.

Tudo começou em 23 de agosto de 1919, na praia de Fanø, um grupo de pilotos, equipes, espectadores e veículos lotaram a praia em frente ao Fanø Bade Hotel na Dinamarca, dando início a uma das mais interessantes competições de velocidade, admirada e copiada até os dias atuais. O que durou até 1924, quando Sir Malcom Campbell, “conhecido até hoje como o homem mais rápido na praia, atingindo uma velocidade de mais de 240 km/h alcançada na corrida de 1923”, tentava estabelecer outro de seus muitos recordes, quando o seu veículo perdeu uma roda atingindo e matando um espectador de 15 anos; encerrando assim os 5 anos de aventura e coragem em uma das mais interessantes competições sobre rodas do planeta. Mas, tudo voltou em 2016 com o Rømø Motor Festival; uma homenagem à história das corridas de Fanø.

Toda a história de Rømø Motor Festival você pode ver em:

https://gasolinanaveia.com.br/romo-motor-festival/

Vamos direto a 2024: mais uma grande festa, aconteceu do dia 16 ao dia 18 de agosto, sendo o dia 17, o sábado, o ponto alto do evento, com muitas corridas emocionantes e carros impressionantes, acompanhados por pilotos caracterizados.

A visão do Römö Motor Festival é reviver as históricas corridas de praia dinamarquesas. Para dar o salto no tempo, todos os participantes vestiram roupas tradicionais da época. A propósito, qualquer pessoa pode candidatar-se para participar, basta ter um veículo adequado do período pré-guerra, anterior a 1947.

Römö Motor Festival acaba sendo um desfile de carros antigos, como visitantes, recebem carros das décadas entre 1920 e 1960, mas apenas os anteriores a 1947 participam das competições de velocidade.

Os espectadores também são incentivados a se vestir no estilo da moda dos anos 20, 30 e 40 e fazer parte do festival. Hoje os recordes de velocidade não interessam muito, tudo fica lindo num clima de nostalgia, revendo os carros e motos anteriores à Segunda Guerra Mundial com estilo e mecânica de carros fabricados até 1947.

Finalmente a cerimônia de premiação dos pilotos, equipes, amigos, familiares, organizadores e torcedores se reuniram na área da festa, que estava lindamente atmosférica com luzes de fadas, o clima descontraído e poderia até descrevê-lo como “educado”. Finalmente os resultados foram anunciados. Os principais resultados foram extremamente próximos entre si:
Na categoria motocicletas, o piloto Andreas Röhrs venceu com 110 km/h, seguido por Christer Fagerberg com 101 km/h e Johan Lundgren também com 101 km/h.
Entre os carros, Adrian Smith venceu a 103 km/h à frente de Rene Cardue a 102 km/h e Ronnie Lindblom na mesma velocidade (mas velocidade média inferior).

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

.

18/AGO/2024

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *