.

O MP Lafer é um automóvel que foi produzido pela Lafer entre 1974 e 1990. Mesmo apresentando pouca potência e aerodinâmica nada satisfatória, se tornou um ícone na sua época.

O MP foi criado por Percival Lafer, dono de uma fábrica de móveis de nome Lafer, lançado no período que as importações de automóveis eram proibidas no Brasil, o que contribuiu para o sucesso do carro.

MG TD 1952

O MP Lafer é uma réplica bastante fiel do clássico inglês MG TD de 1952, com mecânica da Volkswagen e motor Boxer de quatro cilindros traseiro refrigerado a ar.

Nos primeiros exemplares produzidos em 1974, foi utilizado o motor VW 1500cc, substituído pelo VW 1600cc cerca de seis meses depois. Em 1976 já tinham 600 unidades vendidas e em 1980 foram mais 600 unidades.

O ator Roger Moore no filme 007 Contra o Foguete da Morte (1979) filmado no Brasil, com o MP Lafer

O carro pesa apenas 1.080 kg e a carroceria é feita de fibra de vidro e resina de poliéster, dividida em duas partes e laminada para dar maior resistência ao conjunto. O carro tem a frente muito longa, onde é o porta malas. Já na parte traseira fica o motor e os 2 ocupantes, tornando instável devido a distribuição do peso.

O painel é revestido em madeira igual ao carro que o originou, equipado com medidor de combustível, temperatura, relógio (opcional), indicador de pressão do óleo, voltímetro, velocímetro e conta-giros com mostradores maiores.

TI

Em 1978 uma nova versão, a TI, com design bem modificado e suspensão mais baixa.
No final de 1983 o modelo TI, passou por mais uma atualização de estilo ficando totalmente diferente do MG, o qual foi inspirado.

MP Lafer TX 1986

Em 1986, buscando recuperar o interesse dos consumidores pelos seus carros, tornando-os verdadeiramente esportivos, a Lafer preparou um protótipo com motor dianteiro baseado nos antigos MG. O carro foi apresentado no XIV Salão do Automóvel com o nome MP-TX.

1987

Em 1990, a produção foi interrompida, neste período foram construídos cerca de 4.300 automóveis, mais de mil exportados para dezenas de países. Os moldes das carrocerias de fibra de vidro do MP foram enterrados no terreno da antiga fábrica em São Bernardo do Campo/SP.

A Lafer também se aventurou na produção do modelo Lafer LL (Lafer Luxo) a partir de 1976, um carro inspirado no Mercedes-Benz SLC. O projeto ficou a cargo do Engenheiro Rigoberto Soler. O novo carro foi equipado com motor Chevrolet 4100 e seria o divisor de águas da Lafer. Infelizmente o projeto foi engavetado com apenas sete protótipos construídos até 1979. Temos a informação que cinco destes carros estão em poder de colecionadores.

.

Mais uma do Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

.

11/setembro/2022

.

Comments

  1. Olá
    Tudo bem

    Achei bem bacana a matéria,e aproveito o espaço para dividir uma informação, se conhece algum entusiasta no modelo , conheci a alguns anos atrás, um senhor que tem uma réplica do MP para montar, em cima de um chassi próprio, motor 1700, com material de propaganda da época, nota fiscal do kit e tudo mais.
    Ele sempre achava que um dia iria montar, depois com o passar dos anos, pensava em vender,e por fim, continua encostado até um tempo atrás.
    Se aparecer alguém a procura, posso tentar ver se está disponível ainda.

    Muito obrigado e parabéns pelo artigo do MP e dos demais também.
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *