no Facel III, mas o estrago estava feito. A produção foi interrompida em 1963 e, apesar da visão de ser um carro de “volume”, apenas 1.100 foram produzidos. A Facel perdia dinheiro em todos os carros que construía.
O último suspiro da montadora francesa foi o Facel 6, usava um motor Austin-Healey de 2,8 litros, tudo para dar certo, mas chegou tarde demais para salvar a empresa, foram menos de 30 unidades produzidas. A Facel fechou suas portas em de outubro de 1964, tendo produzido aproximadamente 2.900 carros durante os seus 10 anos de atividade.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
Revisão de
Jaderson Gomes
.
.
21/julho/2023
Carro de dianteira muito bonita, mas a traseira um desastre . Ótima matéria !