.
04/maio/2020
Mad Max – Foram gravados quatro filmes de ficção, com muita ação e perseguições pelos desertos da Austrália. O primeiro foi lançado em 1979, depois veio Mad Max 2, The Road Warrior (A Caçada Continua) em 1981, Mad Max 3 Beyond Thunderdome (Além da Cúpula do Trovão) em 1985, e o quarto filme Mad Max, Fury Road (Estrada da Fúria), que conta com Tom Hardy como Max, lançado em 2015.
.
Mad Max 1
O primeiro filme Mad Max é uma produção de 1979 dirigida por George Miller com Mel Gibson no papel do personagem principal. O filme foca na história de Max “Mad” Rockatansky (Gibson), um policial rodoviário que faz parte de uma força tática chamada MFP (Main Force Patrol) em um ponto remoto da Austrália, decadente infestada por uma gangue de perigosos motociclistas. Depois de vários acontecimentos entre a polícia e a gangue de motociclistas, a esposa de Max, Jessie e seu filho pequeno fogem da gangue de Toecutter, que tentou estuprá-la. Ela foge, mas a gangue encontra-os em uma fazenda remota onde ela e Max estão hospedados. Eles atropelam Jessie e seu filho quando eles tentam escapar deixando seus corpos esmagados no meio da estrada. Max chega tarde demais para salvá-los.
Enfurecido, Max veste seu uniforme policial de couro e pega um carro especial preto interceptor (Ford Falcon XB) para perseguir a gangue. Depois de torturar um mecânico para obter informações, Max persegue metodicamente os membros da gangue. Iniciando um combate automobilístico mortal, ele força alguns a saltarem de uma ponte em alta velocidade, atira em Bubba Zanetti a curta distância com sua espingarda e persegue perigosamente o lider Toecutter, induzindo o mesmo a colidir violentamente sua moto de frente com um caminhão de carga em alta velocidade. Max finalmente encontra Johnny, que está saqueando uma vítima de acidente de carro que supostamente havia sido morto por um par de botas. Em uma fria e reprimida raiva, Max algema Johnny em um de seus tornozelos no veículo acidentado, enquanto este implora por sua vida. Max ignora sua mendicância e faz uma armadilha improvisada de retardo de tempo com um isqueiro logo abaixo de um farol quebrado do veículo, que lentamente enche de gasolina que vaza deste. Jogando uma serra para Johnny, Max o deixa a livre escolha do corte para se salvar: quer através das algemas (que terá dez minutos), quer por seu tornozelo (terá cinco minutos). Max abandona o local pouco antes do carro explodir, assumindo a identidade de um nômade nas desertas estradas da Austrália.
Cenas do filme
.
Mad Max 2
Também conhecido como Mad Max 2: The Road Warrior ou A Caçada Continua é um filme de ação pós-apocalíptico australiano de 1981 dirigido pelo australiano George Miller. Continuação de Mad Max, lançado em 1979, Mad Max 2 foi um sucesso de bilheteria e crítica, sendo considerado um dos melhores filmes de 1981.
A disputa pelo petróleo acabou gerando uma guerra de proporções catastróficas entre as potências mundiais. Assim, as cidades entraram em colapso e o planeta se tornou uma terra deserta e sem lei. Os remanescentes agora viajam sem controle em uma terra árida, buscando gasolina. Quem a possui tem o controle dessa terra devastada. Esta é a sociedade do futuro e em meio a esse turbilhão, vaga Max (Mel Gibson), um ex-policial, agora um homem solitário e sem rumo, remoendo as dores do seu passado após perder sua família e o parceiro de polícia por uma quadrilha de motoqueiros. Como nômade, Max segue por essa terra em seu potente carro patrulha envenenado, um Ford Falcon V8, percorrendo as estradas indiferente ao perigo. Sem medo, Max acaba entrando numa disputa mortal por gasolina.
Cenas do filme
.
Mad Max 3
Além da Cúpula do Trovão (em inglês: Mad Max Beyond Thunderdome) é um filme de ação pós-apocalíptico, o terceiro da série Mad Max. Dirigido pelo australiano George Miller lançado em 1985, e conta também com a presença da cantora Tina Turner como a vilã do filme. A sociedade urbana foi destruída há muito tempo depois de uma guerra nuclear e o que sobrou foram restos da tecnologia moderna, uma espécie de fênix do passado. Sozinho no deserto, contra os bárbaros, está também Mad Max (Mel Gibson), um antigo patrulheiro das auto-estradas, agora um nômade sobrevivente do pós-apocalíptico, guerreiro da terra devastada. Ao cruzar o deserto em um veículo puxado por camelos é atacado por uma aeronave pilotada por Jedediah e seu filho que lhe rouba tudo. Continuando a pé, Max segue sua trilha para um povoado chamado Bartertown. Buscando recuperar suas coisas, Max é levado perante a fundadora do povoado, a governanta Titia Entity (Tina Turner).
Titia explica que Bartertown depende de uma refinaria de metano bruto alimentado por fezes de suínos, que é administrado por um anão chamado Master e o gigante Blaster o qual “Master” usa como forma de se locomover, montado em seus ombros. Titia e Master rivalizam pelo poder do povoado. Esta lhe oferece devolver seus pertences e mais suprimentos, e em troca ele deve eliminar Blaster. Para tanto, instrui Max para provocar um confronto com Blaster na Cúpula do Trovão, uma arena onde os conflitos são resolvidos em um duelo de morte. Para conhecer melhor seu alvo, Max entra na refinaria como trabalhador e encontra o seu veículo roubado em posse de Master Blaster. Max e Blaster se enfrentam na Arena da Cúpula do Trovão e Blaster acaba sobrepujado por Max, porém este se recusa a mata-lo ao notar que, sem o capacete, trata-se de uma criança grande e mentalmente pouco desenvolvida. Isto acaba por revelar o acordo secreto entre ambos. Porém, Titia intervém e lembra outra das leis do povoado que quem quebra um acordo vai para a “roda”. Esta é girada e seu marcador para em “Gulag”: Max é amarrado, mascarado, montado num cavalo e solto no deserto. Eventualmente consegue libertar-se após a morte do cavalo, e mesmo com a ajuda de um mico que lhe traz água, acaba sucumbindo a exaustão. É encontrado por uma habitante do deserto chamada Savannah Nix, que o transporta para uma comunidade primitiva formada por crianças e adolescentes que vivem em um oásis. As crianças, sobreviventes de um avião, foram deixados por seus pais que partiram para encontrar ajuda. Eles acreditam que Max pode ser o comandante do avião que retornou para levá-los à civilização. Max nega isso e insiste que eles permaneçam na relativa segurança do oásis, sabendo que a única “civilização” ao alcance é Bartertown. Mesmo assim um grupo das crianças, lideradas por Savannah, deixa o lugar determinadas a encontrar a civilização. Max e um pequeno grupo partem para traze-los de volta e encontram o grupo em perigo. Sem suprimentos, eles são forçados a ir para Bartertown.
Cenas do filme
.
Mad Max 4
Mad Max Estrada da Fúria é o quarto título da série Mad Max, se passando em um vasto deserto de um futuro pós-apocalítico onde gasolina e água são bens valiosos. Ele segue a história de Max Rockatansky, que se junta a Imperatriz Furiosa para fugir do líder cultista Immortan Joe e seu exército dentro de um caminhão tanque. O filme é estrelado por Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne, Rosie Huntington-Whiteley, Riley Keough, Zoë Kravitz, Abbey Lee, e Courtney Eaton.
Perseguido pelo seu turbulento passado, Max Rockatansky (Tom Hardy) acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de mais ninguém além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes que atravessa a Wasteland, numa máquina de guerra conduzida por uma Imperatriz de elite, Furiosa (Charlize Theron). Este bando está em fuga de uma Cidadela tiranizada por Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), a quem algo insubstituível foi roubado. Desesperado com a sua perda, o Senhor da Guerra reúne o seu exército e inicia uma impiedosa perseguição aos rebeldes e a mais implacável Guerra na Estrada de sempre.
Cenas do filme
.
Fonte: Wikipédia – Fotos ilustrativas
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.