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Quando ligamos e saímos com o carro, são colocadas em funcionamento cerca três mil peças, podendo chegar entre 30 mil e 70 mil componentes diferentes, em carros mais sofisticados e completos. Essa diversidade de peças merece muita atenção, desde as centenas de parafusos e conectores, até os sistemas ativos e passivos de segurança. Grande parte deles são projetados para segurança e sobrevivência em caso de acidente.

O mundo dos automóveis tem particularidades que muitos de nós desconhecemos. Apenas dar a partida e colocar o veículo em movimento envolve anos de projeto, pesquisas e testes, que na verdade, não vem ao caso agora. Mas, vou expor algumas curiosidades para apreciação de vocês:

Abastecer de manhã faz com que você coloque mais gasolina. Parece estranho, mas isso tem uma explicação na física. O calor provoca uma dilatação natural dos objetos, e com o combustível não é diferente. Sendo assim, com a temperatura mais amena do começo do dia, você terá um pouquinho a mais de produto no seu tanque.

É o próprio combustível dentro do tanque que arrefece a bomba elétrica de combustível. Por isso, evite andar com o tanque quase vazio, o que pode causar um superaquecimento nessa peça, que é vital para o funcionamento do veículo.

Veículos pintados na cor preta tendem a ser mais quentes do que os de cor clara, quando expostos ao sol. A explicação está na física: as cores escuras absorvem mais luz, acumulando maior energia proveniente da radiação solar. Nesse caso, a demanda pelo ar-condicionado do carro será maior e consequentemente o consumo também.

Quanto mais flexível é o monobloco (carroceria) de um veículo, maior é a sua capacidade de absorver a energia proveniente de uma colisão. Isso faz com que os ocupantes sintam menos o impacto, pois a energia é dissipada na própria carroceria.

De algumas décadas para cá, o peso dos carros foi atenuado por questões de segurança, já que menos massa, menor é a retenção de energia em um impacto. Os veículos de 50 anos atrás, tinham muito mais aço, eram mais pesados e mais robustos. Já os carros atuais, além de peças plásticas, são construídos com aços de vários tipos, mais resistentes apenas onde necessário.

Nos carros modernos os motores que antes eram longitudinais, passaram a ser transversais (perpendicular ao veículo) para um melhor aproveitamento de espaço na parte dianteira. Isso gerou também melhor distribuição de peso, maior estabilidade e possibilidade de designs frontais mais aerodinâmicos.

Muitos carros têm tanque de combustível em plástico, há vários motivos para isso: além de proporcionar mais leveza ao compartimento, é anticorrosivo, imune a rompimentos, ou geração de faísca, em caso de acidente.

Os faróis dos carros modernos proporcionam menos riscos de ferimentos em casos de atropelamento. Isso porque o vidro deu lugar ao policarbonato, material que evita cortes e lesões sérias nesse tipo de acidente.

O “pneu quadrado” é quando um carro fica parado por muito tempo no mesmo lugar. Devido ao peso o pneu pode ficar deformado. Nessas situações de hibernação, o ideal é movimentar o veículo a cada 15 dias para que a área de contato do pneu com o chão mude de posição.

O melhor horário para calibrar os pneus é de manhã, antes da dilatação do ar que há dentro dele. Pneus calibrados, se possível uma vez por semana, tornam o carro mais equilibrado e diminui o consumo de combustível.

Tenha sempre a certeza de que a bateria do seu veículo está funcionando corretamente. Pois ela é importante já na primeira partida da manhã. A grande maioria das baterias comercializadas atualmente não exigem a adição da água, e requerem pouca manutenção.

E a sigla TWI? Já ouviu falar nela? Essas três letras se referem a Tread Wear Indicator, ou melhor, indicador de desgaste do pneu. O TWI fica estampado nos ombros do pneu e demarca onde estão localizados os ressaltos de borracha que ficam nos sulcos da banda de rodagem. Com 1,6 mm de altura, esses ressaltos, quando atingidos, indicam a hora da substituição. Ou seja, nesse ponto de desgaste, seu carro não vence mais as lâminas d’água, podendo aquaplanar, além do que não passa pela inspeção policial, ou do órgão de trânsito.

Ao abastecer, não tente encher o tanque até a boca. Abastecendo acima do limite, que é marcado pelo clique da bomba do posto, você danifica o cânister, um filtro de carvão ativado cujo objetivo é absorver os vapores de combustível formados no tanque, os devolvendo ao motor do veículo.

Uma vez por semana, antes de usar o carro pela primeira vez no dia e sobre um piso nivelado, retire e limpe a vareta do óleo para que seja possível medir o nível corretamente. Isso pode ser feito com o uso de um pano ou papel.

O fluido de freio precisa ser trocado a cada 2 anos, ou de acordo com o tempo recomendado pela fabricante. Ele tem a capacidade de absorver a água que pode evaporar devido o calor dos freios, formando um vapor altamente prejudicial ao sistema e os mecanismos de frenagem.

A correia dentada precisa ser substituída por um mecânico de confiança. os prazos de troca dependem de cada modelo, em alguns veículos é preciso trocá-las com 30 mil km, em outros apenas com 50 mil km.

Verifique a água do radiador uma vez por semana, também em um piso nivelado e com o motor do veículo frio. É importante que o nível da água esteja entre o “Mín” e “Máx” indicados no reservatório.

Os filtros de ar devem ser limpos com ar comprimido a cada 7 mil km rodados, e trocados quando não estiverem mais promovendo uma boa vazão do ar no motor. Já os de combustível são normalmente trocados a cada 10 mil km.

Fazer o alinhamento e balanceamento do carro é fundamental para manter os pneus e outros componentes da suspensão com uma vida útil maior.

Apesar de parecer bobagem, a manutenção das palhetas do para-brisa e do vidro traseiro são fundamentais. Em climas mais quentes, elas costumam ressecar, e quando as chuvas chegam, as palhetas simplesmente não funcionam com perfeição.

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  • Gostaram?
  • Viram que não é apenas dar a partida e sair com o carro?
  • Cuide melhor dele, você nunca sabe quando ele vai te deixar na mão.
  • A manutenção preventiva custa imensamente menos que a corretiva.

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Mais uma do

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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20/junho/2022

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