Automobilismo é um assunto que atrai muitos fãs, as categorias são diversas hoje em dia, considerando a motorização, tipo de solo, aerodinâmica do carro, incluindo caminhões, veículos de arrancada e muitas outras. Mas, o que poucos sabem é como e quando este esporte começou.
Vamos contar um pouquinho desta história:

Tudo começou em 28 de abril de 1887, o dia em que foi realizada a primeira corrida de automóveis de que se tem notícia, apenas sabe-se que foi realizada na França, num trajeto entre a Neuilly, em Paris, e Versalhes. A corrida durou cerca de 1h14min utilizando modelos próximos a um quadriciclo. Foi uma experiência incrível realizada pelos novos modelos de automóveis movidos a gasolina, e sem que qualquer pessoa naquele dia pudesse prever o quão importante era o momento e o que tornaria a disputa de velocidade no futuro.

Em 1894, foi organizada pela revista parisiense Le Petit Journal a primeira prova oficial na França, entre Paris e Rouen. Era um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho entre os veículos; na época foi chamada de “Concours des Voitures sans Chevaux” (Competição de Carros sem Cavalos). A primeira prova foi realizada com um percurso de 50km em Paris, disputada por 69 carros de onde 25 foram classificados para a corrida principal de 127 km. O Conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar em Rouen no tempo de 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média de 19km/h. Mas sua vitória foi anulada, já que o seu carro continha um acessório proibido. O título da prova foi dado a Georges Lemaître, que chegou na segunda colocação.

Em 16 de novembro de 1901 aconteceu a primeira corrida “não oficial” de carros da América do Sul, no hipódromo de Belgrano, a poucos quilômetros do centro de Buenos Aires na Argentina. Esta corrida de caráter beneficente contou com sete participantes, tendo como vencedor o Sr. Juan Cassoulet.

Em 1902 no Brasil aconteceu uma corrida de carros, também “não oficial”, foi no Hipódromo Paulistano da Mooca, disputada por três intrépidos pioneiros, sendo vencedor o Sr. José Paulinho Nogueira Filho.

Em 9 de dezembro de 1906, aconteceu a primeira corrida oficial da América do Sul, realizada em Buenos Aires, idealizada pelo “Automóvil Club Argentino”. Com 15 participantes a largada aconteceu no bairro Recoleta com chegada no hotel El Tigre. A prova foi vencida por Miguel A. Marín pilotando um Darracq de 20HP e em segundo ficou Francisco Radé com um Dietrich de 24-32 HP.

A primeira corrida de automóveis oficial no Brasil aconteceu em 26 de julho de 1908, organizada pelo “Automóvel Club de São Paulo”, criado em 1907. O percurso foi de 70 quilômetros na estrada para Itapecerica da Serra, passando em frente ao Mercado dos Caipiras, atravessando a ponte metálica sobre o Rio Pinheiros construída em 1865, continuando pela estrada de M’Boi Mirim, sentido Itapecerica da Serra e Santo Amaro e retornando ao Parque Antártica.

Já naquela época as corridas tinham o formato de um rally de velocidade: cada competidor largava de 5 em 5 minutos sendo premiados os que completavam o percurso no menor tempo. Dezesseis competidores participaram da prova vencida pelo piloto Jorge Haentjens com seu Lorraine-Dietrich, o carro mais potente do Brasil, com 60hp, completando a prova em 1:31′:55″ com média de velocidade de 48km/h.
Fórmula 1

A prova inaugural do campeonato mundial de Fórmula 1 foi em um sábado, 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone, no Reino Unido. Devido às dificuldades do pós-guerra, os carros eram todos do pré-guerra. Permitiu-se a participação de carros com motores super pressurizados até 1,5 litro ou com motores aspirados de 4,5 litros. A prova em Silverstone contou com um público estimado de 100.000 pessoas e também a presença do Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a princesa Margareth. Esta foi a única prova em que a Família Real Britânica esteve presente.
Rally

A primeira prova de Rally foi o Rally de Monte Carlo realizado em 1911 em Monaco. A primeira edição aconteceu por iniciativa de Alberto I, Príncipe do Mónaco, com o intuito de promover o Principado do Monaco como destino turístico e centro cultural. Este Rally foi um meio de testar os melhoramentos e inovações dos carros, apesar das dificuldades no percurso e condições pouco dignas.
Stock Car

A Stock Car Pro Series, anteriormente conhecida como “Stock Car Brasil”, é uma modalidade de automobilismo criada em 1979 no Brasil. Iniciou como monomarca, participavam apenas carros da Chevrolet. Com o passar dos anos, outros fabricantes passaram pela categoria, como Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot.
Dragster

Dragster é um veículo leve com motor extremamente potente, projetados para provas de arrancada. Surgiram nos Estados Unidos na década de 1960, concebidos para altas velocidades, próximo aos 500 km/h.
Prova de Arrancada

No Brasil, a primeira competição de Arrancada aconteceu em fevereiro de 1958 em Curitiba, denominada “Primeiro Quilômetro Parado de Curitiba” e teve como destaque o protótipo Semi Suicide Special de Marcos Corção, pilotado por Albert “Totty”Glaser Júnior, recordista brasileiro na categoria Força Livre com o tempo de 29 segundos e velocidade final de quase 200km/h.
Corrida de Caminhão

A Corrida de caminhões iniciou nos Estados Unidos no Atlanta Motor Speedway em 1979. No Brasil Inicialmente chamada de Fórmula Truck, teve a primeira competição em setembro de 1987, atribuído ao caminhoneiro Aurélio Batista Félix, e ao jornalista português Francisco Santos, que tiveram a iniciativa de promover as corridas.
Motocross

A primeira competição de Motocross de que se tem registro aconteceu em 1939 na França, mas foi na segunda metade do século XX que o esporte ganhou popularidade na Europa, em poucos anos alcançou o resto do mundo, chegando ao Brasil em 1971. A primeira prova foi realizada em Curitiba, no Paraná, e outra em São Paulo pouco tempo depois.
Motovelocidade

O Campeonato Mundial de Motovelocidade (oficialmente: FIM Road Racing World Championship Grand Prix), mais conhecido pelo nome de sua categoria principal MotoGP, é a categoria máxima do Motociclismo e o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados. A primeira vez que entrou em jogo o título mundial de moto foi em 1905, quando Alessandro Anzani tornou-se o primeiro campeão mundial da modalidade em 19 de julho do mesmo ano. Em uma corrida realizada no Velódromo de Zurenborg em Antuérpia (Bélgica), Anzani fez valer seu motor Alcyon Buchet de 1/3 litros para vencer a final após a queda do belga Olieslagers, e terminando à frente do francês André Pernette.
FOTOS ILUSTRATIVAS

Matéria de Marcus Vinicius
.

Revisão de Jaderson Gomes
.

POUSO ALEGRE-MG
.

.

21/03/2025
.