.

O termo Pin-up foi criado para que as fotos de modelos fossem usadas para divulgação de algum produto. As Pin-ups eram modelos de glamour, geralmente ligadas à moda ou atrizes fotográficas. Essas fotos também são conhecidas como fotos de cheesecake , que na gíria americana se tornou um termo publicamente aceitável para fotos de mulheres semi-nuas ou nuas, de uma forma sensual e não vulgar.

Mulheres Pin-up: Tudo o que você sempre quis saber e nunca ousou perguntar!

As Pin-ups sempre estão estampadas em desenhos, pinturas e fotos; o termo apareceu pela primeira vez em 1941 nos Estados Unidos. Antes disso, no início do século XIX, imagens semelhantes de artistas e atrizes eram usadas em cartazes para anunciar shows e espetáculos teatrais. 

Pin em pin ups

Obras de arte retratavam versões idealizadas de como uma mulher deveria ser bonita, atraente e sensual. Um dos primeiros exemplos deste último tipo foi a Gibson Girl , uma representação da New Woman desenhada por Charles Dana Gibson.

The Crush, 1901 arte de “Charles Dana Gibson”

.

Antes da Segunda Guerra Mundial, elas eram elogiadas por sua beleza com menos foco em sua sexualidade. No entanto, durante a guerra, os desenhos se transformaram em mulheres fantasiadas de militares de maneira sedutora. As meninas Vargas tornaram-se tão populares, que entre 1942 e 1946, devido a um grande volume de demanda militar, 9 milhões de cópias da revista Vargas Girls foram enviadas às tropas americanas estacionadas no exterior e em bases domésticas. As Vargas Girls, consideradas musas inspiradoras eram pintadas como arte no nariz de aviões bombardeiros e caças da Segunda Guerra Mundial.

.

O estilo clássico da pin-up tem origem na década de 1940. Devido à escassez de materiais durante a Segunda Guerra Mundial, nesse período sem maquiagem, era evidenciado o visual da “beleza natural”.  Os Estados Unidos estavam imersos na economia de guerra , que impunha restrições à distribuição de bens de consumo.

Lina Romay – 1945

.

Na grande maioria os cartazes mostrando as Pin-Ups eram baseados em fotografias onde a sensualidade feminina já se expressava.

.

.

Marilyn Monroe, a musa do cinema também é considerada uma pin-up clássica. Modelo e atriz, não precisou de muito para cair nas graças dos homens de todo o mundo no final dos anos 1940, quando Marilyn também começou a fazer fotos em estilo pin-up com o fotógrafo Bruno Bernard. Exercitando sua veia de modelo, utilizava o tempo livre entre as gravações do cinema para posar.

.

Outras Pin-Ups conhecidas

.

Esta é Dita Von Teese, ela é responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo “burlesco” associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espetáculos que incluem banho num copo de Martini gigante. Podemos chamar “Dita” de embaixadora do estilo Pin-Up contemporâneo.

.

Mais uma do

Marcus Vinicius

.

.

.

03/04/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *