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O Hupmobile foi um automóvel produzido nos Estados Unidos entre 1909 e 1941 pela Hupp Motor Car Company de Detroit.
Em 1909, Bobby Hupp fundou a Hupp Motor Car Company, com Charles Hastings, ex-Oldsmobile, juntando a eles os investidores J. Walter Drake, Joseph Drake, John Baker e Edwin Denby.
Durante o salão do automóvel de 1909 Hupp Motors apurou U$ 25.000 em adiantamentos para começar a fabricação do Hupp Model 20. Os primeiros carros foram construídos em um pequeno prédio na Bellevue Avenue em Detroit, Michigan. A empresa imediatamente superou esse espaço e iniciou a construção de uma fábrica a alguns quarteirões de distância, próximo à antiga fábrica da Oldsmobile.
Foram produzidos 500 veículos até o final de 1909 e em 1910 a produção aumentou para mais de 5.000 unidades.
Em 1911, Hupp tornou-se uma das duas montadoras pioneiras no uso de carrocerias totalmente em aço, juntando-se à BSA no Reino Unido.
A Hale & Kilburn, da Filadélfia, foi pioneira na substituição de ferro fundido por aço prensado em muitas peças para o interior de vagões ferroviários. Em 1911 ela foi contratada para fazer uma carroceria toda em aço para o Hupp 32. Eles criaram um sistema em que as numerosas estampagens de aço da carroceria eram soldadas à mão e sustentadas por cantoneiras de suporte de ferro que mantinham os subconjuntos soldados unidos. As carrocerias desmontadas foram enviadas por trem para Detroit, onde foram montadas, pintadas e aparadas na fábrica da Hupmobile. Tanto o carro de turismo quanto o cupê foram feitos por esse processo e até uma limusine Hupmobile.
Foram muitas desavenças entre os responsáveis dela Hupp, até o seu fundador Bobby Hupp em 1913 abandonou a empresa. Nada disso abalou o desempenho da montadora, que já havia construído uma nova fábrica em Mt. Elliott e Milwaukee em um terreno de 7 acres.
Em 1913, Frank E. Watts foi contratado como designer. A Hupp Motor Car Company continuou a crescer, mesmo depois que seu fundador saiu. Hupp competiu fortemente contra Ford e Chevrolet . DuBois Young tornou-se presidente da empresa em 1924, em 1928, as vendas atingiram mais de 65.000 unidades.
Uma estratégia para tornar o Hupmobile um carro maior e mais caro começou com a introdução em 1925 de um modelo de 8 cilindros, seguido pela eliminação do Hupmobile de 4 cilindros, que eram produzidos desde 1909.
Já em outra fase, quando as vendas ficaram em baixa, a Hupp partiu para a busca de um mercado mais lucrativo, ignorando sua clientela estabelecida, erro cometido por muitas montadoras na época, a Hupp começou a oferecer modelos diferentes montados em pequenas quantidades para não aumentar seus gastos em peças e mão de obra.
O Hupp Comet Indy Car, foi o único Hupmobile a correr na Indy, construído pelo piloto Russell Snowberger para enfrentar o Brickyard em 1932.
1934 viu a introdução de um novo estilo impressionante chamado de “Aerodinâmico”, bem como a série 417-W de preço mais baixo usando carrocerias Ford levemente modificadas.
Uma nova linha de carros de seis e oito cilindros foi lançada na tentativa desesperada de salvar a marca, nessa época Hupp tinha muito poucos revendedores e as vendas eram decepcionantemente baixas. Em fevereiro de 1938, a Hupmobile adquiriu as matrizes de produção do Cord 810 projetado por Gordon Buehrig, pagando US$ 900.000 pelo ferramental. A Hupmobile esperava que usando o impressionante design Cord em um carro convencional de preço mais baixo, chamado Skylark , devolveria a saúde financeira da empresa. Pedidos entusiasmados chegaram aos milhares, mas atrasos na produção prejudicaram o atendimento ao cliente.
Na falta de instalações de produção adequadas, a Hupmobile fez parceria para compartilhar as matrizes Cord com a Graham-Paige Motor Co., que também estava em dificuldades. Hupmobile e Graham venderam modelos semelhantes, todos construídos nas instalações da Graham-Paige. Enquanto cada marca usava seu próprio trem de força, a edição Graham, chamada de Hollywood, diferia do Skylark em alguns pequenos detalhes.
Em 1939 as entregas do Hupmobile Skylark finalmente começaram. Infelizmente, levou muito tempo para produzir e a maioria dos pedidos foram canceladas e apenas 319 Skylarks foram produzidos até 1941 quando a produção foi encerrada.
A grade do Skylark mais tarde inspirou as grades usadas nos modelos Lincoln Continental na década de 1940. A Buick adotou o nome Skylark para seus modelos 1953; 1961 a 1973 e 1975 a 1998; depois em um modelo compacto de 1975 a 1998.
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Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
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Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
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07/agosto/2023
Graaaannnde Vinicius. Mais uma vez nos premia com uma bela reportagem histórica. Excelente matéria para quem como eu tem paixão pelos carros pre-guerra. Parabéns. Receba meu abraço.
A gente fica contente com essas curiosidades antigas. Parabéns, mais uma que aprendi com você…