.
CORVETTE
o primeiro superesportivo americano
Produzido desde 1953, foi o primeiro carro esportivo inteiramente americano, atualmente é o carro que está em produção por mais tempo.
O Corvette é chamado de “cavalo barato” por ter um valor muito inferior aos concorrentes como Ferrari, Lamborghini entre outros.
No início da década de 1950, os carros esportivos europeus faziam sucesso por todo o mundo, enquanto que a GM só possuía representantes pesados como: Cadillacs e Buicks. Então, para virar os holofotes para a América em 17 de janeiro de 1953, foi apresentado em Nova York o primeiro modelo do Corvette, totalmente diferente dos padrões americanos, pequeno, baixo, com visual limpo e esportivo.
Existem sete gerações de Corvettes, elas podem ser referidas da versão C1 até C7. A primeira geração foi de 1953 até 1963. Era equipada inicialmente com motor de 235 polegadas cúbicas (3.859 cm³), seis cilindros em linha, e duas marchas no câmbio automático com tração traseira. Rendia 150 cv de Potência bruta, chegando a 170 km/h. Em 1955 a Chevrolet equipou o Corvette com um V8 de 265 pol³ (4.339 cm³), que fornecia 195 cv e alcançava 200 km/h.
Em 1956 foram feitas significativas alterações visuais
A segunda geração, desenhada por Larry Shinoda, foi de 1963 até 1967, com nome de Corvette Sting Ray, tinha para-lamas elevados, para-choques bipartidos, e o vidro traseiro dividido. Por questões de segurança, os vidros traseiros foram substituídos por um inteiriço em 1964, e por falta de ventilação no carro foram instalados ventiladores atrás dos bancos. O motor era o ‘‘327’’ com 320cv e chegava a 205 km.
A terceira geração (de 1968 a 1982), trazia faróis escamoteáveis, duas grades frontais para entrada de ar e motor 427 V8 de 430 cv. Outro detalhe era a possibilidade de remover o vidro traseiro e o teto na versão cupê (que durou até 1977). Em 1969 entrou o novo motor, o 350 V8 que atingia a potência máxima de 300 cv. Em 1971 a Chevrolet insere o big-block, um V8 de 454 polegadas, que produzia 425 cv e equipava a versão ZR2, enquanto que o modelo básico vinha equipado com o V8 350 de 270 cv. Assim como o L88, foram produzidos apenas 20 unidades do ZR2.
A quarta geração foi produzido entre 1983 e 1996, voltando os conversíveis e uso de motores com maiores potências, como exemplo o motor de 375cv LT5.
A quinta geração do Corvette , foi de 1997 a 2004. Este geração era focada ao alto desempenho do “Z06”. As variantes de corrida incluem o vencedor da classe C5-R , 24 horas de Daytona e 24 horas de LeMans GTE Pro.
A sexta geração do Chevrolet Corvette, foi produzido de janeiro de 2005 a fevereiro de 2013. A produção incluia o Z06, ZR1, Grand Sport e 427 Convertible. As variantes de corrida incluem o C6 R, um para o campeonato americano do Le Mans Series GT1 e o vencedor do 24 Horas de Le Mans GTE-Pro.
Corvette Z06 – 2006
Corvette ZR1 – 2009
A Sétima geração do Corvette (C7) estava em desenvolvimento desde 2007. Originalmente definida para ser introduzida em 2011, o que não aconteceu, sendo adiada por 3 anos e finalmente lançada em 2014. A princípio seriam considerados os layouts do motor central e do motor traseiro , mas a plataforma do motor dianteiro e tração traseira (RWD) foi escolhida para manter os custos de produção mais baixos. Esta geração veio com a responsabilidade de resgatar o espírito jovem do carro. Pesquisa feita em 2012 mostra que 46% de seus compradores naquele ano tinham 55 anos ou mais, chamado de “brinquedo de homem velho”.
A nova geração Corvette ressuscitou o nome “Stingray” (originalmente grafado “Sting Ray”)
Para o ano modelo 2017, a Chevrolet apresentou novamente o modelo Grand Sport (GS). Este modelo inclui recursos de estilo de corpo largo Z06 e ajuste de suspensão.
Para o ano modelo de 2019, a variante ZR1 retornou, este modelo apresenta um novo motor LT5, com supercompressor de 2,65 litros e incríveis 755 cavalos de potência.
O LOGO DO CORVETTE
O logo do Corvette remete à história da Chevrolet, a gravata-borboleta é a mesma presente nos carros da Chevrolet. Já a flor-de-lis, como forte símbolo francês, remete à origem da família Chevrolet. A bandeira quadriculada da esquerda do emblema é uma referência às corridas de carros.
AGORA UMA HISTÓRIA TRISTE
Em fevereiro de 2014, uma instabilidade no solo abriu um imenso buraco com 18 metros de profundidade e 12 metros de diâmetro no Museu do Corvette, em Bowling Green, no Kentucky, nos Estados Unidos. A cratera “engoliu” 8 modelos raros da Chevrolet, avaliados em cerca de US$ 1 milhão.
.
- Matéria de Marcus Vinicius
- Fotos meramente ilustrativas
- Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
.
.
22 de julho de 2019
I got this web page from my pal who told me about
this web page and at the moment this time I am browsing this web site and reading very informative content here.
My brother suggested I would possibly like this web site.
He used to be totally right. This submit truly made my day.
You cann’t consider simply how a lot time I had
spent for this information! Thank you!