.
Conhecer a história das grandes marcas é uma forma de aprendizado e muito curioso, saber como as coisas começam trilhando o caminho para o sucesso ou para o fracasso também. Admiro as mentes brilhantes e determinadas que buscam atingir seus objetivos, mesmo que isso lhe custe a vida. Ontem recebi uma ligação do Jaderson Gomes falando que assistiu um documentário sobre Bruce McLaren, o que me despertou grande interesse em conhecer sua trajetória nas pistas. Com certeza muitos de nós conhecemos a equipe McLaren de Fórmula 1, mas não sabemos sua origem e nem o seu fundador, vamos conhecer agora…
Nascido na Nova Zelândia Leslie Bruce McLaren foi um piloto de automóveis, disputou 104 provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, entre 1958 e 1970, obtendo 4 vitórias, 3 melhores voltas e 188,5 pontos; fundador da Team McLaren.
Podemos definir Bruce McLaren como uma pessoa forte e determinada; na infância ele sofreu de uma doença chamada Perthe, que o deixou paralisado por meses, ficando com a perna esquerda 5 centímetros menor que a direita. Isso não o impediu de disputar corridas de automóveis, iniciando em 1956 com o Austin de seu pai.
Em 1958, Bruce “comprou” uma vaga na equipe Cooper Car Company para disputar os Grandes Prêmios de Fórmula 1 da Alemanha e do Marrocos. Na Alemanha, no antigo circuito de Nürburgring, na sua corrida de estreia chegou em quinto lugar. Seu desempenho nas duas corridas o colocou como piloto oficial da Cooper, e em 1959 obteve sua primeira vitória no Grande Prêmio dos Estados Unidos, se tornando então o mais jovem vencedor de Grandes Prêmios, com apenas 22 anos de idade. Em 1961 tornou-se o primeiro piloto da equipe com a saída de Jack Brabham.
Bruce manteve-se na Cooper até o final de 1965, conquistando boa reputação como um piloto rápido e equilibrado, constantemente terminando as provas na zona de pontuação, apesar de correr com um equipamento inferior, quando grandes equipes como Ferrari e BRM já começavam a despontar, elas alinhavam mais de 2 carros no grid de largada, o que dificultava a competição para as equipes de menor porte.
A Bruce McLaren Motor Racing Ltd. foi constituída em 1963 por Bruce e seu amigo Teddy Mayer. Inicialmente desenvolveram carros para um campeonato na Tasmânia, neste ano vencida por Bruce.
Ao final da temporada de 1965 a Cooper deixou a Fórmula 1 e Bruce McLaren construiu seu próprio carro para o Campeonato Mundial de 1966. O carro era o McLaren M2B o qual rendeu a Bruce 3 pontos e muitas quebras em sua temporada de estreia.
Em 1967 Bruce dispunha de apenas um chassi, o qual foi danificado em um acidente no Grande Prêmio da Bélgica. Com isso Bruce se viu obrigado a correr as 3 provas seguintes pela equipe Eagle.
Na temporada de 1968 Bruce McLaren venceu o Grande Premio da Bélgica com seu próprio carro e chegou em segundo lugar em outras duas provas. Já para o ano de 1969 não obteve grandes resultados.
Em 1970 Bruce McLaren começou com um bom rendimento na Fórmula 1, chegando em segundo lugar no Grande Prêmio da África do Sul.
Em 2 de junho de 1970, após a terceira etapa da Formula 1, Bruce testava um carro para a prova Can-Am em Goodwood, quando sofreu um acidente fatal. O carro soltou o “capot” traseiro, sem apoio aerodinâmico o M8D levantou voo e em pleno ar começou a desviar para a direita, saindo dos limites da pista vindo a chocar em um posto de comissários sem diminuir a velocidade. Ali encerrava a vida e a carreira de um grande piloto que teve seu nome eternizado em uma das maiores equipes de Formula 1 da história.
.
- Leslie Bruce McLaren
- Auckland, 30 de agosto de 1937
- West Sussex, 02 de junho de 1970
.
.
Assistam documentário abaixo sobre “Bruce McLaren“
.
- Fonte: Wikipédia e sites relacionados
- Fotos ilustrativas
.
- Matéria de Marcus Vinicius
.
.
.
17/maio/2020
Matéria espetacular, Bruce McLaren será lembrado para sempre por todos amantes do automobilismo e da formula 1.