.

O motor do Pontiac Chieftain 1958, 40 anos abandonado ainda funciona forte.

Um dos modelos de menor tempo de produção da Pontiac foi o Chieftain, com apenas três gerações, de 1949 a 1958. Mesmo ofuscado por seus concorrentes, como o Chevrolet Tri-Five, em meados da década de 1950, ainda é um clássico bastante procurado hoje. Como resultado, um número crescente de pessoas os está salvando de apodrecer em celeiros e ferros-velhos.

Pontiac Chieftain 1958

OBS: Tri-Five refere-se aos automóveis Chevrolet de 1955, 1956 e 1957, em particular o 150, 210 e os Bel Air e Nomad.

Bel Air 1957, 1955 e 1956 (na sequência)

Um dos afortunados é este veículo de quatro portas. O modelo de terceira geração tem algumas conquistas impressionantes., ele tinha o maior V8 dos modelos Chieftain e também é o mais raro do lote, foi produzido apenas para um ano modelo. O modelo de segunda geração é mais desejável, por ter sido construído na mesma plataforma que o Bel Air. 

Este sedã foi abandonado no início dos anos 1980 e ficou esquecido por cerca de 40 anos. Tempo suficiente para um automóvel antigo se degradar em uma enorme pilha de lixo, mas, surpreendentemente, o Chieftain resistiu muito bem.

Embora haja muitos buracos de ferrugem na superfície do corpo, não há muitos deles perto dos arcos das rodas e saias laterais. É um candidato muito bom para ser transformado em um Rat Hot. Por outro lado, o interior está em mau estado. O forro do teto se transformou em tiras de tecido que ficam penduradas nas laterais, enquanto o estofamento precisa ser substituído.

E o motor? Ele ainda possui as capacidades necessárias para mover este grande veículo de quatro portas? Bem, acho que isso diz tudo: os homens que compraram essa joia encontraram evidências de um ninho de ratos.

A boa notícia é que os ratos não roeram os fios, então ainda havia otimismo de que o V8 poderia funcionar sem exigir reparos extensivos. Se você não estiver familiarizado, todo Chieftain de terceira geração tinha um motor V8 de 370 polegadas cúbicas (6,1 litros).

.

Foi um desenvolvimento do motor de 346 polegadas cúbicas (5,7 litros) de 1957 e, dependendo da configuração do carburador, produzia 240 ou 270 cavalos de potência. Tanto a transmissão automática Super Hydra-Matic quanto a manual de três velocidades estavam disponíveis. Realmente não importa quanta potência este V8 produz, o importante é vê-lo andando por aí.

.

Mais uma do Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

15/11/2022

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *