Ayrton Senna da Silva foi um piloto de Formula 1 e o maior ídolo do automobilismo brasileiro
Nascido em São Paulo em 21 de março de 1960, morreu em 1º de maio de 1994 após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola.
Aos quatro anos Senna ganhou o seu primeiro kart construído pelo pai, equipado com motor de cortador de grama que chegava aos 60 km/h.
A habilidade na condução do brinquedo já mostrava o que viria no futuro. Na televisão, Senna gostava de assistir o desenho japonês Speed Racer, sobre corrida de automóveis.
Em 1973 aos 13 anos de idade participou da sua primeira prova de kart em um circuito amador na cidade de Campinas-SP, liderando boa parte da corrida.
Em julho do mesmo ano veio a primeira vitória no Kartódromo de Interlagos, que hoje leva o nome de “Kartódromo Ayrton Senna”.
Os títulos de campeão já vieram logo na adolescência, em 1974 e 1976 Senna conquistou o Campeonato Paulista de Kart, tricampeão brasileiro em 1978, 1979 e 1980 e campeão sul-americano em 1977 e 1980.
Entre 1978 e 1982 Senna participou de competições de kart na Ásia e Europa, em busca do título de campeão mundial de Kart, o que não aconteceu.
No mundial de kart realizado em 1979 em Estoril, Ayrton usou pela primeira vez o capacete amarelo que se tornou sua marca registrada nas pistas.
Em 1981 Senna competiu na Fórmula Ford 1600 Européia pela equipe Van Diemen Racing, vindo a ser o campeão com 12 vitórias em 20 corridas.
Por falta de patrocínio, Senna teve que abandonar as pistas após a temporada de 1981, o que não durou muito, convidado para competir pela equipe de Dennis Rushen, ele retorna pilotando na Fórmula Ford 2000, um carro mais forte que o anterior, sendo campeão Europeu e Britânico em 1982.
Em 13 novembro de 1982 Senna fez sua estréia na “Fórmula 3 Britânica” em Thruxton, fez a pole position e a volta mais rápida, vencendo a prova com um “Ralt Toyota RT3”.
Em 1983 Senna venceu o campeonato inglês de Fórmula 3, sendo treze vitórias em 21 corridas, 9 delas consecutivas pela equipe de Dick Bennetts. O campeonato inglês de Fórmula 3 dessa temporada gerou uma controvérsia envolvendo o piloto inglês Martin Brundle que ficou com o vice-campeonato. Ele foi acusado de utilizar um carro fora das especificações do regulamento, conseguindo assim se aproximar de Ayrton na segunda metade do campeonato.
Para o campeonato de Formula 1 de 1984, Senna atraiu a atenção de diversas equipes como Williams, McLaren, Brabham e Toleman, vindo a competir pela Toleman. Senna marcou seu primeiro ponto já no segundo grande prêmio e pontuou novamente na quarta corrida. Nesta mesma temporada Senna fez seu primeiro grande feito: No GP de Mônaco, classificou-se em 13º no grid de largada e fez um rápido progresso através das estreitas ruas de Monte Carlo. Na volta 19, passou Niki Lauda, que estava em segundo, e começou a ameaçar o líder Alain Prost, lutando pelo primeiro lugar com seu limitado Toleman. A esta altura já chovia muito no circuito e a corrida foi interrompida na volta 31 por razões de segurança. Após conquistar mais dois pódios nesta temporada, foi impedido de correr pela Toleman por quebra de contrato por ter assinado com a Lotus para a temporada de 1985.
Em 1985 correndo pela Lotus, conseguiu sua primeira vitória na segunda corrida do ano em Portugal no Autódromo do Estoril, largando na pole position sob pesada chuva. A segunda vitória também foi sob chuva no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. Senna encerrou o campeonato em quarto lugar com mais um grande feito na última prova na Austrália, pilotando parte da prova sem o bico do carro, saindo várias vezes da pista mas mantendo a segunda posição. O carro mais uma vez não aguentou o esforço e Senna abandonou a corrida.
Para a temporada de 1986 a nova Lotus 98T mostrou ser mais confiável e a temporada começou bem para Senna, terminando em segundo numa dobradinha caseira, no GP do Brasil em Jacarepaguá vencida por Piquet. Reconhecendo estar com um carro inferior aos das Williams e McLaren, Senna passou a adotar a estratégia de não parar para troca pneus, buscando ficar na frente dos adversários o maior tempo possível. Com essa tática, ele passou a liderar o campeonato, depois de vencer o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, Todavia, a liderança do campeonato não foi mantida por muito tempo já que Senna abandonou diversas outras corridas por problemas mecânicos, terminando o campeonato novamente em quarto lugar.
Com promessas de dias melhores em 1987, com o patrocínio da Camel e o motor Honda Senna começou lento mas logo ganhou duas corridas em seguida: o GP de Mônaco e o GP dos Estados Unidos em Detroit. Pelo segundo ano chegou à liderança do campeonato. A Lotus 99T Honda parecia ser igual aos ótimos Williams-Honda, mas só parecia, a diferença entre as duas equipes nunca foi tão evidente quanto no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, onde Mansell e Piquet voaram na frente das Lotus. Depois de rodar na pista devido a uma falha na embreagem a três voltas do final no GP do México, Senna ficou fora da luta pelo campeonato, deixando para Piquet e Mansell brigarem por ele. Senna terminou o campeonato em terceiro lugar com Piquet em primeiro.
Em 1988 Senna foi contratado pela McLaren e a Honda passou a fornecer os motores V6 Turbo para a dupla Alain Prost e Ayrton Senna. Na polemica prova de Mônaco, Senna liderava com uma margem de quase 1 minuto para o segundo colocado, o francês Alain Prost, no entanto Senna acabou batendo na 66ª volta, dando a vitória ao adversário francês. Neste ano Ayrton Senna conquistou seu primeiro campeonato mundial.
No GP de Mônaco de 1989, Ayrton Senna novamente abriu uma grande vantagem sobre o francês, acima de 50 segundos, alcançando a vitória desta vez, mesmo perdendo as duas primeiras marchas, e por conta disso precisou mudar sua forma de pilotagem. Prost conquistou o tricampeonato em 1989. Devido a uma colisão entre Senna e Prost durante o GP do Japão, penúltima corrida da temporada, Senna não teve mais chance de ser campeão, precisava vencer para ter chances de conquistar o mundial na última etapa.
Em 1990, no mesmo circuito e com os dois pilotos novamente disputando o título mundial, Senna tirou a pole de Prost. A Ferrari de Prost fez uma largada melhor e pulou à frente da McLaren de Senna, que antes mesmo da largada havia declarado que não permitiria uma ultrapassagem de Prost. Na primeira curva, Senna tocou a roda traseira de sua McLaren na Ferrari de Alain Prost a 270 km/h, levando os dois carros para fora da pista. Ao contrário do ano anterior, desta vez o abandono dos pilotos deu a Senna o seu segundo título mundial.
A primeira vitória de Ayrton Senna em sua terra natal pilotando um Fórmula 1 foi em 1991. A corrida teve um final dramático, com a perda de quase todas as marchas de sua McLaren e o consequente desgaste físico acima do normal, Senna não conseguiu sair do carro sozinho, com certeza essa corrida foi uma das mais lembradas da carreira do piloto brasileiro. Neste mesmo ano Ayrton Senna conquistou seu terceiro título mundial.
Em 1992, total desânimo na McLaren, as Williams FW14B eram os melhores carro da temporada. Senna chegou até a cogitar correr na Fórmula Indy. O novo carro da McLaren, o modelo MP4/7A, para a temporada tinha diversas falhas. Houve um atraso em fazer o novo carro, ele estreou na 3ª corrida no Grande Prêmio do Brasil, além da carência de confiabilidade da suspensão ativa, que deixava o carro imprevisível nas curvas rápidas, os motores Honda V12 não eram os mais potentes. Senna venceu em Mônaco, Hungria e Itália naquele ano, e acabou o campeonato em 4º lugar, perdendo o 3º para o jovem alemão Michael Schumacher na última corrida. O título mundial foi conquistado com grande antecedência pelo inglês Nigel Mansell.
Para a temporada de 1993 Senna sentiu que os carros da McLaren não seriam competitivos, especialmente depois que a Honda abandonou a F1 no final de 1992, e não poderia ir para a Williams, o contrato de Prost proibia a equipe de ter Senna como seu parceiro. A McLaren ficou com versões mais velhas dos motores Ford V8 ficando os mais modernos para os clientes preferenciais da Ford, como a Benetton. A deficiência dos motores foi compensada com mais tecnologia e sofisticação, inclusive um sistema de suspensão ativa. Neste ano Senna ficou como vice na classificação geral.
Em 1994 agora na Williams, Senna estava com um veículo muito superior aos demais, a pré-temporada de testes mostrou que o carro era rápido mas difícil de dirigir, a FIA havia banido os sistemas eletrônicos, incluindo a suspensão ativa, o controle de tração e os freios ABS para fazer o esporte mais competitivo. A Williams não se mostrou um carro equilibrado no início da temporada, o próprio Senna fez várias declarações de que o carro era instável e desajeitado, já não oferecia a mesma superioridade mostrada pelos carros dos anos anteriores. Na primeira prova do ano no Brasil Senna largou na pole, mas Schumacher assumiu a ponta ultrapassando nos Boxes na volta 21, na volta 55 Senna rodou e abandonou a prova. Na segunda prova Senna envolveu-se em um acidente na primeira volta abandonado a prova. Ao participar da terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola, Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Michael Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta na F1; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro devido a uma barra de direção quebrada, seguindo reto e chocando violentamente contra o muro de concreto…
ASSIM ENCERRA-SE A VIDA E A CARREIRA DO MAIOR PILOTO DE FÓRMULA 1 QUE O MUNDO VIU.
Conheça mais um pouco de Ayrton Senna
Em pesquisas feitas com jornalistas especializados, pilotos e torcedores, é considerado como o melhor piloto da história da Fórmula 1 de todos os tempos.
Em 2012, foi eleito pela rede BBC o melhor piloto de todos os tempos.
Em 1999 foi eleito pela revista Isto É, o esportista do século XX no Brasil.
No auge de sua carreira, era considerado, segundo pesquisas, como o maior ídolo do Brasil.
Uma pesquisa do Datafolha mostrou que Senna continua sendo avaliado como o maior ídolo do país até o momento.
Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve, sendo apelidado de o “rei das pole-positions.
Ayrton tinha o seu próprio helicóptero, um Esquilo, e acabou por tornar-se piloto privado, conseguindo o seu brevê em 1993.
Em 1982 Ayrton adotou o sobrenome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil.
Logo após a conquista do tricampeonato mundial de Fórmula 1 em 1991, Senna é recebido com honras militares e de estadista na sua chegada na capital paulista. O avião no qual ele aportou em São Paulo foi acompanhado, no trecho final da viagem, por caças da Força Aérea Brasileira.
Aconteceu durante treino no GP da Bélgica de 1992, naquele treino, o piloto francês Erik Comas bateu violentamente contra o muro e seu carro ficou parado no meio da pista. Ao passar pelo local segundos após o acidente, Senna não teve dúvidas: parou sua McLaren e correu em direção a Ligier/Renault, que vazava combustível, Comas estava desacordado, Senna desligou a ignição da Ligier e evitou a explosão do carro.
Na oitava etapa do GP da França em 1992, após a largada, ocupando a 4ª posição, Senna ia contornar a curva Adelaide, quando de repente foi atingido por trás pela Benetton número 19 do então iniciante Michael Schumacher, obrigando o brasileiro abandonar a prova. Senna foi até o grid onde estava posicionado o carro do piloto para a segunda largada e partiu pra cima dele com a seguinte frase “Você fez uma cagada do tamanho de um bonde e me jogou para fora da pista“.
Em 1991 no Autódromo do Estoril, em Portugal, Ayrton participou de um desafio inusitado. Ele, com seu McLaren MP4/6, além de Gareth Rees, piloto que conquistaria o título da Fórmula 2 britânica em 1996, com um Honda Concerto e Allan McNish, futuro tricampeão das 24 Horas de Le Mans, em 1998, 2008 e 2013, com um Porsche 911 Turbo, disputaram uma volta no Autódromo português para constatar quão rápido era um carro de Fórmula 1. O primeiro a largar foi o Honda, 19.5 seg. depois foi a vez do Porsche e 1m 15 seg. após o Honda e 55.5 seg. após o Porsche, foi a vez da McLaren. Ao final da volta, Ayrton chegou à frente, com um tempo total de disputa de 2m 28 seg., sendo que 1m 13 seg., foi o tempo marcado por Ayrton para completar a volta no circuito.
Ayrton Senna ficou sem gasolina durante a última volta do GP da Grã Bretanha de 1991, pegando carona na Williams de Nigel Mansell, vencedor da prova, foi um dos momentos mais legais de sua carreira e da F1.
Senna intitulado “Mr.Mônaco” deteve o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco, foram seis ao todo, em 1992 ganhou o Troféu Graham Hill por ter conquistado a sua quinta vitória em Monte Carlo. O prestigio dele era tão grande que se deu o direito de batizar o Rei de Mônaco com champanhe em sua primeira vitória no principado.(foto)
Registro do choque entre Nigel Mansell e Ayrton Senna na curva 1 do circuito português do Estoril, por ocasião da 13ª etapa do Mundial de 1989.
.
Fotos meramente ilustrativas
Fonte: Wikipédia e sites relacionados
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
–
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
Matéria de 19 de maio de 2019/
Atualizada em 19 de maio de 2020 e 2021