.
O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado” ou “veículo multi-uso” em uma tradução mais livre. A primeira a ganhar as ruas foi em 8 de março de 1950.
A Kombi que vamos mostrar nesta matéria tem o carinhoso apelido de Sofie e foi produzida no dia 5 agosto de 1950. É considerada a mais antiga que se tem notícia, todas as unidades anteriormente fabricadas foram destruídas, perdidas, sumiram ou se ainda existir alguma não é conhecida. Por ser um veículo de trabalho era usada até a exaustão.
Voltando a Sofie, ela está no museu da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, um exemplar na cor azul Dove, chassi número 20-1880, motor 1,2 litro refrigerada a ar. Foi vendida zero quilometro para um entregador da cidade de Hildesheimn na Alemanha, que a usou por 23 anos, passando para as mãos de novo dono em 1973, e novamente vendida. Sem registros do que aconteceu com ela, sabe-se que ficou abandonada por 19 anos, até que em 1992 um colecionador dinamarquês descobriu a Sofie e resolveu restaurá-la.
A restauração durou 3 anos, após sua conclusão a Sofie participou de diversos eventos pela Europa, até 2014, quando a Sofie foi para o museu da Volkswagen, sendo uma das suas maiores atrações.
Em 2020 ela completou 70 anos e até ganhou um bolo de comemoração com 7 velas, cada uma representando 10 anos de existência.
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
.
16/nov/2021
Magnífico, fantástico
Era uma perua para trabalho, mas ate que foi bem conservada.
Chique demais! Gostei de saber!
Buenas!
Assim que é lindo de ver e saber! História preservada. Parabéns!