.
Toyota Bandeirante é um modelo de veículo de tração nas quatro rodas que foi produzido pela montadora Japonesa Toyota
O Toyota Bandeirante foi montado no Brasil inicialmente sob o nome Land Cruiser FJ-251(Série J5) a partir de 23 de janeiro de 1958, sendo importado como CKD.
O que é CKD? – CKD – Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down (em inglês), é um kit com partes de um produto para serem montadas.
Conhecido pela sua robustez e capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis aos automóveis de passeio.
De 1958 a 1962, foi equipado com o motor 2F da Toyota, um 4.0 de baixa rotação a gasolina com 6 cilindros, desenvolvia 110cv de potência, inviável para o interior do Brasil daquela época.
Em 1962, o modelo foi nacionalizado e renomeado como Toyota Bandeirante, passando a ser equipado com o motor OM-324 da Mercedes-Benz, um 3.4 a diesel com quatro cilindros que desenvolvia 78 cv a 3000 rpm apelidado de “Britadeira”
Em 1973 o motor OM-324 foi substituído pelo OM-314, também da Mercedes-Benz, um 3.8 de quatro cilindros a diesel que desenvolvia 85 cv a 2.800 rpm, permanecendo até 1990. A era dos motores da Mercedes-Benz encerrou-se em 1994, quando o Bandeirante usava o OM-364.
A partir de 1994 o Bandeirante começou a ser produzido com o motor Toyota 14B, um 3.7 de quatro cilindros a diesel, que gerava 96 cv de potência a 3.400 rpm
.
Durante toda sua produção, o Bandeirante sofreu poucas mudanças, ultrapassado em termos de design, sem conforto, aos poucos foi sendo substituído pelos seus consumidores por veículos mais modernos.
.
VEJAM OS MODELOS:
Utilitário com capota de lona
Utilitário com capota de aço
Bandeirante de uso misto – Perua longa
Camioneta de carga – Pick-up curta
Camioneta de carga – Pick-up longa
Camioneta de carga – Pick-up com cabine dupla
.
A sua produção encerrou em novembro de 2001, o principal motivo foi que, o veículo não atenderia às normas brasileiras de emissão de poluentes que entrariam em vigor a partir de 2002. A cerimônia de encerramento da produção do Bandeirante ocorreu na montadora instalada em São Bernardo do Campo, no dia 28 de novembro de 2001 e contou com a participação de cerca de 500 funcionários da empresa. Foi o período mais longo que um mesmo modelo de automóvel esteve em produção no Brasil, foram montadas 103.750 unidades.
Como eu disse no início da matéria, foi montado no Brasil a partir de 1958, inicialmente sob o nome Land Cruiser FJ-251, e nacionalizado em 1962, aí sim, recebeu o nome de Toyota Bandeirante.
Fotos meramente ilustrativas
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
.
12/outubro/2018
Matéria essencial para história automotiva e do 4×4 no Brasil!
A Bandeirante sempre foi um pé de boi e agora ganha ares de clássico com linhas estilosas e muito estilo.
Parabéns por mais essa Vinícius!
Chique demais! Obrigado por nos informar sobre detalhes q não sabíamos,. Parabéns Vinícius!
Tive duas Bandeirante, deixaram saudades, as vezes penso em comprar uma, mas pensa num carro desconfortável.