Rebaixar a suspensão de um carro é reduzir a distância entre o eixo do veículo e o solo. Este tipo de modificação é popular em alguns estilos de personalização, como, Lowrider, Stance e Tuning, tornando-o mais belo e uma satisfação ao dono em desfilar com ele.  

Para melhor entendermos, a suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia do solo, uma lombada por exemplo, à capacidade de aderência do veículo; é feito pelo conjunto de mola e amortecedor. A suspensão pode ser considerada como um filtro mecânico, por isso, carros usados fora de estrada e urbanos possuem características distintas quanto ao desempenho.

Tipos de suspensão, considerando a visão por trás do carro.

A suspensão é um sistema presente em todos os veículos, ela absorve as irregularidades do terreno e mantem todas as rodas no chão pelo máximo tempo possível; também é responsável pela estabilidade do automóvel.

Suspensão

Suspensão independente é aquela que cada um dos lados está ligado às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta. Já na suspensão rígida, também chamado de ponte ou eixo rígido, as rodas estão ligadas diretamente por meio de um eixo. Se uma das rodas se deslocar devido a um desnivelamento, a roda oposta também irá se deslocar. A suspensão independente é mais frágil que a rígida e exige cuidados especiais dependendo do veículo ao qual será utilizada.

Agora vamos conhecer os estilos de carros rebaixados

Stance

Um estilo de personalização que busca uma estética mais baixa e agressiva, com suspensão rebaixada, pneus largos, e cambagem negativa. O objetivo principal é a estética, embora alguns carros com Stance também tenham modificações para melhorar a dirigibilidade. 

Lowrider

São os carros com o sistema de suspensão modificado e que anda tão junto ao chão quanto em posições alternadas, podendo ser modificadas mesmo durante o trajeto. Os veículos são capazes de executar manobras radicais como saltos, conforme falamos andar em 3 rodas conhecido como Three Wheel Motion, e até balançar no compasso da música,  Atualmente se usa mais a suspensão hidráulica, também os mais saudosistas apenas retiram as molas da suspensão. A cultura Lowrider surgiu nas periferias dos Estados Unidos, na divisa com o México.

Tuning 

O nome vem do ingles: “otimização”, “personalização” ou car tuning otimização/personalização de carro. É um passatempo que consiste em alterar as características de um automóvel a um nível de personalização extrema, transferindo ao automóvel um pouco da personalidade do dono; muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se a arte de personalizar e equipar o carro com mais performance, segurança, beleza, tornando-o um modelo único com equipamentos exclusivos, sendo aplicável a todos os componentes do automóvel como: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio. Há quem gaste um valor acima do preço do carro em peças e acessórios. 

Vip Style

Há também outros estilos que utilizam suspensão rebaixada, como o Vip Style, que é caracterizado por carros com suspensão a ar ou de rosca, rodas grandes e bordas largas. 

Rebaixamento: A suspensão rebaixada é obtida através de diversas técnicas, como a substituição das molas originais por molas mais curtas, a utilização de suspensões de ar que podem ajustar a altura do carro, ou a instalação de sistemas de suspensão de rosca que permitem uma regulagem precisa. 

Super Turismo

Normalmente estas alterações inspiram-se em competições automobilísticas, como: Super Turismo Europeu e Stock car, trazendo mais personalidade aos carros e um grande orgulho aos seus proprietários que adoram desfilar e exibir sua obra de arte. O filme “Velozes e Furiosos”, desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.

Atualmente é possível legalizar um carro rebaixado no Brasil; para isso é necessário solicitar autorização ao Detran, realizar a modificação em uma oficina credenciada pelo Inmetro, passar por uma vistoria de segurança veicular, e finalmente solicitar a atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV). 

Fonte: sites relacionados/Fotos meramente ilustrativas

Matéria de Marcus Vinicius

Revisão de Jaderson Gomes

.

.

.

.

20/05/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *