.
A indústria automotiva mundial diariamente nos apresenta novas tecnologias e projetam um futuro próximo com recursos que não imaginávamos a 20 ou 30 anos atrás. Onde quero chegar? – Relatar sobre visionários que viveram no início dos anos 1900, desenvolveram equipamentos e encontraram soluções, colocando-as sobre quatro rodas e batizando com o nome de “automóvel”. Muitas dessas descobertas incríveis perduraram e ainda são usadas nos dias de hoje. Vamos conhecer mais uma marca de automóveis que muito contribuiu para este desenvolvimento e para muitos de nós é totalmente desconhecida. Com vocês a “PEERLESS”
Conhecida por desenvolver automóveis de luxo e alta qualidade, a americana Peerless Motor Car Company produziu a marca Peerless em Cleveland , Ohio, de 1900 a 1931.
.
1902
Fundada em 1900 a Peerless Motors começou a fabricar automóveis usando motores franceses da De Dion-Bouton. Os primeiros veículos da marca Peerless apareceram em 1902 com motor dianteiro e tração traseira.
Peerless popularizou uma série de inovações em veículos que mais tarde se tornaram equipamentos padrão, incluindo freios a tambor e os primeiros carros de carroceria fechada.
Em 1904, O engenheiro Louis P. Mooers projetou o carro de corrida Green Dragon e contratou Barney Oldfield para dirigi-lo. O Green Dragon trouxe reconhecimento e sucesso para Peerless, já que Oldfield o usou para estabelecer vários recordes mundiais de velocidade de automóveis.
.
Em 1905, o Green Dragon de 35 cavalos (26 kW) competiu na primeira corrida do mundo de resistência de 24 horas, em Columbus, Ohio . Pilotado por Earnest Bollinger, Aurther Feasel e brevemente por Barney Oldfield, o Peerless liderou a corrida na primeira hora antes de bater em uma cerca, terminando posteriormente em 3º lugar.
1907
De 1905 a 1907 Peerless experimentou uma rápida expansão em tamanho e volume de produção. Enquanto os automóveis Peerless cresciam em fama, a empresa passou a produzir modelos cada vez mais caros, com foco no luxo. Em 1911 a Peerless foi uma das primeiras montadoras a introduzir iluminação elétrica em seus veículos e a partida elétrica foi adicionada em 1913.
Em 1915, a empresa lançou seu primeiro motor V8, com a intenção de competir com o Cadillac V8 lançado um ano antes. Este modelo tornou-se o veículo de produção básico da Peerless até 1925.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Peerless fabricou chassis de veículos militares e caminhões. Um desses veículos, o carro blindado Peerless, foi fabricado para a Grã-Bretanha em parceria com a Austin Motor Company, sendo o fabricante da carroceria blindada e a Peerless fabricou o chassi.
1930
Em 1929 toda gama Peerless foi redesenhada para competir com outros veículos produzidos por Stutz e Marmon . Este movimento aumentou as vendas; em 1930 outra atualização de design foi realizada. O motor V8 projetado pela Peerless foi substituído por um Continental 8, para redução de custos. No entanto, a Grande Depressão que começou em 1929 reduziu muito as vendas de automóveis de luxo. A Peerless diminuiu sua produção, focando em uma linha de veículos para americanos ricos que não foram afetados pela depressão.
V16 – 1931 (protótipo)
Em 1930/31 a Peerless contratou a Murphy Body Works para projetar o que seria seu modelo de 1933. A tarefa foi atribuída ao jovem Frank Hershey, que produziu um veículo notavelmente limpo e elegante. Um único Peerless 1931 com motor V16 foi concluído em junho do mesmo ano, o último projeto da Peerless.
Peerless permaneceu com um negócio ocioso até o fim da Lei Seca em 1933, sendo a fabricação de álcool. A Peerless então renovou sua fábrica e ganhou licença para fabricar cerveja das marcas Carling Black Label e Red Cap da Brewing Corporation of Canada .
O único protótipo V16 permaneceu na fábrica Peerless até o final da Segunda Guerra Mundial e agora é propriedade do Crawford Auto-Aviation Museum.
.
Automóveis Peerless são considerados carros clássicos pelo Classic Car Club of America (CCCA) – confira a lista:
Series 6-70 – 1925
.
Séries 6-90 – 1926/1928
.
Model 8-125 – 1929
.
Custom 8 – 1920/1931
.
Deluxe Custom – 1932
.
Fábrica da Peerless Motor Company por volta de 1910
.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
Revisão de
Jaderson Gomes
.
.
26/abril/2023