.

O Chevrolet Deluxe foi uma linha de automóveis produzidos pela Chevrolet entre 1941 e 1952; líder de vendas durante a década de 1940.

DeLuxe 1941 – 4 portas

Lançado inicialmente um sedã de 4 portas, na sequencia veio um fastback “aerosedan” de 2 portas e outros estilos de carroceria.

DeLuxe 1941 – 2 portas

O DeLuxe 1941 foi a primeira geração que não compartilhou aparência comum com os caminhões Chevrolet. Apenas o Chevrolet AK Series compartilhou componentes internos com o DeLuxe.

Chevrolet AK Series

O DeLuxe foi um divisor de águas dos carros produzidos pela GM, ele deu início aos veículos com as dimensões de largura da carroceria aumentada para acomodar três passageiros no banco dianteiro e três passageiros no banco traseiro. Isto foi possível com a eliminação do estribo lateral, adicionando assim espaço dentro do habitáculo.

A série DeLuxe original durou de 1941 a 1948; um novo estilo de carroceria foi introduzido em 1949, que durou até 1952.

DeLuxe 1949

Durante os anos do pós-guerra e continuando até o início dos anos 1950, a linha Deluxe foi a líder de vendas da Chevrolet, oferecendo um equilíbrio de estilo.

.

DeLuxe Conversível 1952

.

Capota rígida Sport Coupe (a partir de 1950)

.

Sedã de duas portas

.

Sedã de quatro portas

.

Perua de quatro portas

.

Conhecendo o DeLuxe

Os primeiros DeLuxe produzidos, vinham equipados com motor 6 cilindros “Victory Six” em linha de 3.540cc com 85 cavalos de potência a 3300 rpm; em 1947 aumentou para 90 cavalos. A transmissão era manual sincronizada de 3 velocidades.

O pára-brisa até 1948 era um vidro plano dividido; de 1949 a 1952 passou a ser um vidro curvo dividido em duas metades.

O exterior apresentava curvas suaves com acabamentos cromados e inoxidáveis. O para-choque traseiro tinha um protetor central opcional que precisava ser retirado para que a tampa do porta-malas pudesse ser levantada. Os pára-choques dianteiro e traseiro tinham “pontas” cromadas opcionais, um item de vestimenta que era parafusado nas extremidades do pára-choque original.

.

Em 1949, o primeiro ano do novo design do DeLuxe no pós-guerra, a grade incorporava cinco “dentes” e tinha luzes de estacionamento redondas no centro da grade, de cada lado. Em 1950, a grade era a mesma do ano anterior, mas perdeu os cinco dentes. Em 1951, a grade mudou, com as luzes laterais deslocadas para os cantos inferiores, e em 1952, último ano desse estilo, os dentes voltaram e as luzes laterais ficaram maiores.

.

Em 1941 o Master Deluxe Series AG e o Special Deluxe Series AH atualizaram o estilo, comparado ao de 1940, com nova grade, nova suspensão, novas curvas e o farol montado nos para-lamas, além de eliminar os estribos laterais, e também a introdução do Special Deluxe Sedã Fleetline. O Special tinha tecido melhor que o Master, além de apoios de braços nas portas.

.

Os modelos de 1942 tiveram a melhoria mais notável com a capacidade de acomodar seis passageiros em estilos de carroceria sedan, que foi compartilhada com todos os produtos GM durante este ano modelo. Para o ano modelo de 1946, os nomes foram alterados para Stylemaster e Fleetmaster.

.

Em 1949 todos os Chevrolet’s receberam o primeiro novo estilo após a guerra, o Deluxe era o topo de linha da marca.

DeLuxe 1949

Muitas coisas mudaram a partir de 1950, começando com um luxuoso cupê com capota rígida, chamado Bel Air. O novo Bel Air vinha com acabamento em vinil de couro granulado, disponível em várias combinações de dois tons e de pintura da carroceria também em dois tons. A outra mudança foi a disponibilização do Powerglide, câmbio automático de duas marchas, exclusivo nos modelos Deluxe e Bel Air, movido por um motor de seis cilindros de 235 polegadas cúbicas, desenvolvendo 105 cavalos de potência.

O DeLuxe pelo mundo

Austrália
A montagem australiana foi realizada pela subsidiária da General Motors, a Holden’s Ltd. Era o sedã de quatro portas com acabamento especial, bem como uma variante utilitária com carroceria do cupê de duas portas projetada apenas para a Austrália.

Índia
O Deluxe também foi produzido na Índia pela Hindustan Motors até 1956.

Nova Zelândia
A montagem na Nova Zelândia foi realizada pela General Motors Nova Zelândia a partir de 1947 na fábrica da GM Nova Zelândia em Petone, Wellington, a partir de kits Semi-Knock down importados da GM do Canadá. Sendo um país da Commonwealth, as taxas tarifárias eram mais favoráveis ​​para a Austrália e a Nova Zelândia importar kits SKD do Canadá do que dos Estados Unidos. Todos os modelos foram montados com volante à direita.

O Tuning ficou muito legal nesses carros

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

15/AGOSTO/2024

Comments

    1. Vinicius, espetacular a sua matéria sobre a evolução dos vários modelos, nos forneceu detalhes importantes aos amantes da marca. Fiquei surpreso em ver o meu Belair 51 fazendo parte desse artigo, bela foto. Parabéns por mais essa postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *